18 de junho de 2023

Ital sedia evento mundial sobre inovação em alimentos

Unindo instituições de pesquisa, ambientes de Inovação e startups, o encontro exaltou Campinas como a “capital do food tech” do país

 O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, sediou, nos dias 13 e 14 de junho, o IV International FoodTech Forum. Promovido pelo FoodTech Hub Latam e situado entre os maiores eventos da América Latina voltados à inovação na área de alimentos, o Fórum reuniu instituições de pesquisa, grandes empresas de alimentos e startups voltadas aos desafios futuros da alimentação mundial. Formas sustentáveis e regenerativas de cultivo, tecnologia, segurança alimentar, bem como outros temas que contemplam a complexa cadeia de produção de alimentos no Brasil, estiveram entre os assuntos discutidos. Paralelamente, aconteceu a IV FoodTech Expo, exposição de ideias e startups disruptivas que buscam seguir transformando o setor no país.

 Conforme exposto na abertura pelo CEO do FoodTech Hub Latam, Paulo Silveira, com uma indústria de alimentos que historicamente responde por 10% do PIB, o Brasil tem lugar de destaque não apenas no evento, mas nos debates sobre o tema a nível global. Assim, o Ital, em Campinas, não foi escolhido por acaso para receber o encontro. No Instituto vem sendo construído o Tropical Food Innovation Lab, centro de inovação de excelência na América Latina que vai desenvolver produtos sustentáveis em alimentos e bebidas de forma colaborativa. 

Instituições de pesquisa: peça fundamental para impulsionar área de alimentos
A diretora-geral do Ital, Eloísa Garcia, foi moderadora do painel “Qual o papel das universidades e institutos na transformação da indústria de alimentos?”, que contou também com as falas do diretor da Universidade de Nanyang/Cingapura, Willian Cheng, do reitor da Unicamp, Antonio Meirelles, e de Daniel Bernardon, pró-reitor de Inovação e Empreendedorismo da UFSM. As apresentações deixaram clara a posição crucial que as instituições de pesquisa têm na promoção da inovação e na elaboração de soluções para atender às demandas da sociedade no que diz respeito à alimentação – assim como em diversas outras áreas onde a demanda por soluções tecnológicas é constante. São, portanto, peça fundamental nos ecossistemas de Inovação no mundo todo.

As falas estiveram em consonância com o exposto por Eloísa já na abertura do evento. “O Ital, que completa 60 anos em 2023, foi a primeira instituição de pesquisa do Brasil criada para desenvolver e transferir tecnologia e conhecimento na área de alimentos”, lembrou a diretora. De acordo com ela, o Instituto está em constante transformação, acompanhando o desenvolvimento da indústria de alimentos no país ao longo das décadas. Eloísa citou algumas das iniciativas inovadoras das quais o Ital faz parte e que têm ampliado o relacionamento do Instituto com o setor privado na busca por resolução de problemas. Dentre elas, estão a Plataforma de Inovação Tecnológica (PITec), a Plataforma Biotecnológica Integrada de Ingredientes Saudáveis (PBIS), o Centro de Ciência para o Desenvolvimento (CCD Circula), além do próprio Tropical Food Innovation Lab, onde vão interagir academia, empresas, startups e instituições do Brasil e do exterior. “Tenho certeza de que estaremos fazendo história”, concluiu a diretora.

O IV International FoodTech Forum e a IV FoodTEch Expo contaram com a participação de representantes de alguns dos principais ecossistemas de inovação do mundo, como os europeus EIT Food e Ecosystem Navigators, e The Kitchen Hub, de Israel. Também estiveram presentes a Oficial de Segurança Alimentar da FAO, Masami Takeuchi, e a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, além de membros destacados de grandes empresas. Da abertura oficial, participaram, ainda, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, e a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi.

 

 

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.