27 de março de 2024

ITAL promove Congresso Internacional sobre produção de queijos

Evento é uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), e Universidade Federal Fluminense (UFF), e conta com especialistas reconhecidos do Brasil e exterior

Até 2030, cada pessoa no mundo deve consumir 6,5 kg de queijo por ano, uma importante fonte de nutrientes e renda para milhões de famílias. Esse é o cenário desenhado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), para um dos produtos à base de leite mais populares do mundo. E que inspirou a primeira edição do ‘Congresso Internacional de Queijos: Segurança e Inovação’, que começou ontem, dia 26 de março, e termina nesta quarta-feira, dia 27, em Campinas (SP), no auditório do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL – APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O evento contou com a participação de palestrantes de relevância ligados à instituições de ensino e pesquisa brasileiras, argentina, uruguaia e holandesa, que abordaram temas ligados a saúde, segurança e inovação na produção queijeira: nutrição, saúde, gordura, prebióticos, novas tecnologias, queijos autorais e segurança microbiológica. E ainda apresentou trabalhos científicos de profissionais das indústrias de alimentos e laticínios, técnicos, professores e estudantes ligados ao tema e demais interessados.

A coordenação coube ao Centro de Tecnologia de Laticínios e Bactérias Lácticas (Tecnolat) do Ital, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Que trouxeram a Campinas grandes profissionais de empresas e instituições de todo o país, como Múcio Furtado, autor de vários livros sobre o tema e jurado por quatro vezes do World Championship Cheese Contest. Ele tratou dos defeitos recorrentes na produção dos queijos. Do exterior, vieram os professores Gabriel Vinderola, da Universidad Nacional del Litoral e do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Argentina); Anna Flávia da Silva, da Van Hall Larenstein University of Applied Sciences (Holanda), além de Adriana Gambaro, da Universidad de la República (Uruguai).

O ITAL ainda vai promover durante o ano 38 capacitações presenciais, híbridas e on-line no calendário de eventos do Ital. Além do Congresso Internacional de Queijos, o Tecnolat vai realizar em setembro curso on-line de fabricação de iogurtes e bebida lácteas fermentadas, com conteúdo teórico e prático.

 

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.