Intensificação de Pastagens Scot Consultoria: nutrição avança com alternativas

Compartilhe:

Mais de quinhentos profissionais, executivos e produtores rurais de quase duzentos municípios brasileiros participam do Encontro de Intensificação de Pastagens realizado pela Scot Consultoria em Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo. Dois dias de palestras e debates sobre pastagens, suplementação mineral, DDG e DDGS, soja, milho, soja, algodão, integração lavoura – pecuária e floresta, aditivos e vários outros ingredientes das dietas ofertadas ao rebanho de corte e leite do Brasil. Além de mercado nacional e internacional, preços da arroba, concorrência e novas tecnologias.

O primeiro dia está focando na suplementação como estratégia para potencializar ganhos. Destaques para Felipe Fabbri (Scot Consultoria), com o ‘Dossiê dos Grãos’, conectando milho, soja e boi às decisões nutricionais. Adilson Aguiar (Consupec) falando sobre a ótica econômica, analisando como equilibrar desempenho individual e produtividade por área. Diogo Fleury (ESALQ) apresentando um comparativo entre os modelos australiano e brasileiro de produção de bovinos. Desafios e oportunidades globais com palestras de Juliana Pila e Alcides Torres (Scot Consultoria). Geraldo Martha (Embrapa), Francisco Castro (CNA) e Leonardo Alencar (XP Investimentos) antevendo o mercado internacional, a geopolítica e asexigências dos consumidores.

Amanhã, Pedro Gonçalves (Scot Consultoria) apresenta a evolução das pastagens no Brasil. Janaina Martuscello (UFSJ) aborda os pilares de formação do pasto e manejo do pastejo. Rubens Ribeiro (UFT) fala sobre adubação no capim-Mombaça. Igor Dias (Embrapa) trata dos níveis de degradação de pastagens abordando diferentes estratégias de custos e benefícios frente à produtividade. E Manoel M. Macedo (Embrapa Gado de Corte) apresenta critérios práticos para intensificação com retorno técnico e financeiro.

No período da tarde, um bloco repleto de casos de sucesso retratando os fundamentos da Integração Lavoura Pecuária Floresta. Iniciando com Lourival Vilela (Embrapa Cerrado) e os fundamentos da ILPF. O caso da Fazenda Santa Virgínia, com José e Anderson Zacarin. André Cervi (Agromantova) falando sobre diversificação de atividades e William Marchió (Rede ILPF) discutindo o uso técnico do conceito de agricultura regenerativa em sistemas integrados.

O encontro ainda traz debates com especialistas convidados, analisando visões complementares sobre os caminhos para uma pecuária mais rentável, sustentável e conectada às demandas do mercado global. Sem falar na música que embala os intervalos as atividades e o churrasco especial na primeira noite do evento.

 

 

plugins premium WordPress