16 de janeiro de 2022

Indigo nomeia CEO Latam, Dario Maffei, como Chief Business Officer

Maffei liderará as equipes comerciais da startup, globalmente, e terá o desafio de promover novas parcerias para soluções como Marketplace, Carbono e Biológicos.

A Indigo, startup de tecnologia que desenvolve soluções baseadas em inovação e sustentabilidade para o agro, anuncia nova posição global de Chief Business Officer (CBO), que será assumida por Dario Maffei, atual CEO Latam. Entre os desafios do executivo na nova posição estão liderar as equipes de campo em diversos países e desenvolver parcerias estratégicas com foco nas soluções Marketplace, Carbono e Biológicos. 

Maffei se reportará diretamente a Ronald Hovsepian, presidente e CEO global da Indigo, que durante o anúncio da movimentação na empresa destacou o trabalho realizado pelo CEO Latam. “Um veterano da indústria de comércio de grãos, Dario é reconhecido como um líder respeitado no agronegócio global. Ele traz um histórico impressionante como inovador em nosso setor”, disse Hovsepian no anúncio. 

Maffei ingressou na Indigo em 2019 como vice-presidente de hedge global e, em menos de um ano, foi promovido ao cargo de CEO Latam. Nessas funções, instituiu e otimizou estratégias que permitiram que os produtores no Brasil e na Argentina melhorassem a rentabilidade e produtividade de suas lavouras, levando a América Latina a representar 50% da receita total da Indigo com produtos biológicos. Além disso, Maffei estruturou o Indigo Ag Finance, fundo de operações de crédito por barter e conseguiu aportes superiores a R$ 400 milhões que foram direcionados para o financiamento de produtores rurais. 

“Ao longo da minha carreira, trabalhei para priorizar as necessidades do produtor e implementar mudanças significativas em todo o sistema. Na Indigo consegui me tornar um agente da transformação no agro, auxiliando na consolidação da empresa na América Latina, alcançando resultados consistentes que agora me levam a um novo desafio de ajudar a expandir a transformação do agro a nível global”, diz Maffei. 

Carreira dedicada ao agro
Antes de ingressar na Indigo, Maffei passou 16 anos na Cargill na América Latina e nos Estados Unidos. Como gerente comercial da América do Sul, foi encarregado de integrar diferentes aspectos do negócio na cadeia de abastecimento agrícola para agregar valor às operações dos produtores. Vários outros cargos de liderança nos departamentos de vendas e desenvolvimento de negócios da empresa deram a Maffei a experiência em diferentes regiões geográficas, incluindo Estados Unidos, Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Sua experiência nesta função e como CEO Latam da Indigo prova a capacidade de Maffei de identificar, desenvolver e executar oportunidades para melhorar a competitividade, aumentar as receitas e melhorar as ofertas de serviço ao cliente em todo o mundo.  Maffei é formado pela Universidade La Plata, na Argentina, em administração de empresas e pela Carlson School of Management em Minneapolis, Minnesota (EUA), onde concluiu um programa acelerador de estratégia e desenvolvimento de negócios. O anúncio sobre quem substituirá Maffei como CEO Latam será realizado em breve. 

Sobre a Indigo
A Indigo melhora a rentabilidade do produtor, a sustentabilidade ambiental e a saúde do consumidor por meio do uso de microbiologia natural e tecnologias digitais. As descobertas científicas e as plataformas digitais da empresa beneficiam dezenas de milhares de produtores em milhões de hectares. Trabalhando em toda a cadeia de abastecimento, a Indigo está promovendo sua missão de aproveitar o poder da natureza para ajudar os produtores a alimentar o planeta de forma sustentável. Em 2019, a Indigo promoveu o evento inaugural chamado Beneficial Ag entre stakeholders para cultivar uma comunidade crescente em torno da noção de que a agricultura pode ser mais benéfica para as pessoas e o planeta, que serviu para o lançamento do Indigo Carbon – um programa que incentiva produtores a adotarem práticas de agricultura regenerativa, permitindo removerem o dióxido de carbono da atmosfera, melhorarem a saúde do solo e serem remunerados pela venda de créditos de carbono. Classificada em primeiro lugar na lista Disruptor 50 da CNBC em 2019, a Indigo está sediada em Boston (Massachusetts, EUA), com escritórios adicionais em Memphis (Tennessee, EUA); Research Triangle Park (Carolina do Norte, EUA); América do Sul (Buenos Aires e São Paulo); e Basel (Suíça).   

Sobre a Indigo LATAM
A Indigo chegou na Argentina em 2017 e no Brasil em 2018. Em 2020, a empresa decidiu unificar as operações cujas geografias são aquelas onde a oferta biológica da empresa possuem a maior penetração de mercado. A Indigo LATAM representa cerca de 45% da receita total de produtos biológicos da empresa e seus produtos estão presentes em mais de 650 mil hectares espalhados pelos dois países. A principal solução da empresa, disponível em ambos os territórios, é o Indigo Ag Finance, uma ferramenta para simplificar o acesso ao crédito para o produtor rural, que o permite financiar suas sementes, biológicos e até o fertilizante, pagando apenas no prazo safra. O Indigo Ag Finance foi o primeiro produto estruturado e lançado fora da matriz nos Estados Unidos.   

  

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.