23 de abril de 2015

Inauguração da ampliação da Escola SENAI Shunji Nishimura de Pompeia conta  com a presença de Paulo Skaf

Na quinta-feira, 16, foi inaugurada a ampliação da Escola SENAI Shunji Nishimura, em Pompeia, que está em funcionamento desde 2009. A solenidade contou com a presença de várias autoridades da região e com o presidente da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, Paulo Skaf que também preside o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI-SP.

Além de oferecer a partir de agora também os cursos de metalmecânica e polímeros a unidade está implantando a primeira turma de ensino médio com a metodologia do SENAI de São Paulo, projeto piloto iniciado neste ano com 24 alunos.

A unidade é resultado da parceria iniciada em 2009 entre a Fundação Shunji Nishimura e o SENAI – SP que assumia a administração e operação da escola. O Senai em Pompeia passa a ter agora cerca de 7 mil metros quadrados onde estão instalados 11 laboratórios, 13 salas de aula, 8 oficinas e ginásio coberto com 2,1 mil metros quadrados.

De acordo com o SENAI os ambientes das novas instalações que somam R$ 8,8 milhões investidos contam com equipamentos de alta tecnologia e são projetados para oferecer capacitação profissional para jovens que buscam qualificação para o primeiro emprego. É voltada ainda para adultos interessados em obter qualificação básica, especialização técnica e atualização tecnológica nas áreas de mecânica, soldagem, polímeros, eletroeletrônica, metalmecânica, metalurgia, automação, gestão, logística e saúde e segurança no trabalho.

A escola prevê um total de 1,7 mil matrículas este ano e o índice de empregabilidade dos estudantes que se formam nos cursos de aprendizagem industrial é próximo de 100%.

Skaf destacou que a cidade de Pompeia é um referencial no desenvolvimento do país através dos investimentos em educação.

“O SENAI de Pompeia é uma escola sob medida para atender a demanda de profissionais capacitados para a nova realidade industrial”, comentou.

O presidente da FIESP e do SENAI enfatizou que a parceria entre o poder público e a iniciativa privada é fundamental e devido a competência dos que trabalham na Fundação Shunji Nishimura um sonho tornou-se uma realidade.

“Em meio a tantas más notícias no cenário político e econômico do país o SENAI e a Fundação Shunji Nishimura fazem a diferença inaugurando uma escola de primeiro mundo”, comemora Skaf.

Ele declarou que todas as vezes que vem a Pompeia sai revigorado, pois vê pessoas de bem que estão preocupadas com a formação do indivíduo. “A família Nishimura, que mantém a Fundação é uma referência a ser seguida no Brasil e exterior”, justifica.

Para o presidente da Fundação, Jiro Nishimura, a inauguração das novas instalações e todos os investimentos feitos na área da educação pela família se devem a benção de Deus na vida deles. “Tudo o que está acontecendo é providência divina e hoje temos a escola SENAI mais bonita do Brasil e que serve de exemplo de excelência educacional. Hoje estamos celebrando uma vitória para a educação brasileira”, comemora.

A Escola SENAI Shunji Nishimura conta com alunos que estarão disputando uma vaga na World Skill uma competição em nível mundial que neste ano será no Brasil. Realizada a cada dois anos, a WorldSkills Competition é a maior competição de educação profissional do mundo. Competidores de mais de 60 países simulam desafios das profissões que devem ser cumpridos dentro de padrões internacionais de qualidade.

“A qualidade do ensino é comprovado pelos destaques dos alunos nas Olimpíadas de Conhecimento e no World Skill. Nas ultimas olimpíadas não tem sido diferente. Os alunos do Senai  foram muito bem. Na última olimpíada uma equipe composta por alunos que hoje trabalham na Brudden, Jacto e Unipac se sagrou campeã nacional na modalidade manufatura integrada”, finalizou Jiro Nishimura.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.