17 de setembro de 2019

IFC: Abertura terá ex-diretor Geral da FAO, José Graziano

O International Fish Congress será realizado a partir de hoje em Foz do Iguaçu, PR, e vai reunir especialistas de 12 países para discutir a sustentabilidade da cadeia do pescado

A sustentabilidade e o futuro da cadeia do pescado estarão em debate de 17 a 19 de setembro no Maestra Convention em Foz do Iguaçu, no Paraná, durante o International Fish Congress & Fish Expo Brasil. O evento vai reunir conferencistas e participantes de 12 países da Europa, África, Ásia e Américas. A cerimônia de abertura nesta terça-feira, dia 17 de setembro, terá a Palestra Magna do ex-diretor da FAO (Fundação das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), José Graziano da Silva. Na ocasião, ele será apresentado como Embaixador Especial do Painel Global sobre Agricultura, Segurança Alimentar e Nutrição.

O Painel Global sobre Agricultura, Segurança Alimentar e Nutrição anunciou a nomeação do Professor José Graziano da Silva como Embaixador Especial. Enquanto passa seu cargo de Diretor Geral da FAO, Graziano continua a enriquecer seu legado como Embaixador Especial do Painel Global e com base na experiência em nutrição, segurança alimentar e questões agrícolas por mais de 30 anos.

“Ter um nome como José Graziano da Silva na palestra magna é uma honra. Como diretor Geral da FAO até agosto deste ano, fez avanços importantes para a sustentabilidade das cadeias de alimentos em todo o mundo e na erradicação da fome. Uma personalidade que vai trazer informações e projeções que o setor demanda. Além disso, ter um brasileiro à frente da FAO por quase uma década é um feito histórico, já que a entidade pauta e projeta os comportamentos da produção de alimentos no mundo”, declarou a diretora Executiva do IFC&FEB, Eliana Panty.

O professor Graziano da Silva é membro fundador do Painel Global desde a sua criação na Cúpula de Nutrição para o Crescimento de 2013, em Londres. Em uma declaração, ele disse: “No meu novo papel de embaixador especial, continuarei a contribuir para a erradicação da desnutrição e o desenvolvimento de sistemas alimentares sustentáveis que garantam dietas saudáveis para todos”.

Falando das realizações do professor Graziano, a diretora do Painel Global, professora Sandy Thomas, declarou: “Gostaria de expressar a imensa gratidão do Painel Global ao Professor Graziano por suas contribuições nos últimos cinco anos como membro fundador do Painel Global. Ele tem sido fundamental para mudar o discurso sobre dietas e sistemas alimentares e contribuir para o conjunto de evidências que convencem os formuladores de políticas a agir. Estamos honrados em tê-lo continuando seu legado com o Painel Global enquanto ele assume seu novo papel de embaixador especial”.

O foco principal do Painel Global para o próximo ano será sintetizar as evidências mais recentes e desenvolver novas recomendações sobre dietas e sistemas alimentares sustentáveis, em preparação para o lançamento do Foresight 2.0 em 2020.

Sobre o Painel Global sobre Agricultura e Sistemas Alimentares para Nutrição – O Painel Global sobre Agricultura e Sistemas Alimentares para Nutrição foi criado em agosto de 2013 na Cúpula de Nutrição para o Crescimento, em Londres. É financiado pelo Departamento de Desenvolvimento Internacional do Reino Unido. É composto por um grupo independente de especialistas e líderes que ocupam ou ocuparam altos cargos e que demonstram forte compromisso pessoal com a melhoria da nutrição.

O Painel é co-presidido por Sua Excelência John Kufuor, (ex-Presidente do Gana) e Sir John Beddington (ex-Conselheiro Científico Chefe do Governo do Reino Unido). O objetivo é fornecer orientação aos tomadores de decisão, particularmente governos, para informar e promover políticas agrícolas e alimentares e investimentos para melhorar a nutrição em países de baixa e média renda. Isso é feito por meio de resumos técnicos e de políticas baseados em evidências, Relatórios de Prospectiva e documentos regionais / de país, produzidos pelo Secretariado do Painel Global em Londres, membros do Painel e especialistas. Esses documentos contêm recomendações para possíveis intervenções políticas em nível nacional e regional.

Sobre Graziano da Silva – Desde 2006, o professor Graziano da Silva trabalha para a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), atuando como diretor geral desde 2012. Seus sucessos incluem o estabelecimento do programa Fome Zero – um modelo de desenvolvimento que visa erradicar a fome no Brasil. Em 2014, o Brasil foi removido do Mapa da Fome da FAO, em parte considerável como resultado de seus esforços.

Sobre o IFC – O Internacional Fish Congress, será realizado entre os dias 17 e 19 de setembro, no Maestra Grand Convention, no Recanto Cataratas Resort, em Foz do Iguaçu, no Paraná. O evento tem o apoio institucional do Sebrae e já conta com mais de 600 inscritos. Inscrições, com vagas limitadas, ainda podem ser realizadas via site do evento (https://ifc.quemvai.com.br/).

Com o tema “Das águas ao consumo”, o evento tem o apoio das principais entidades do setor Abipesca (Associação Brasileira da Indústria da Pesca), PeixeBR, Associação Brasileira da Piscicultura, Sindipi (Sindicado dos Armadores e Indústria da Pesca), Abrapes (Associação Brasileira de Fomento ao Pescado), ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), CNA/Senar e Abras (Associação Brasileira de Supermercadistas), ABCC (Associação Brasileira dos Criadores de Camarão), CONEPE e Aquabio.

As discussões têm o apoio da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) e MAPA, através da Secretaria da Aquicultura e Pesca. Entre os apoiadores estão ainda BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Fundação Terra, Governo do Estado do Paraná, Adapar, Emater, Sanepar, Copel e Agência de Fomento do Paraná. O evento tem ainda o apoio científico da Unila, Unioeste, UFFS, Univali, Instituto Federal Paraná – Campus Foz do Iguaçu e Copacol.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.