19 de junho de 2024

ICL coloca primeiros produtos biológicos no mercado

Voltados à Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN), os três produtos colocados à disposição do agricultor atuam por meio de inoculantes, com microrganismos favoráveis ao crescimento de plantas.

Menos de três meses após a aquisição da paranaense Nitro 1000, a ICL oferece ao campo seus primeiros produtos biológicos, ganhando escala na comercialização para o mercado B2C – a empresa adquirida atuava apenas no mercado B2B. Com uma unidade industrial em Cascavel (PR), que possui capacidade para produzir 4,5 milhões de litros aliada aos recursos de P&D, espera avançar no segmento de biológicos e ser a empresa de tecnologia com portfólio mais amplo do Brasil. “Com esses primeiros produtos, começamos a atender às diversas demandas dos produtores”, afirma Ithamar Prada, vice-presidente de Marketing & Inovação da ICL.

São três produtos, para a Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN), por meio de inoculantes à base de Bradyrhizobium japonicum, promotores de crescimento como o Azospirillum brasilense e Pseudomonas fluorescens para aumento na eficiência de utilização do fósforo. “Voltados principalmente às culturas de soja, milho, trigo e arroz, substituem ou otimizam o uso de fertilizantes, aumentando a rentabilidade e sustentabilidade na agricultura”, explica Prada. Eles chegam nas versões líquido e turfoso. O primeiro tem uma plasticidade maior de uso e as bactérias são estabilizadas nesse meio. Já o turfoso vem em meio sólido (bactérias são colocadas misturadas à turfa) e precisa de condições específicas de uso.

‌ ‍‍
Portfólio com versões líquido e turfoso

ActiBioX Azos – Líquido

  • Inoculante líquido para gramíneas, como milho, trigo e arroz.

Azospirillum brasilense – estirpes AbV5 e AbV6 é um gênero de bactérias promotoras do crescimento para cultura de gramíneas, como milho, trigo e arroz. Conhecidas por sua capacidade de promover o crescimento das raízes e a absorção de água e nutrientes essas bactérias estabelecem uma relação benéfica com as plantas, colonizando a rizosfera – a zona do solo ao redor das raízes, proporcionando um ambiente mais equilibrado e saudável.

Estudos recentes demonstram a capacidade dessas bactérias em fixar nitrogênio atmosférico em gramíneas, mas ainda de forma bem tímida quando comparado ao que é reportado para as bactérias do gênero Bradyrhizobium na cultura da soja. Isso é fundamental porque o nitrogênio é um componente essencial para a síntese de proteínas e outras moléculas importantes da planta.

Pesquisas conduzidas pela Embrapa Soja demonstram que a inoculação de bactérias Azospirillum brasilense em milho aumentou em 12,1% a massa das raízes, em 4,3% a concentração de nitrogênio nas folhas e em 3,6% o teor de nitrogênio nos grãos.

Dentre as vantagens, maior concentração de microrganismos por ml – menor dose e fácil manuseio. Dentre os benefícios, favorece o crescimento de plantas, promove crescimento radicular aumentando a absorção de água e nutrientes, importante em períodos de estresses hídricos, dupla modalidade de aplicação: via sulco ou tratamento via semente praticidade de aplicação a campo, melhora a performance das culturas e aumento de produtividade e rentabilidade.

 

ActiBioX Azos – Turfoso

  • Inoculante turfoso para as culturas do milho, trigo e arroz é um promotor de crescimento para cultura de gramíneas.

Produzido com turfa esterilizada de alta qualidade, tem alto teor de matéria orgânica e permite que se atinja grande concentração e viabilidade das bactérias do gênero Azospirillum. ActibioX Azos foi desenvolvido a partir da Azospirillum brasilense – estirpes AbV5 e AbV6, um gênero de bactérias promotoras de crescimento para cultura de gramíneas como milho, trigo e arroz.

Conhecido por sua capacidade de promover o crescimento das raízes e melhorar a absorção de água e nutrientes, suas bactérias estabelecem uma relação benéfica com as plantas, colonizando a rizosfera – a zona do solo ao redor das raízes, proporcionando um ambiente mais equilibrado e sustentável. Estudos recentes demonstram a capacidade dessas bactérias em fixar nitrogênio atmosférico em gramíneas, mas ainda de forma bem tímida quando comparado ao papel das bactérias do gênero Bradyrhizobium na cultura da soja.

Isso é fundamental porque o nitrogênio é um componente essencial para a síntese de proteínas e outras moléculas importantes da planta.

Além disso, estudos mostram que a inoculação com bactérias Azospirillum brasilense em milho aumentou em 12,1% a massa das raízes, em 4,3% a concentração de nitrogênio nas folhas e em 3,6% o teor de nitrogênio nos grãos.

Dentre as vantagens estão a maior concentração de microrganismos por g – conferindo uma menor dose de utilização e fácil manuseio. Dentre os benefícios, favorece o crescimento de plantas, promove crescimento radicular aumentando a absorção de água e nutrientes, importante em períodos de estresses hídricos, pode ser usado via tratamento de sementes, melhora a performance das culturas e traz aumento de produtividade e rentabilidade.

 

ActiBioX Brady – Líquido

  • Inoculante líquido para a cultura da soja.

Foi desenvolvido por meio da Bradyrhizobium japonicum, SEMIA 5079 e SEMIA 5080, que é um gênero de Bactérias Fixadoras de Nitrogênio, que formam simbiose com as raízes das plantas leguminosas. Essa relação permite que as bactérias capturem o nitrogênio atmosférico (N2) e este seja convertido em forma que as plantas podem utilizar nos mais diversos processos metabólicos. Isso é fundamental porque o nitrogênio é um componente essencial para a síntese de proteínas e outras moléculas importantes da planta. As bactérias do gênero Bradyrhizobium spp. são mais eficientes no processo da FBN e melhoram a performance das lavouras, resultando em maior produtividade e rentabilidade, promovendo uma agricultura mais sustentável, com menor impacto ambiental. A literatura relata que em soja o incremento médio em rendimento é de 8% quando se utiliza a inoculação anual com essas bactérias.

Dentre as vantagens em sua utilização estão a maior concentração de microrganismos por mL – menor dose e fácil manuseio. Dentre benefícios, favorece o crescimento de plantas, auxilia a planta na obtenção de nitrogênio atmosférico – processo da Fixação Biológica de Nitrogênio, dupla modalidade de aplicação: via sulco ou tratamento via semente, praticidade de aplicação a campo e melhor performance e rentabilidade.

 

ActiBioX Brady – Turfoso

  • Inoculante turfoso para a cultura da soja

ActiBioX Brady – Turfoso foi desenvolvido por meio da Bradyrhizobium japonicum, SEMIA 5079 e SEMIA 5080, que é um gênero de Bactérias Fixadoras de Nitrogênio, que formam simbiose com as raízes das plantas leguminosas. Essa relação permite que as bactérias capturem o nitrogênio atmosférico (N2) e que este seja convertido em forma que as plantas podem utilizar nos mais diversos processos metabólicos. Isso é fundamental porque o nitrogênio é um componente essencial para a síntese de proteínas e outras moléculas importantes da planta. As bactérias do gênero Bradyrhizobium spp. são mais eficientes no processo da FBN e melhoram a performance das lavouras, resultando em maior produtividade e rentabilidade, promovendo uma agricultura mais sustentável, com menor impacto ambiental. A literatura relata que em soja o incremento médio em rendimento é de 8% quando se utiliza a inoculação anual com essas bactérias.

Dentre as vantagens estão a maior concentração de microrganismos por g – menor dose e fácil manuseio. Dentre os benefícios, favorece o crescimento de plantas, auxilia a planta na obtenção de nitrogênio atmosférico – processo da Fixação Biológica de Nitrogênio, tratamento via semente e melhor performance e rentabilidade.

 

ActiBioX Phos – Líquido

  • Inoculante líquido

Produto desenvolvido a partir da Pseudomonas fluorescens – Estirpe ATCC 13525, bactérias que desempenham um papel significativo na agricultura, principalmente devido à sua capacidade de promover o crescimento das plantas. Elas são conhecidas por melhorarem a mobilização de fósforo do solo e promover uma melhor absorção desse elemento. O fósforo exerce papel crítico no metabolismo das plantas e está ligado a vários processos importantes dentro do metabolismo vegetal, como, por exemplo, na fotossíntese. Elas também produzem compostos que estimulam o crescimento vegetal e do sistema radicular. Ao colonizar a rizosfera, de forma direta ou indireta, melhoram os aspectos físicos, químicos e biológicos do solo.

Dentre as vantagens, maior concentração de microrganismos por mL – menor dose, fácil manuseio e maior eficiência no uso dos nutrientes do solo. Dentre os benefícios, favorece o crescimento de plantas, traz maior eficiência da utilização do fosfato, promovem crescimento radicular aumentando a absorção de água e nutrientes, tem praticidade de aplicação a campo, melhora a performance das lavouras e ocasiona aumento de produtividade e rentabilidade.

Gerência de Produtos Biológicos – A ICL contratou Bernardo Albuquerque Regina de Mattos Vieira para a recém-criada Gerência de Produtos Biológicos. Engenheiro agrônomo pela Esalq (2011) e mestre em Microbiologia do Solo pela Unicamp, Mattos participou de programa de treinamento intercultural e empresarial, temas contemporâneos em estratégia empresarial, pela Person College London. Há mais de 10 anos, ele vem contribuindo para o crescimento do mercado de produtos biológicos no Brasil, tendo passado pela pesquisa básica no início da carreira e posteriormente pelos setores regulatório, de desenvolvimento de produtos e mercado até marketing.Tem passagens pela Rovensa Next Brasil, Tradecorp do Brasil, Grupo Vittia e Agrivalle Brasil, entre outras.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.