22 de junho de 2015

I Simpósio de Longevidade de Vacas reuniu especialistas internacionais e produtores de leite em Patrocínio

Com a presença de especialistas internacionais do setor, a DeLaval promoveu, em parceria com a CRV Lagoa, maior central de genética bovina da América Latina, e a Leite & Corte, distribuidor autorizado de ambas as marcas, o I Simpósio Internacional de Longevidade de Vacas.

O evento foi realizado no dia 27 de maio, no Núcleo de Práticas Jurídicas, Administrativas e Contábeis (UNICEP), em Patrocínio (MG) e reuniu mais de 260 pessoas de vários Estados do País, entre produtores, consultores, empresas, laticínios e cooperativas de leite, visando contribuir para um melhor entendimento sobre os fatores que influenciam na permanência dos animais por mais tempo na produção de leite. Por sua relevância, o tema é cada vez mais discutido na pecuária leiteira, sendo considerado estratégico por afetar diretamente a rentabilidade das propriedades.

A abertura do evento ocorreu com Fabiano Amaro, presidente da DeLaval para a América Latina, que falou sobre os principais desafios na pecuária de leite. Em seguida, o especialista holandês Fokko Tolsma, da CRV Lagoa, discutiu sobre o “Manejo e longevidade de vacas para incremento do lucro nas fazendas”.

O consultor Israel Flamenbaum, da Universidade de Jerusalém, apresentou “O efeito benéfico do sistema de resfriamento na longevidade das vacas”. Marcos Veiga, especialista em qualidade do leite pela USP, abriu a tarde de palestras no simpósio explicando as “Práticas de controle de mastite para aumentar a lactação nos rebanhos”.

“O aumento da longevidade é o objetivo mais importante no melhoramento genético e manejo de vacas leiteiras, especialmente nas condições brasileiras. Ciente disso, o grupo CRV vem trabalhando há 141 anos na Holanda, permitindo atingir o nível de seleção de vacas mais longevas, produtivas e funcionais do mundo. É muito gratificante presenciar o enorme interesse pelo assunto pelos produtores e técnicos brasileiros, que marcaram presença maciça no primeiro simpósio sobre longevidade de vacas”, destaca Wiliam Tabchoury, gerente do departamento Leite da CRV Lagoa.

Sidnei Nakashima, responsável pela introdução do VMS™ DeLaval no mercado brasileiro, expôs as diferentes maneiras em que sistema de ordenha robotizada influencia positivamente na longevidade dos rebanhos e na rentabilidade das propriedades leiteiras, finalizando com o depoimento do produtor Armando Rabbers, sobre sua experiência com o sistema de ordenha robotizada.

“Foi a primeira vez que tivemos um evento deste porte na região de Patrocínio. O número de produtores no simpósio foi muito grande, percebemos que existe um interesse das pessoas em saber mais sobre o tema, elas estão absorvendo muito mais as informações”, afirma Crislaine Santos, gerente de soluções para conforto animal da DeLaval. “Percebemos que existe ainda uma demanda latente para eventos como este”, completa.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.