A publicação é resultado direto da campanha mundial ‘Outubro: mês de Conscientização sobre a Segurança Cibernética no Agronegócio Brasileiro’
O Grupo Publique e a Plataforma Fala Carlão registraram oficialmente seu apoio ao ‘Guia de Segurança Cibernética no Agronegócio’, lançado há menos de um ano, em Brasília, no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) pelo Observatório da Segurança Cibernética no Agronegócio (OSCA), durante o seminário “Segurança Cibernética no Campo: protegendo a agropecuária do futuro”.
A publicação é resultado direto da campanha mundial ‘Outubro: mês de Conscientização sobre a Segurança Cibernética no Agronegócio Brasileiro’, a que o OSCA aderiu e ajudou a promover com posts realizados sempre às 3ª e 5ª feiras, ao longo das cinco semanas que antecederam o seminário (os posts da campanha podem ser lidos em: https://lnkd.in/d4PDyyph). Ele foi escrito pelos fundadores, pesquisadores e editores do Observatório Heleno do Nascimento Santos, Helton Garcia, João Souza Neto, Marcelo Cunha, Marcus Peixoto e Paulo Henrique Latado, com base nas Boas Práticas de segurança cibernética mundiais selecionadas para o setor de Alimentos e Agricultura pela Food and Ag-ISAC. E conta com prefácio escrito por Guilherme Soria Bastos Filho, Coordenador do Centro de Estudos do Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas – FGV Agro.
O OSCA Observatório da Segurança Cibernética no Agronegócio – OSCA – foi criado por seis pesquisadores em maio de maio de 2024, após mais de um ano de estudos sobre o tema, com o objetivo de promover a consciência situacional sobre segurança cibernética no agronegócio brasileiro.
A campanha ‘Outubro, mês de Conscientização sobre a Segurança Cibernética no Agronegócio Brasileiro’, do OSCA, inspirou-se nas campanhas de 2024 da Food and Ag-ISAC, Cybersecurity and Infrastructure Security Agency (CISA), National Cybersecurity, National Cybersecurity Alliance e European Union Agency for Cybersucurity (ENISA).
O Seminário ‘Segurança Cibernética no Campo: protegendo a agropecuária do futuro’ foi um evento presencial e online, oferecido pela Enagro, contando com palestrantes nacionais e internacionais. As onze apresentações e o painel de encerramento do seminário podem ser assistidas em: https://lnkd.in/djgUSasS.
“Ótimo trabalho sendo feito pelo pessoal do Observatório de Segurança Cibernética no Agro(OSCA). Os ataques cibernéticos no Agro tem causado problemas sérios e muito prejuízos ao setor”, justificou Álvaro Mascarenhas, CEO da SafraVision. “O Guia busca ser uma fonte inspiradora de informações sobre práticas de segurança cibernética, que devem ser implementadas pelas organizações do Agronegócio brasileiro. Antes, dentro da porteira e depois, para proteger o setor contra os graves riscos cibernéticos decorrentes do processo de transformação digital do segmento. É um assunto grave e queremos ajudar no sentido de comunicar e participar dessa importante ação de segurança. Isso tudo justificou o nosso apoio”, explicou Carlos alberto da Silva, CEO do Grupo Publique.
O Guia deve ser compartilhado e distribuído gratuitamente de acordo com a licença Creative Commons.
Conscientizar é preciso!
Compartilhar é preciso!
Cuidar é preciso!
PROTEJA NOSSO AGRO! E CONFIRA ABAIXO O PDF DO GUIA!