18 de junho de 2015

Grupo Gir Leiteiro de Pecuária Sustentável se reúne com especialista em Certificação

O Grupo Gir Leiteiro de Pecuária Sustentável se reuniu com o especialista em Certificação Luís Henrique Witzler e seu filho Thiago Witzler. A reunião ocorreu em São Paulo, na quarta-feira, 3 de junho.

Luís Henrique Witzler é médico-veterinário, com longa experiência em certificação de produtos orgânicos e rastreabilidade. É diretor do IBD Certificações Ltda e também diretor do SBC Serviço Brasileiro de Certificações. O IBD Certificações é uma empresa reconhecida em vários países que atua no ramo de certificações orgânicas desde 1990, com várias acreditações internacionais.

O Gir Leiteiro de Pecuária Sustentável foi criado por pecuaristas muito preocupados com os rumos da seleção que decidiram arregaçar as mangas e iniciar um movimento em prol da sustentabilidade do negócio Gir Leiteiro e da Cadeia do Leite como um todo. O primeiro encontro oficial aconteceu em 22 de abril, na sede da Sociedade Rural Brasileira, em São Paulo.

O Grupo pretende promover ações de marketing, estudos e apoiar eventos que direcionem a seleção para o caminho da sustentabilidade na produção de leite. São cinco os pilares que o Grupo não abre mão:

1 – ser produzido a partir de vacas da raça Gir Leiteiro registradas na ABCZ;

2 – ser produzido sem utilização de quaisquer tipos de hormônios, inclusive Ocitocina;

3 – ser produzido em fazendas que respeitam o meio ambiente e valorizam o ser humano;

4 – ser produzido de forma natural a pasto, com suplementação adequada;

5 – ser produzido respeitando o bem-estar e a sanidade animal.

Os criatórios fundadores do movimento são: Sítio Rio Negro, de Plauto e Michaela Demétrio, de Guaramiranga (CE); Luiz Ronaldo de Paula, Leite Gir Pecuária, Uberaba (MG); Eduardo Falcão de Carvalho, Estância Silvania, de Caçapava (SP); Fazendas Sant’Anna, de Carmo, Bento e Jovelino Carvalho Mineiro, de Pardinho (SP); Rio Vale Agronegócios, de Carlos Alberto da Silva, de Porangaba (SP); Fazenda Santa Maria, de Otávio Villas Boas, de Leopoldo Bulhões (GO); Dalila Galdeano Lopes, da Essência Agropecuária, de Marília (SP), e uma unidade especial da Calciolândia, lideradas por Laura, Heloisa e Davi Andrade. A adesão de novos membros é possível desde que o criador siga rigorosamente os cinco requisitos fundamentais do Grupo.

Os fundadores fazem parte do Conselho Deliberativo da entidade, que comanda e norteia as ações da diretoria executiva.

A primeira diretoria executiva ficou composta assim: Plauto Demétrio (presidente), Luiz Ronaldo de Paula (vice-presidente) e Eduardo Falcão de Carvalho (diretor técnico). São membros do Comitê de Apoio: Carlos Alberto da Silva, Bento Mineiro, Michaela Demétrio, Camila Vanessa Alcoléa, Camila Almeida e Dalila Galdeano Lopes.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.