17 de abril de 2024

Fruit Attraction São Paulo abre com presença de 45 países

A Fruit Attraction São Paulo teve início nesta terça-feira (16/4). Pela primeira vez no Brasil, o evento deverá reunir 9 mil visitantes de mais de 45 países, além de 300 marcas expositoras. Um dos principais objetivos é alavancar ainda mais o setor de exportação de frutas, que bateu recorde de faturamento em 2023, alcançando a marca de US$ 1,2 bilhão de dólares – o número é da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas).

Como uma das principais feiras internacionais do setor de frutas e vegetais do mundo, a Fruit Attraction contou com a presença de uma série de autoridades e personalidades em sua cerimônia de abertura, como a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; o gerente de agronegócio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Laudemir Muller; o secretário de agricultura do Estado de São Paulo, Guilherme Piai; e o presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho.

“Esta é uma feira que já começa pujante e cheia de esperança, o que não me surpreende. Nosso solo e nossas terras são fantásticos, e a nossa agenda é aquela que o mundo mais deseja: uma agenda da sustentabilidade”, destacou Coelho. Lyra, por sua vez, voltou seu olhar para a pauta social, sublinhando a diversidade econômica que a fruticultura provê, e sua importância no combate à fome. “Temos de olhar para o setor de maneira adequada, e garantir as condições e a infraestrutura para que o setor siga crescendo”, disse.

Muller enalteceu a maciça presença de exportadores e importadores, e uma das principais atrações da Fruit Attraction: o Programa de Compradores Internacionais, que prevê mais de mil reuniões bilaterais, ao longo de três dias de evento, e que espera gerar mais de US$ 120 milhões em vendas nos próximos 12 meses. “A mensagem é clara: o mundo olha para o Brasil, pois somos um dos países mais bem posicionados para enfrentar os desafios globais. Isso passa pela fruticultura, que leva tecnologia e segurança alimentar para todos os cantos do nosso território”.

Para o CEO da Fiera Milano, organizadora do evento, Maurício Macedo (FOTO AO LADO), a Fruit Attraction não é apenas uma oportunidade para fazer negócios, mas também um espaço para troca de conhecimento, inovação e networking. “A riqueza e a diversidade da agricultura brasileira estão muito bem representadas aqui”, declarou. Jaime Martin, diretor de expansão da IFEMA Madrid, dona da marca Fruit Attraction e promotora da feira na Europa, foi pela mesma linha, e comentou como a feira compreende toda a cadeia de negócios, de produção e logística a distribuição, consumo e descarte. A Fruit Attraction acontece entre os dias 16 e 18 de abril no São Paulo Expo, e conta ainda com atrações como o Cooking Show by São Paulo Negócios, no qual chefs renomados prepararão pratos, bebidas e sobremesas com frutas exóticas e tradicionais, e o Fruit Fórum, que traz diversas palestras relevantes para toda a indústria, com indicadores de tendências e oportunidades.

Chefs renomados preparam pratos, drinks e sobremesas com frutas exóticas e tradicionais – Em sua primeira edição brasileira, a Fruit Attraction conta com uma deliciosa atração: o Cooking Show by São Paulo Negócios, patrocinado pela SP Negócios. Nela, chefs renomados preparam pratos, bebidas e sobremesas com frutas exóticas e tradicionais. Há ainda degustação para os visitantes, claro. Nesta terça-feira (16/4), por exemplo, Ricardo Magalhães deu uma mostra de seus bolos artísticos e monumentais. Já Neli Pereira, bartender e consultora de mixologia, abriu espaço para o que o Brasil tem de melhor: a caipirinha. Além de Magalhães e Neli, os chefs escalados para o Cooking Show são::

  • Guilherme Cardadeiro, da Ong Chef Aprendiz (17/4, às 12h)
  • Kascão Oliveira, consultor de coquetelaria clássica e brasileira (17/4, às 15h)
  • Vinicius Rojo, do Bufê Sustentável Go Mama (18/4, às 12h)
  • Adriana Pinto, da A Bartenderia (18/4, às 15h)

“É uma satisfação trazer a Fruit Attraction para o Brasil, através da parceria com a IFEMA MADRID. Trata-se de uma marca consolidada na Europa e um dos principais eventos de frutas e hortaliças do mundo”, afirma Maurício Macedo, CEO da Fiera Milano Brasil. “Com o Cooking Show, nosso objetivo é unir a pujança da feira com o potencial brasileiro e sua conhecida criatividade”.

Maranhão exibe suas credenciais na fruticultura – O Fruit Fórum, atração de conteúdo da Fruit Attraction, teve início nesta terça-feira (16/4). Com apresentações acerca de qualidade, diversidade e sustentabilidade, abriu espaço também para que Estados do Brasil mostrem suas credenciais na fruticultura. Um desses estados é o Maranhão, cujos representantes destacaram como suas características possibilitam a produção ininterrupta e potencializam o crescimento sustentável. “O solo e o clima, bem como o arranjo institucional, garantem a aptidão agrícola”, afirmou Victor Lamarão, da Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária (Sagrima). Tenório Emerson, também da Sagrima, destacou que todas as faixas de solo existentes no Brasil são replicadas no território maranhense, o que favorece a diversidade de culturas – de frutas bastante conhecidas, como banana, abacaxi, melancia e caju, às mais exóticas, como murici, cupuaçu e pitomba. “Há, ainda, tecnologias amplamente acessíveis e mão de obra abundante”, disse. Já Niedja Bezerra Costa, agrônoma da Universidade Estadual do Maranhão, abordou pesquisas em andamento da instituição ligadas à micropropagação de abacaxizeiro – especificamente o de Turiaçu. Com biorreatores e cultivo in vitro, os pesquisadores conseguem triplicar o cultivo de mudas em 18 meses na comparação com métodos tradicionais. Ademais, elas são certificadas e livres de pragas. “Estamos visitando produtores para capacitá-los, a fim de que passem a utilizar a nova técnica”, pontuou.

Bahia leva diversidade e sustentabilidade para enaltecer agricultura familiar – O Governo da Bahia levou como proposta para a Fruit Attraction São Paulo a união do agronegócio com as frutas produzidas em diversas regiões da Bahia através, principalmente, da agricultura familiar para mostrar a riqueza e a diversidade da agricultura familiar da Bahia. Segundo Ícaro Rennê, presidente da União das Cooperativas da Bahia, o estado é um “país” que se destaca pela diversidade que tem e a diversidade de produtos que o estado consegue produzir através dessa característica. “Estamos destacando produtos como as castanhas, as frutas desidratadas, os cafés especiais, as geleias e os doces feitos a partir das frutas produzidas pelos agricultores familiares da Bahia. Temos também cachaça e cervejas artesanais. São produtos que buscam trazer também a responsabilidade social e ambiental”, afirma Rennê.

Portugal busca fortalecer parcerias com empresas brasileiras – A Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal (Portugal Fresh) é presença marcante na Fruit Attraction de Madrid desde 2011. Por esse motivo, não poderia deixar de comparecer à primeira edição brasileira da feira. “O Brasil é um país irmão. Até por isso, funcionamos como uma espécie de porta de entrada na Europa para produtos brasileiros, como a manga e o abacaxi”, aponta. “Nesta primeira edição, trouxemos cinco empresas que já têm laços de exportação ou importação no Brasil e que querem fortalecer parcerias. Nós, por outro lado, buscamos nos posicionar como aliados preferenciais da feira desde seu início”, afirma Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh. Além da manga e do abacaxi, Andrade mencionou o mamão, o abacate e a uva. Por parte de Portugal, pontuou que as peras-rocha, bem como as maçãs e as ameixas de seu país são muito populares no Brasil. “Nosso objetivo é estabelecer um mercado aberto entre os dois países para que ambos possam se beneficiar. Uma troca ‘win-win’ – ganha-ganha”. Para o presidente da Portugal Fresh, o primeiro dia de feira já se mostrou promissor. “Há muito movimento, e a diversidade geográfica de visitantes e expositores nos agrada”.

Argentina quer consolidar presença no Brasil e chegar a novos Estados – A Argentina é um dos principais parceiros comerciais do Brasil. Não surpreende, portanto, que seu estande seja um dos maiores da Fruit Attraction. Sob o guarda-chuva da Agência Argentina de Investimentos e Comércio Internacional (AAICI), 11 empresas do país se fizeram presentes na edição brasileira da feira. O propósito, segundo a consultora da AAICI Sabrina González, é posicionar e consolidar a presença argentina no mercado brasileiro e seguir expandido não só aqui, como no restante do mundo. Os produtos em destaque são os cítricos doces, como laranjas, toranjas e tangerinas, bem como limões, maçãs e amoras. “Queremos vender mais desses produtos, que já estão no mercado brasileiro, e ampliar nossa cobertura. O Brasil é enorme e aqui, na Fruit Attraction, encontramos todos Estados que não necessariamente estão bem atendidos pelos produtos argentinos”, afirmou Sabrina. Segundo ela, é muito importante ter um evento de fruticultura desse porte na América Latina. “Já tivemos diversas reuniões através do Programa de Compradores Internacionais. As empresas estão muito felizes com a interação e com o movimento”.

Egito aposta em frutas cítricas para conquistar novos clientes – Pela primeira vez fazendo negócio no Brasil, a empresa egípcia Sadat Agro Fruit marcou presença na Fruit Attraction São Paulo, aberta nesta terça-feira (16/4), levando para a feira como principal aposta suas frutas cítricas: laranja, limão, mandarim e toranja. “Já recebemos muitas visitas e fechamos negócio no primeiro dia. Essa é a nossa intenção: fazer negócio no Brasil e em outros países da América Latina. Temos diversas frutas, batata, cebola e alho, mas nossa aposta aqui são nossas opções cítricas”, afirma Haitham El Saadany, CEO da Sadat.

Oferta diversificada encanta consumidores de frutas – A diversidade das frutas produzidas no Brasil é a maior ferramenta de conquista do consumidor. Essa foi uma das conclusões que especialistas chegaram durante a palestra “Qualidade e Diversidade das Frutas Tropicais: como encantar o cliente?”, que aconteceu na manhã do primeiro dia da Fruit Attraction São Paulo 2024. O encontro contou com a participação de Jorge Fregonese de Souza, da Abrafrutas, Junior Silveira, da XPORTARE, Eduardo Ferraz, do Vale do São Francisco, José Roberto Prado, da Itaueira Agropecuária Produtora do Melão Re, e Ligia Carvalho, da Jaguacy. Na ocasião, Jorge Fregonese de Souza, da Abrafrutas, afirmou que “fruta não é alimento, é prazer”. “Precisamos dar prazer para o consumidor. Nossa diversidade encanta o consumidor”, afirma Souza. Já Junior Silveira destacou alguns pontos importantes mais gerais para encantar os clientes. “Tem que ter muita seriedade, porque qualidade é um conceito que é bonito de falar que você tem, mas nem sempre é fácil de praticar. Sua qualidade precisa ser verificável. Silveira relembrou também a importância da oferta abundante para que o consumidor crie o hábito de consumo de determinada fruta. “Uma discussão interessante é como a gente faz para a fruta deixar de ser commodity e ter identidade. E ela só tem identidade quando você tem produto bom, identificado e com frequência. Vai valer para todas as frutas. Um bom exemplo é a uva sem semente. Eu exportei muita uva com semente pra Europa. Hoje eu não exporto um cacho, porque a uva sem semente é a grande demanda. E a frequência com que o consumidor tem acesso é um ponto de atenção de quem produz novas variedades, como os grandes laboratórios, principalmente, nos EUA. Entregar sempre algo novo e com frequência”, finaliza.

Sebrae conecta produtores a compradores internacionais na Fruit Attraction – O Sebrae marcou presença na primeira edição nacional da Fruit Attraction São Paulo e levou 93 produtores para a feira por representação direta ou indireta, via associações, por exemplo. Com isso, pequenos produtores tiveram a chance de expor seus produtos para compradores nacionais e internacionais, além de aprenderem mais sobre as necessidades do mercado. “É muito importante que essa feira ocorra aqui no país, porque o Brasil se destaca na exportação de frutas e temos muitos pequenos produtores que são como parceiros, levando soluções de certificação, gestão e acesso ao mercado. São muitos produtores com várias certificações que atendem aos requisitos de mercado e que podem fazer contato com novos compradores, principalmente internacionais. Então, para o Sebrae, isso é muito bom, porque essa é a nossa missão: levar a competitividade do pequeno negócio”, afirma Victor Rodrigues Ferreira, analista técnico do Sebrae Nacional. Entre os expositores está a ANFRUT (Associação Norte Noroeste Paraense dos Fruticultores), que levou as uvas Núbia, Vitória e Benitaka produzidas por associados com mais de 50 anos de experiência em viticultura. “Nossas uvas têm Indicação Geográfica IP (Indicação de Procedência), que orienta para a sociedade que ela está comendo, neste caso, uma fruta que tem uma história por trás, que é produzida por quem tem notório conhecimento na produção”, explica Marcos André Collet, engenheiro agrônomo da associação. Outro expositor presente no estande do Sebrae é o Grupo Hiragami, pioneiro na produção de maçã em São Joaquim (SC), que levou a maçã Fuji para a feira, seu principal produto. “Estamos conhecendo a feira para nos preparar para as próximas, mas ela [feira] está nos surpreendendo, porque o ambiente é grande e tem muita gente interessada. Estar aqui junto com o Sebrae nos dá uma visibilidade boa, então as pessoas estão nos procurando. Queremos que conheçam a maçã Fuji produzida em uma região de altitude com denominação de origem e geográfica”, afirma Celito Soldá, diretor de operações do Grupo Hiragami.

Rede esticável para paletização
A empresa B Rep Brasil levou para a Fruit Attraction a rede esticável para paletização, um produto sustentável e 100% respirável. A ideia é, principalmente, garantir a respiração e a compressão na paletização durante o transporte. “A rede tem um design, uma estrutura diferente, que abraça melhor o pallet. Ela permite que haja ventilação e troca de calor constante. Um melhor controle de troca de calor para quem faz cadeia de calor de frio. É um item cujo material de origem é um polietileno de alta densidade, 100% virgem, 100% reciclável, ou seja, tem uma pegada ESG”, explica Alex Willian Paulino, representante comercial da empresa.

 

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