ExpoGenética: PNAT conecta criadores a centrais de inseminação

Compartilhe:

Desde 2010, o Programa Nacional de Touros Jovens (PNAT), desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), tem revelado animais superiores para produção de sêmen, contribuindo para o desenvolvimento genético dos rebanhos em todo o país. O programa já distribuiu mais de 145 mil doses de sêmen a quase 900 criadores, ampliando o acesso à genética de ponta. Atualmente, 52 touros revelados pelo PNAT estão em centrais de inseminação, fortalecendo a importância do programa como fonte estratégica para a reposição genética do rebanho nacional.

“O PNAT democratiza essa genética para todos os criadores, mas, principalmente, é uma grande fonte de touros jovens para compor o portfólio das centrais de inseminação artificial. Todas as centrais têm ao menos um touro destaque do PNAT em suas baterias, e com o uso da tecnologia da IATF, esses reprodutores ganham ainda mais acessibilidade para rebanhos de diferentes portes”, explica Ricardo Abreu, Gerente de Fomento do PMGZ.

Na edição de 2024 do PNAT, 22 touros foram aprovados e contratados por centrais. Como parte da estratégia de difusão genética, foram distribuídas 15.490 doses de sêmen para 220 criadores de diversas regiões do Brasil. Rebanhos que estão efetivamente testando os touros confirmando seu valor genético superior. “O PNAT é uma fonte importante para o mercado e também totalmente democrática, porque pequenos, médios e grandes criadores participam do teste de desempenho na identificação de touros jovens. Sem dúvida, é um dos grandes destaques da programação da ExpoGenética”, finaliza Ricardo.

Leilão PNAT – Um dos momentos mais aguardados da 18ª ExpoGenética, o Leilão PNAT chega à sua oitava edição com a régua lá em cima. Em 2024, o evento movimentou R$ 1,4 milhão com a comercialização de 37 touros, atingindo média de R$ 38 mil por animal. A nova edição promete novamente ofertar ao mercado reprodutores altamente provados, que passaram pelo rigoroso crivo do programa da ABCZ, cada vez mais disputado e prestigiado.

“Esse conjunto de melhorias, como o aperfeiçoamento do filtro de admissão, a apartação prévia na fazenda e a metodologia aplicada na prova, tem resultado, ao final, na entrega de reprodutores com real potencial de melhoramento genético”, comenta Luiz Antonio Josahkian, Superintendente Técnico da ABCZ. Além de apresentar animais de excelência, o leilão também é uma vitrine importante para os criadores que participam do PNAT, permitindo o reconhecimento e valorização de seus trabalhos.

“Essa valorização é resultado de uma seleção extremamente rigorosa. Costumo dizer que esse é um leilão com um nível técnico altíssimo. Contamos com a atuação de cerca de 100 Técnicos de Registro da ABCZ, que nos apoiam tanto na escolha dos animais que vão participar quanto na assessoria de vendas no dia do leilão. Sem dúvida, essa qualidade técnica tem se refletido diretamente na valorização dos animais”, destaca Rodrigo Abdanur, Gerente Comercial e de Exposições da ABCZ.

O Leilão PNAT 2025 será realizado no dia 22 de agosto, a partir do meio-dia, no Pavilhão Multiuso. “Desta vez, teremos uma mostra dos touros, no dia do evento, a partir das 7h30 da manhã. Uma novidade pensada para oferecer o máximo de conforto tanto para o vendedor quanto para o investidor. Assim, todos podem revisar os animais com tranquilidade”, finaliza Rodrigo Abdanur.

A 18ª ExpoGenética é organizada pela ABCZ, com patrocínios de Neogen, Virbac, Real H e Romancini Troncos e Balanças, e apoio de CNA/Faemg/Senar, Fazu e Sebrae. O café oficial da feira é o Dona Neném. A cerveja oficial é Itaipava. Maior feira de zebuínos avaliados do país acontece entre 15 e 24 de agosto, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).

plugins premium WordPress