6 de abril de 2024

Experimento em café vence o ‘Desafio Microbioma Brasil’!

No último dia 28 de março, a cidade de Indaiatuba foi palco da etapa final do Desafio Microbioma Brasil (DMB). Organizado pela empresa de biológicos Microgeo, o evento representou um marco na busca de eficiência e sustentabilidade no agronegócio brasileiro. Reunindo produtores, pesquisadores, imprensa e colaboradores da Microgeo, a quarta edição do DMB evidenciou a crescente importância do restabelecimento do microbioma do solo. No cerne do evento, os quatro vencedores das etapas regionais apresentaram seus trabalhos, cada um trazendo contribuições valiosas para o setor. Após uma criteriosa avaliação por uma banca composta por importantes especialistas, o trabalho vencedor da etapa regional Cerrado Leste foi anunciado como o grande campeão nacional. Maycon Leandro Soares (FOTO INTEERNA À DIREITA), em colaboração com Patrick Vieira Silva, ambos da Suprema Agronegócios, desenvolveram um experimento explorando os efeitos da biotecnologia Microgeo® na cultura do café. Os resultados revelaram melhorias significativas nos atributos físicos, químicos e biológicos do solo, refletindo diretamente no aumento da qualidade e produção do café ao longo de três safras consecutivas.

Em meio aos avanços apresentados, Caio Suppia, Diretor Comercial de Venda Direta da Microgeo (1ª FOTO INTERNA Á ESQUERDA), falou sobre a evolução do evento, que está agora em sua quarta edição. “O Desafio Microbioma Brasil se consolida como um catalisador de inovações, a evolução dos trabalhos apresentados ao longo das quatro edições deixa claro o quanto este projeto pode contribuir conectando o conhecimento da academia com a aplicação prática no campo”, ressaltou Suppia. Ao receber o prêmio, Maycon Soares expressou sua gratidão e surpresa. “Estou muito grato pelo reconhecimento, mas principalmente pelo conhecimento adquirido. Foram muitas contribuições e saio daqui com um conhecimento ampliado, pronto para defender minhas próximas hipóteses”, declarou o vencedor. Além das apresentações dos finalistas, os participantes do evento tiveram a oportunidade de assistir a palestras de renomados especialistas da banca avaliadora nacional do DMB. Entre eles estavam Dr. Fernando Dini Andreote, da ESALQ/USP; Dr. Rodrigo Mendes, da Embrapa Meio Ambiente; e Dr. Solismar Venzke Filho, da Rotar Crop Production System. A presença desses especialistas enriqueceu o debate sobre as práticas agrícolas sustentáveis e trouxe insights valiosos sobre microbiologia do solo.

Fundada em 2000, a Microgeo destaca-se como pioneira no setor de biológicos, comercializando a inovadora Biotecnologia Microgeo®, que tem sido uma aliada fundamental no restabelecimento do microbioma do solo e na promoção da sustentabilidade no agronegócio brasileiro. A empresa reafirma seu compromisso com a comunidade científica e agrícola em enfrentar os desafios ambientais com soluções transformadoras e sustentáveis. O Desafio Microbioma Brasil não apenas celebra os avanços na compreensão e promoção da vida do solo, mas também inspira novas práticas e políticas que impulsionam nossa jornada em direção a uma agricultura mais resiliente e responsável. Que os resultados apresentados neste evento incentivem a adoção de práticas agrícolas mais sustentáveis, visando um futuro mais promissor para o agronegócio brasileiro. Os vencedores das etapas regionais ganham um voucher de viagem como reconhecimento. O campeão nacional participará da próxima edição do Plant Microbiome Symposium, que será realizado em Amsterdam em junho deste ano.

Sobre a Microgeo
Fundada em 2000 na cidade de Limeira-SP, a Microgeo é uma empresa 100% brasileira do setor de biológicos, focada na produção e comercialização da inovadora tecnologia MICROGEO®. Esse componente balanceado nutre, regula e mantém o Processo de Compostagem Líquida Contínua (CLC), maneja e restabelece o microbioma do solo. Presente em todos os estados do Brasil, além de países vizinhos como Paraguai e Uruguai, a Biotecnologia Microgeo® pode ser aplicada via pulverização, fertirrigação, independentemente das condições climáticas e em conjunto com outros insumos, como defensivos químicos ou biológicos e fertilizantes.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.