15 de setembro de 2019

Evento em Campinas destaca quatro programas da Secretaria de Agricultura de São Paulo para uso seguro dos defensivos agrícolas

Programa Aplique Bem e Governo de SP firmam Protocolo de Intenções com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira. Iniciativas lideradas pelo CEA-IAC, de Jundiaí, são postas em prática com recursos privados e transferem ao agricultor práticas que privilegiam a tecnologia e a segurança nas operações de aplicação de defensivos agrícolas

Um evento realizado na última quinta, no Centro Experimental Central do Instituto Agronômico, em Campinas, mostrou a relevância da pesquisa científica paulista atrelada ao uso sustentável de defensivos agrícolas. Na ocasião, o secretário de Agricultura do Estado, Gustavo Junqueira, assinou um Protocolo de Intenções com a empresa UPL, patrocinadora do programa de capacitação técnica chamado ‘Aplique Bem’.

De acordo com o coordenador do Aplique Bem, o pesquisador Hamilton Ramos, o programa passará a ser empregado no treinamento de técnicos da Secretaria de Agricultura, principalmente nas áreas de segurança e tecnologia na aplicação de defensivos agrícolas. Criado no Centro de Engenharia e Automação do IAC (Jundiaí-SP), o Aplique Bem completou 12 anos em 2019 e já beneficiou 68 mil pessoas no Brasil e no exterior.

Segundo Ramos, o programa serve a propriedades agrícolas de pequeno, médio e grande porte. Com apoio de laboratórios móveis denominados TechMóveis, adaptados sobre caminhonetes, conforme explicou o pesquisador, uma equipe de engenheiros agrônomos atende agricultores e trabalhadores rurais. Estes últimos recebem, no próprio local de trabalho, treinamentos concebidos para promover o manejo seguro e agronomicamente eficaz de defensivos agrícolas.

O pesquisador da Secretaria de Agricultura acre

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.