O CEO do Grupo Publique e apresentador do Programa Fala Carlão, Carlos Alberto da Silva, o Carlão da Publique, entrevistou a princesa sul-africana Mthombeni, fundadora da Africa4Nuclear, durante evento chamado Nuclear Dream, realizado na Mansão dos Nobel, em Baku, capital do Azerbaijão, sede da COP29, a conferência do clima realizada pela ONU. Carlão conversou com a princesa, que foi direto da África do Sul para o Azerbaijão para falar sobre energia nuclear e sustentabilidade.
Confira o teor da entrevista:
Carlos: Princesa muito obrigado por aceitar participar do programa Fala Carlão.
Princesa Mthombeni: Obrigada, Carlos, obrigada por me receber.
Carlos: Me conte sobre o motivo de você ter fundado a Africa4Nuclear.
Princesa Mthombeni: Eu fundei a Africa4Nuclear porque eu precisava de algo em que me apoiar quando eu fosse advogar pelos programas nucleares no continente africano. Eu precisava representar algo, foi quando surgiu o nome Africa4Nuclear. Fui descobrindo o que as outras pessoas faziam em seus países e pensei: por que não na África? E foi como eu fundei a Africa4Nuclear.
Carlos: A África do Sul é muito rica em energias renováveis, então por que usar a nuclear?
Princesa Mthombeni: Na verdade a África do Sul não é rica em energia renovável, nós somos um país mais frio. Mas nós temos uma planta de energia nuclear e somos o único país da África que possui uma. Então nós queremos trabalhar mais essas plantas nucleares porque nós já temos experiência em como a energia nuclear pode contribuir para o mix energético e para a sustentabilidade de um país.
Carlos: E essa é a primeira vez que você está participando da COP?
Princesa Mthombeni: Sabe, na verdade eu gosto de me intitular veterana do clube, porque minha primeira participação foi na COP26, na Escócia.
Carlos: Uau, em Glasgow.
Princesa Mthombeni: Em Glasgow, sim. E não parei desde então.
Carlos: Você gostou? O que você achou? Eu sou brasileiro, e espero poder vê-la ano que vem no Brasil.
Princesa Mthombeni: Definitivamente eu estarei lá, eu sou veterana, mas, o que eu mais gosto da COP é que aqui somos todos iguais, você pode facilmente passar por um presidente de um país.
Carlos: É verdade.
Princesa Mthombeni: Todos somos iguais na COP, ninguém é mais importante que o outro e assim nós somos capazes de conversar com essas autoridades e é aí que acontecem as discussões importantes e onde as direções políticas são estabelecidas e isso é o mais importante da COP.
Carlos: Certo, e nessa COP, todos estão falando de dinheiro, de economia, de mudanças climáticas, e você? Qual a sua opinião sobre tudo isso?
Princesa Mthombeni: Claro, nós discutimos muito financiamentos para esses projetos na COP desse ano. Sendo uma entusiasta, obviamente eu tenho que me envolver nessas discussões especialmente quando sabemos que o IMF e o World Bank não estão financiando programas nucleares, eles os banem, então eles precisam se pronunciar e anunciar quando eles vão retirar esses banimentos porque nós não podemos continuar tendo essas discussões sem o envolvimento deles.
Carlos: Aqui no Fala Carlão nós costumamos dizer que ninguém nasce um ativista, todos tem um pequeno passado, então, qual a sua história?
Princesa Mthombeni: Eu te digo que eu nasci uma ativista.
Carlos: Sério?
Princesa Mthombeni: Sim, meu pai é um ativista, ele era um soldado durante o Apartheid na África do Sul, então eu cresci sabendo o que o ativismo era.
Carlos: Então você está satisfeita com o progresso, a etapa que estamos?
Princesa Mthombeni: Não estou, porque eu advogo para os programas nucleares no continente africano, o que realmente me faria feliz seria ouvir o anúncio de que pelo menos cinco países africanos estão construindo plantas de energia nuclear e quando eu puder testemunhar as estruturas sendo construídas.
Carlos: Muito obrigado por essa conversa.
Princesa Mthombeni: Obrigada, Carlos.
Gente, conversa boa do Fala Carlão, mais um Fala Carlão internacional aqui com a Princesa que vem lá da África do Sul. Mais um Fala Carlão especial aqui pra ABSOLO, FAESP e ANDAV e claro, a nossa plataforma AgroRevenda também, muito obrigado pela audiência, um forte abraço.
Carlos: Muito obrigado!
Princesa Mthombeni: Obrigada!
Carlos: Vejo você no Brasil.
Princesa Mthombeni: Oh, definitivamente.
Carlos: Tchau, tchau!