14 de abril de 2016

Encontro de Confinamento e Recriadores: Pecuaristas estão “na retranca”, mas jogo pode virar

Debates e números do segmento revelam um clima de otimismo, porém, pautado na segurança das ações.

Pecuaristas motivados, porém com certo ar de receio. Este é o clima do Encontro de Confinamento e Recriadores da Scot Consultoria, realizado no Centro de Eventos do Ribeirão Shopping, em Ribeirão Preto (SP). O primeiro dia do evento (12) abordou o tema Recria e reuniu mais de 600 profissionais da cadeia produtiva.

Segundo avaliação de Alcides Torres, tanto a recria como a engorda tiveram um achatamento nas margens (Foto: feed&food)

Diante do atual cenário de crise política aguda vivido pelo Brasil, onde há uma falta de planejamento, nota-se um pecuarista “na retranca”, pontua Alcides Torres, o Scot, da Scot Consultoria (Bebedouro/SP). Mesmo assim, a atividade vem apresentando resultado positivos diante desse quadro recessivo, “e isso é extraordinário”, completa o consultor.

“A recria sempre foi relativamente fácil do ponto de vista econômica, a atividade dentro das linhas de produção da pecuária de corte que dava mais lucro, por questões zootécnicas”, cita o organizador do evento. Contudo, nestes últimos anos, de maneira excepcional, tanto a recria como a engorda tiveram um achatamento violento da margem. “Então, o recriador, dentro de todos os pecuaristas, é aquele que tem que tomar mais cuidado, e até dizem que a recria vai terminar, o bezerro vai sair direto da cria para a engorda”, alerta.

Scot acredita numa estabilização do mercado de reposição e consequente melhora das margens em até dois anos, então, até lá, o recriador terá que quebrar a cabeça e fazer muita conta para se manter no mercado. “Esta é a saída para não amargar um prejuízo, pois ele não vai conseguir comprar um bezerro mais barato”.

Além da recria, o achatamento das margens atinge toda a cadeia pecuária, então, se o produtor não trabalhar de maneira extremamente rigorosa, corre o risco de encerrar o ano e descobrir que empatou ou teve um prejuízo. Contudo, de maneira otimista, Scot conclui: “Estamos ainda em um momento de preços de referência muito bons, ou seja, ainda é possível, apesar da recessão e da crise política e econômica, ter lucros com a atividade”.

Evento, que acontece até hoje (13), reúne 600 profissionais da atividade pecuária (Foto: feed&food)

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.