18 de junho de 2024

ENCA 2024 começa com críticas ao Governo Federal

Evento reúne profissionais ligados à quinhentas cooperativas, que faturaram mais de R$ 330 milhões no ano passado.

Uma convocação para que as cooperativas lutem pelos seus direitos durante a aprovação das leis ordinárias da Reforma Tributária, para impedir o aumento dos impostos que vai prejudicar as cooperativas. Assim começou, nesta manhã de terça-feira, dia 18, em Campinas (SP), a décima edição do Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias, o ENCA. “Precisamos nos unir para impedir essa gana por aumento excessivo do Governo Federal, nos debates que irão ocorrer no Congresso Nacional para a regulamentação de todos os capítulos da Reforma Tributária aprovada no ano passado. Afinal, todos precisam reconhecer quem efetivamente trabalha pelo país”, afirmou Edvaldo Del Grande, Presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (OCESP) e diretor da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), na abertura do encontro.

O período ainda contou com a fala de Paulo Sergio da Silva Santos, Superintendente de Rede Agro Corporativo da Caixa Econômica Federal e uma mesa de cinco palestrantes abordando o Programa  de Educação Política do Cooperativismo. Dentre os principais temas em destaque na edição deste ano estão mercado e tendências, visão de médio e longo prazos e iniciativas importantes de cooperativas e seus cooperados, mudanças climáticas e os recentes acontecimentos envolvendo o Rio Grande do Sul, além de gestão de relacionamento com os cooperados, planejamento financeiro e gestão de riscos, intercooperação e verticalização. A programação da décima edição do Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias (ENCA) está ainda mais especial neste ano em que o evento completa uma década. O Grupo Conecta, organizadora do evento, apresenta o Conselho Curador criado especialmente para trazer ao evento temas e personalidades de ampla relevância no cooperativismo do agronegócio.

Fazem parte do Conselho Curador do ENCA lideranças como Carlos Augusto(Presidente da Cooxupé), Clara Maffia (Gerente de Relações Institucionais da OCB – Organização das Cooperativas do Brasil), José Rossato (Diretor da Coplana), Cládis Furtanetto (Vice-Presidente da Cooperalfa), Saulo Faleiros(Diretor Vice-Presidente da Cocapec) e Paulo Nascimento (Assessor de Cooperativismo da Comigo). O evento será realizado até amanhã, dia 19, reúne cerca de quatrocentas pessoas, conta com o apoio institucional da OCB e mais de 20 horas de painéis, palestras e muito espaço para networking. “Nós trazemos grandes lideranças do cooperativismo agro brasileiro para trocar conhecimento sobre temas relevantes, acessar muitas novidades e inovação trazidas pelos nossos patrocinadores e muito networking”, afirmou Luciana Martins, Diretora-Executiva do Grupo Conecta.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.