17 de novembro de 2021

ENCA 2021: Cooperativa Brasil é digital!

Encontro reúne as maiores cooperativas agropecuárias do país, debate profissionalização, safra e lança espaço digital conjunto para venda de insumos.

Foi lançada nesta terça-feira, dia 16, a plataforma digital Supercampo S/A, iniciativa inédita de venda de insumos formada por doze grandes cooperativas brasileiras. Frisia, Lar, Cotrijal, Capal, Coplacana, Integrada, Coopercampos, Agraria, Castrolanda, Coopertradição, Copacol e Alfa. O objetivo é expandir a comercialização e fortalecer as cooperativas no ambiente digital. O anúncio foi feito em Campinas (SP), durante o primeiro dia do Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias, o ENCA 2021, que reúne presidentes e profissionais das maiores cooperativas brasileiras. “As cooperativas estão sempre tentando se antecipar para atender o seu quadro de associados. Garanto que eles são os que menos estão sentindo o que vem acontecendo no mercado, com a falta de produtos”, explica o CEO da Supercampo, Adilson Fuga.

O ENCA 2021 foi aberto com a palestra ‘Cooperativismo no Agro – Cooperativas Agropecuárias e outras formas aglutinadoras de produtores rurais’, ministrada por Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura e indicado ao Prêmio Nobel da Paz neste ano. Ele fez um retrato histórico do país nos últimos setenta anos, destacando a importância do café, o crescimento das cidades, o avanço da industrialização, a importação de alimentos que marcou os anos 1960 e 1970, a conquista do Cerrado e da fertilidade dos solos, que criou um modelo vitorioso de cultivo em áreas tropicais. “Foi assim que, em pouco tempo, passamos a produzir alimento suficiente para a população e reequilibramos a balança comercial brasileira’, reforçou o ex-ministro.

Paolinelli ainda destacou que o Agro Brasil vai aumentar o número de parceiros comerciais, diminuir a utilização de produtos químicos estrangeiros com a opção dos biológicos e usar a capacidade de atuação do centenário sistema cooperativista. “Qualidade, oferta e constância são fundamentais para manter o país como um grande exportador de comida. E temos que aproveitar o fato de termos uma vantagem comparativa inigualável diante dos países mais ricos: a potência produtiva da agricultura tropical, que conseguimos dominar tecnologicamente. Com a experiência, liderança e organização eficiente das cooperativas da Região Sul, que hoje concorrem de igual para igual com as internacionais no mercado externo”, concluiu.

O público acompanhou o painel ‘ Super Campo – Uma nova ferramenta’, que reuniu Nei César Mânica, presidente da Cooperativa Agropecuária e Industrial (Cotrijal); Adilson Roberto Fuga, e Marcos Farhat, diretor Administrativo da Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana). O encontro ainda debateu os desafios para a produção de grãos na safra 2021/22, gestão, profissionalização, as práticas sustentáveis ambientais, sociais e de governança nas empresas, Agricultura 5.0, parcerias com o poder público e a possibilidade de novas fronteiras de cooperação cooperativista, como o setor de transportes.

O ENCA 2021 prossegue nesta quarta-feira, dia 17, com Feira de negócios, painéis e debates envolvendo verticalização e internacionalização, além da palestra ‘ Andanças & Mudanças – Inovar é Prioridade! Mudar é necessidade!’, com Carlão da Publique, CEO do Grupo Publique.

O evento também está sendo transmitido pela internet.

Quase dois anos depois do início da Pandemia, o cooperativismo agropecuário nacional confirma sua importância para a economia brasileira, tendo crescido 11,8% em 2020, com um faturamento de R$ 35 bilhões. Resultado acumulado por 1.613 cooperativas do setor (dados da Organização das Cooperativas do Brasil – OCB). “No entanto, essa performance contempla uma pequena fatia do universo de cooperativas e há muitos desafios pela frente, como o aperfeiçoamento da gestão e a profissionalização dos serviços, que limitam um avanço mais consistente. E nossos dirigentes sabem bem a responsabilidade que têm. Onde tem uma cooperativa tem coração, projetos sociais, desenvolvimento humano. Nosso evento promove essa interação e cooperação”, saudou Luciana Martins, Diretora na MPrado Cooperativismo, Diretora Executiva do Grupo Conecta, que organiza o encontro, e uma das palestrantes do ENCA 2021.

“O cooperativismo mais uma vez mostra que é a solução para a agropecuária nacional e ajuda efetivamente o Brasil a obter cada vez melhores resultados no campo. Neste evento, trazemos os maiores nomes do setor para debater o atual momento das cooperativas e traçar o futuro do segmento, que é essencial para a economia e para o agronegócio”, afirmou Danilo Bomfim, Diretor de Marketing do Grupo Conecta.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.