10 de abril de 2021

Elizabeth Farina vai dirigir o WRI Brasil

Reconhecida como uma referência acadêmica em economia do agronegócio e com ampla experiência na gestão de organizações dos setores público e privado, ela assume a liderança do WRI Brasil com a missão de guiar a organização na produção de pesquisas e na implementação de soluções para desafios ambientais e humanos urgentes para o desenvolvimento sustentável e inclusivo do país. “A ciência indica que a urgência e a ambição nas metas de descarbonização de nossa economia serão fundamentais para o sucesso no enfrentamento da perda de biodiversidade e do aquecimento global. A justiça climática reforça que qualquer solução requer uma economia que trate também da desigualdade. Tenho certeza de que a Elizabeth Farina fortalecerá o engajamento da academia, do setor privado e da sociedade civil nessa direção, colaborando para a construção de um futuro mais prospero, justo e sustentável para o país”, diz Marcelo Furtado, presidente do Conselho do WRI Brasil.

“Estou muito feliz que Elizabeth assumirá a direção do WRI Brasil. Ela liderará o time na defesa da tese de um crescimento econômico, inclusivo, sustentável e resiliente”, diz Manish Bapna, vice presidente executivo e gerente diretor do WRI. “O histórico de Elizabeth em economia e agricultura e sua experiência em moldar a política nacional serão críticos para traçar novos rumos para o desenvolvimento sustentável. À medida que avançamos nesta década decisiva, as atenções estarão voltadas para a capacidade do Brasil buscar um crescimento inclusivo e que proteja seus ecossistemas. Estou confiante de que Elizabeth e a equipe do WRI Brasil podem ajudar a tornar isso realidade”.

O WRI Brasil é um instituto de pesquisa que transforma grandes ideias em ações para promover a proteção do meio ambiente, oportunidades econômicas e bem-estar humano. Atua na produção de pesquisa e articulações com setores público e privado nas áreas de clima, florestas e cidades. O instituto faz parte da rede do World Resources Institute, instituição global de pesquisa com atuação em mais de 60 países.
Elizabeth chega ao WRI Brasil com o desafio de liderar o instituto na construção de caminhos para uma nova economia climática para o Brasil, na promoção de cidades mais inclusivas, equânimes e de baixo carbono, e na restauração de florestas e recuperação de áreas degradadas no meio rural. Tudo isso em um cenário que exigirá aliar a prosperidade econômica com a sustentabilidade para gerar renda, criar novos empregos e impulsionar a transição para uma economia de baixo carbono que seja justa e reduza desigualdades.

“Sinto-me honrada de poder estar no comando de uma importante organização com foco em uma das agendas mais urgentes da sociedade, a do desenvolvimento sustentável, como é o WRI Brasil”, diz Elizabeth. “A pandemia de Covid-19 expôs uma profunda desigualdade social, e o mercado tem mostrado que não estamos lidando de forma eficiente no direcionamento dos recursos. Com a abordagem do WRI de analisar, mudar e multiplicar, queremos desenvolver pesquisas e estratégias para que a retomada do Brasil seja voltada para um futuro mais próspero e inclusivo”. Elizabeth construiu uma sólida carreira na academia, como professora titular da Faculdade de Economia, Administração e Contábeis da Universidade de São Paulo (USP) e chefe do Departamento de Economia da mesma universidade entre 2002 e 2004. Além da carreira acadêmica, se destacou na gestão de organizações públicas e privadas. Foi presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) entre 2004 e 2008, e diretora-presidente da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) entre 2012 e 2019.

Atualmente, é membro do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional (IBRAC) (2020-2021), do Conselho Administrativo da Bonsucro e do Conselho Superior do Agronegócio (COSAG) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Elizabeth deixa o cargo de diretora-presidente da Tendências Consultoria Integrada, onde atuou entre 2019 e 2021. “Desejo sucesso para Elizabeth neste novo desafio, e tenho confiança de que ela trará ao WRI Brasil grandes contribuições para o fortalecimento de uma agenda de retomada de desenvolvimento mais inclusiva, que gere oportunidades econômicas, emprego e renda ao mesmo tempo em que protege o capital natural do país”, disse Gustavo Loyola, sócio da Tendências. Elizabeth Farina começará em sua nova posição no WRI Brasil a partir de 3 de maio. Até lá, Fernanda Boscaini, diretora de Comunicação do WRI Brasil, continuará atuando como diretora-executiva interina. Ela será a segunda diretora-executiva da organização, liderando o WRI Brasil após Rachel Biderman, que foi diretora-executiva por nove anos e atualmente atua como vice-presidente para América Latina da Conservação Internacional.

WRI Brasil
O WRI Brasil é um instituto de pesquisa que transforma grandes ideias em ações para promover a proteção do meio ambiente, oportunidades econômicas e bem-estar humano. Atua no desenvolvimento de estudos e implementação de soluções sustentáveis em clima, florestas e cidades. Alia excelência técnica à articulação política e trabalha em parceria com governos, empresas, academia e sociedade civil. O WRI Brasil faz parte do World Resources Institute (WRI), instituição global de pesquisa com atuação em mais de 60 países. O WRI conta com o conhecimento de aproximadamente 1000 profissionais em escritórios no Brasil, China, Estados Unidos, Europa, México, Índia, Indonésia e África.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.