31 de maio de 2023

Eldorado Brasil tem recorde histórico de captura de carbono

No ano de 2022, as florestas da empresa sequestraram 16x mais carbono da atmosfera do que o emitido por todas as operações próprias da companhia para o mesmo período – cerca de 4,5 milhões de TCO2e (toneladas de carbono equivalente).

A Eldorado Brasil Celulose acaba de divulgar seu Relatório de Sustentabilidade 2022, que reúne todas as informações da companhia nas áreas ambiental, social e de governança, além dos resultados e principais destaques do ano. E o resultado mais impressionante diz respeito à captura de carbono da atmosfera. Segundo o documento, aproximadamente 4,5 milhões de TCO2e (toneladas de carbono equivalente) foram removidas da atmosfera graças às florestas da companhia. Isso significa que a Eldorado capturou 16x mais carbono do que emitiu no mesmo período.

Esse resultado só foi possível porque a Eldorado tem compromissos 100% alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o que levou a companhia a aderir ao Pacto Global da ONU, em 2020, e reafirmar ano a ano essa adesão. Por isso, a atuação da empresa faz conexão com os Dez Princípios do Pacto Global, possibilitando o avanço da agenda de sustentabilidade, aprimorando a comunicação com os públicos interessados, além de fortalecer a gestão de temas econômicos, sociais e ambientais.

Essas e muitas outras iniciativas ajudam a explicar por que em 2022 foram produzidas 1,832 milhão de toneladas de celulose, 3,1% a mais que no ciclo passado – o que levou a receita líquida a R$ 7,5 bilhões e o EBITDA ajustado a R$ 4,6 bilhões (24,5% e 30% superior a 2021, respectivamente).

Ao atingir uma década e antecipar a produção que era esperada para 11 anos, a Eldorado Brasil criou uma marca inédita no mercado internacional de celulose e se posiciona entre as mais eficientes do mundo no setor. Fez isso sem renunciar aos seus pilares e dentro das melhores práticas ESG. Um marco para uma Eldorado ‘jovem’, mas que segue à risca seu plano de negócios, pensando sempre à frente.

“A celulose é a razão de existir da Eldorado Brasil, e os produtos feitos pela empresa são imprescindíveis para a sociedade. Mas o crescimento da companhia está diretamente ligado a toda a sua cadeia de valor”, explica Elcio Trajano Jr, diretor de RH, Sustentabilidade e Comunicação da Eldorado Brasil Celulose.

A gestão ambiental define as ações e metas para o avanço do tema na companhia. Ao longo de toda a cadeia que envolve plantar florestas de eucalipto e extrair a celulose da madeira, há uma série de investimentos em soluções e boas práticas silviculturais, exemplificando que agronegócio e meio ambiente não precisam caminhar em lados opostos.

“A empre­sa se compromete com a conservação da biodiversidade nas suas áreas de atuação. Os indicadores ambientais (energia, água e efluentes, emissões e resíduos) são monitorados sistemati­camente, para que a companhia se torne cada vez mais eficiente”, explica Trajano.

Inovação e responsabilidade – Para alcançar os números que fazem parte do relatório, a Eldorado aposta em inovação, pilar da companhia desde sua fundação. Em 2022, a Eldorado deu início ao projeto Floresta 5.0, com análise estatística avançada e sensores instalados em máquinas e florestas, disponibilizando dados sobre o crescimento das árvores em tempo real.

A eficiência operacional da companhia, medida por meio do máximo ritmo sustentável (MSR) sobre a média de produção, ficou em 95% em 2022, maior desde a partida da fábrica. Parte desse aumento provém do uso de modernas tec­nologias que automatizam os processos da fábrica, com a indústria 4.0 e da Inteligência Artificial. Por tudo isso, a fábrica consegue manter as atividades com 98% de disponibilidade, benchmarking no setor.

Prevenção a incêndios – O programa também se estende para as ações de combate aos incêndios florestais como forma de re­duzir danos nas áreas da Eldorado e adjacentes. Em 2022, houve uma redução de 30% na área afetada, em comparação ao ano anterior. Na esfera preventiva, foram ministrados treinamentos de incêndio florestal à população em geral, como parte de uma campanha ampla em todo o meio rural.

Por meio de sistemas robustos e tecnologias avançadas, a Eldorado Brasil garante o monitoramento, 24 horas por dia, de toda a sua base florestal. Todas as pessoas envolvidas são treinadas regularmente em práticas de prevenção, monitoramento de incêndios, infraestrutura de proteção e comunicação. Em 2022, a empresa formou mais de 745 brigadistas.

Transparência e ética – A Eldorado Brasil segue os mais altos padrões de integridade em observância às leis e políticas internas. O Programa de Compliance é o carro-chefe para disseminar os valores e a cultura de ética, a integridade, conformidade e transparência nos negócios, bem como apoia para prevenir, detectar e corrigir eventuais irregularidades que possam ocorrer em meio às atividades empresariais.

Em 2022, foram feitas capacitações relacionadas a temas como liderança em compliance, relação com fornecedores, conflitos de interesses, corrupção, assédio moral e sexual. Também foi realizado um treinamento específico para a área de Suprimentos por meio do e-learning Eldorado Educa, relacionado a fornecedores, conflitos de interesses e corrupção, com 98,4% de participação dos profissionais.

Além disso, mais de mil novos colaboradores foram treinados em políticas e procedimentos anticorrupção por meio do processo de Integração de colaboradores.

Pessoas e Liderança – Os excelentes resultados alcançados pela companhia nos últimos anos foram possíveis em razão de uma cultura de trabalho focada na valorização das pessoas, na competitividade, inovação e sustentabilidade, além de investimento no crescimento profissional dos nossos colaboradores.

Sobre este último ponto, destaque para o programa Primeira Gestão, voltado aos profissionais que estão em suas primeiras vivências como gestores. Trata-se de um treinamento cuja missão é trabalhar a comunicação positiva, processo de feedback e tomada de decisão. Por módulos e realizado a distância, o programa atingiu 166 pessoas em 2022, sendo 71 novos colaboradores (onboarding) e outros 95 dentro do programa Jornada da Liderança, que desenvolve pessoas para oportunidades de crescimento dentro da Eldorado e é baseado em três pilares: Experimentar, Sentir e Conhecer.

Paralelamente, a companhia investe em mentorias e coaching para seus colaboradores, sempre com o intuito de prepará-los para novas oportunidades. E todo esse trabalho é assistido pelo programa “Mais Saber”, que busca reforçar a disseminação de valores e da cultura da Eldorado Brasil entre seus funcionários. Em 2022, foram 704 pessoas impactadas pelo programa em todos os setores da companhia.

Outro critério que explica o sucesso da Eldorado é que a empresa está sempre em busca de profissionais talentosos, mas, sobretudo, que compartilhem os valores da empresa. Por isso, programas como o Indique Gente como a Gente são tão importantes. Os candidatos às vagas contam com processos seletivos transparentes e abertos, a despeito de raça, cor, gênero e necessidades específicas. Os frequentes investimentos feitos pela companhia em tecnologia são voltados para oferecer melhores condições de trabalho e produtividade, sem reduzir a necessidade de mão de obra nas atividades.

Outra iniciativa da Eldorado Brasil nesse sentido é o hub EDUCA, de treinamentos online e acessível a todos. “A jornada do colaborador é acompanhada pelo time de recursos humanos, com olhar individual, oportunidade em que identificamos talentos, reconhecemos pessoas e as desenvolvemos”, explica Elcio Trajano.

Em 2022, a companhia investiu mais de R$ 4 milhões em treinamentos, uma média de 44,8 horas por colaborador durante o ano. As principais capacitações foram em treinamentos legais, envolvendo as áreas florestal e industrial. O objetivo dessas atualizações proporcionadas aos colaboradores é promover a capacitação profissional e o desenvolvimento de suas carreiras.

Colocar as pessoas no centro de tudo faz parte da estratégia da Eldorado Brasil. Por essa razão, a empresa acredita que um ambiente diverso e inclusivo enriquece o ambiente de trabalho e potencializa o negócio, tendo em vista que pessoas plurais criam soluções diferentes.

Autossuficiente – A usina termoelétrica Onça Pintada (UTOP), situada no mesmo complexo da fábrica de celulose da Eldorado, iniciou suas operações em abril de 2021, com capacidade instalada de 50 megawatts (MW). O empreendimento se destaca pela tecnologia que utiliza biomassa feita de madeira de eucaliptos não aproveitados para a produção de celulose, conferindo ainda mais eficiência e sustentabilidade ao proces­so produtivo da Eldorado Brasil.

Mesmo antes da entrada em operação da Onça Pintada, a Eldorado já era autossuficiente na geração de energia elétrica limpa e renovável, a partir de biomassa de resíduos da produção de celulose, como a lignina e resíduos de madeira, com capacidade para gerar 220 MWh de energia limpa e renovável, com excedente de até 50 MWh.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.