28 de abril de 2015

Demonstrações de agricultura de precisão dão show de tecnologia na Agrishow

Começam nesta terça-feira (28), as demonstrações de campo, marca registrada da Agrishow, que possibilitam aos visitantes conferir o desempenho das máquinas e outras tecnologias em ação. A feira apresenta este ano pela primeira vez o Polo de Agricultura de Precisão, uma área com demonstrações de equipamentos de última geração e serviços de alta tecnologia que agregam valor na produção agrícola.

Em parceria com a Coopercitrus – Cooperativa de Produtores Rurais, de Bebedouro (SP), esse espaço terá demonstrações de amostradores de solo com GPS, sistemas de piloto automático controlados por satélite, veículos aéreos não tripulados, sistemas de gestão integrada da propriedade agrícola com acesso remoto, equipamentos com sensores que fazem a leitura de clorofila da planta.

As tecnologias apresentadas no Polo de Precisão permitem fazer o uso racional de insumos, minimizando o impacto ambiental.

Com a estimativa de realizar 300 reuniões entre empresários brasileiros e estrangeiros, a 16ª Rodada Internacional de Negócios começa nesta terça-feira (28), na Agrishow 2015, e conta com compradores oriundos de países, como Argélia, Bélgica, Canadá, Egito, Estados Unidos, Filipinas e Tailândia. Do Brasil, são cerca de 30 empresas do setor. A iniciativa é uma ação do Programa Brazil Machinery Solutions, fruto de uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

O setor de biomassa vive um momento de excelentes perspectivas em termos de contribuição para aumentar a geração de energia no país, conferindo assim maior equilíbrio à matriz energética brasileira. A avaliação foi feita nesta segunda-feira (27), pelo diretor-executivo da Abag – Associação Brasileira de Agronegócio, Luiz Cornacchioni, em entrevista coletiva na Agrishow 2015. Segundo ele, com a perspectiva do preço da energia de biomassa atingir a marca de aproximadamente R$ 220,00 o MW/hora, no leilão previsto para as próximas semanas, a tendência é haver maior interesse por parte dos produtores de cana, madeira, arroz e outros segmentos.

“Essa será uma grande oportunidade para a mudança da matriz energética, com maior participação da biomassa nela. Isso ganha ainda maior importância quando se lembra de que o custo de geração das termelétricas em atividade beira os R$ 650,00 o MW/hora”, lembra Cornacchioni. O dirigente também fez um balanço das perspectivas da produção agrícola para 2015. Segundo diz, o balanço deve ser ainda favorável, pois a crise vivida por alguns segmentos foi atenuada pelo efeito da elevação cambial, que aumentou os ganhos da área de grãos.

 

Prêmio Trator do Ano

O Prêmio Trator do Ano será entregue nesta terça-feira (28) na Agrishow 2015. Será anunciado o modelo vencedor, bem como os primeiros lugares nas quatro categorias de produto – até 80 cv, de 80 a 130 cv, de 130 a 200 cv e acima de 200 cv – e na categoria Especiais. A seleção ocorreu por meio da somatória de notas obtidas na votação popular (20%) e da mídia especializada no setor de máquinas agrícolas (10%) e da análise do júri técnico (70%), formado por seis especialistas da área de mecanização agrícola, de quatro diferentes regiões do Brasil. O vencedor será aquele que, entre os finalistas, obtiver a melhor avaliação do júri técnico e levará o título de Design do Ano.

A Case IH anunciou na Agrishow 2015 uma série de equipamentos voltados para o segmento sucroenergético e também para cafeicultura. Um dos destaques na área sucroenergética é a premiada colhedora de cana da série A8800 Multi Row, com sistema de divisores de linha, que tem como característica a flexibilidade de atender a colheita em diferentes espaçamentos. Além desse equipamento e da sua plantadora PTX7010, a empresa apresentou os transbordos VTX 21000 e VTX 10000, o cultivador dupla ação hard 6×4 e o sulcador de duas linhas. Já na área cafeeira, a Case IH mostra na feira as colhedoras Coffee Express 100 e 200, o Reboke Coffee 5000, a Driaton 1600, implemento mais conhecido como trincha, que serve tanto para a capina quanto para incorporar restos de cultura ao solo.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL AGRISHOW 2015

 

Dia 28/04 (terça)EVENTOLOCAL
09h30/12h00DEMONSTRAÇÕES DE CAMPO

GRUPO DE NOVAS TECNOLOGIAS

ÁREA DEMONSTRAÇÕES (AVENIDA G, RUA 14)
09h40/12h00DEMONSTRAÇÕES DE CAMPO

GRUPO AGRICULTURA

ÁREA DEMONSTRAÇÕES (AVENIDA G, RUA 14)
10h00PRÊMIO TRATOR DO ANO 2015Auditório do IAC
11h00POSSE NOVA DIRETORIA ABIMAQ -CSEI – CÂMARA SETORIAL DE EQUIPAMENTOS DE IRRIGAÇÃOPraça Central
14h00/16h30DEMONTRAÇÕES DE CAMPO

GRUPO PECUÁRIA

ÁREA DEMONSTRAÇÕES (AVENIDA G, RUA 14)
14h10/16h30DEMONSTRAÇÕES DE CAMPO

GRUPO DE NOVAS TECNOLOGIAS

ÁREA DEMONSTRAÇÕES (AVENIDA G, RUA 14)

 

COLETIVAS DE IMPRENSA PROGRAMADAS

 

Dia 28/04 (terça)EMPRESAEVENTOLOCAL
09h00NEW HOLLAND AGColetivaEstande
12h00MASSEY FERGUSONColetivaSala de Imprensa
14h30TOYOTAColetivaEstande
17h30CUMMINSHappy HourEstande

 

AGRISHOW 2015 – 22ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação
Data: 27 de abril a 01º de maio de 2015
Local: Rodovia  Antônio  Duarte  Nogueira, Km 321 – Ribeirão Preto (SP)
Horário: das 8h às 18h
Ingressos: Estarão à venda na bilheteria durante o evento.
www.agrishow.com.br

Crédito foto: Ofício da Imagem

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.