GAF se consolidou como principal espaço de discussões sobre o agronegócio no Brasil, com nomes como Graça Machel, Al Gore, Lawrence Summers e Parag Khanna.
A Datagro, consultoria agrícola que atua em mais de 50 países, acaba de confirmar que o Global Agribusiness Forum (GAF) terá, pela primeira vez, uma edição fora do Brasil. O evento será realizado em Punta del Este, no Uruguai, dentro do Agro En Punta Expo & Business 2025, que será realizado de 5 a 7 de fevereiro.
Criado em 2012 pela Datagro Experience, área de negócio focada em eventos da consultoria, o GAF se consolidou como o principal palco de discussões sobre o agronegócio na América Latina. Ao longo das últimas edições, nomes importantes passaram pelo evento, como Graça Machel, ativista e política moçambicana, Al Gore, ex-Vice-presidente dos Estados Unidos, Lawrence Summers, ex-Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Parag Khanna, cientista político, entre outros. Políticos, como ministros e até presidentes da República, já participaram do evento.
“O GAF nasceu com o propósito de reunir autoridades em diferentes temas para, juntos, pensarmos esta importante engrenagem da economia brasileira, que é o agronegócio, pilar estratégico de sustentação do Produto Interno Bruto e que alimenta o mundo”, comenta Plinio Nastari, presidente da Datagro. “Toda essa vocação para produzir alimentos e bioenergia também impulsiona a busca por mais conhecimento e essa a missão do GAF ao internacionalizar sua realização”, acrescenta.
O Uruguai, primeiro país a receber o fórum, tem forte vocação agropecuária, com destaque para a produção de carnes, soja, arroz, dentre outras culturas. Com mais de 40 anos de atuação, a Datagro é responsável por toda curadoria de palestrantes do segundo dia do evento.
Entre os nomes confirmados para o GAF em Punta del Este estão Walter E. Baethgen, pesquisador da Universidade de Columbia, Pedro Martel, chefe da divisão de meio ambiente, desenvolvimento rural e gestão de riscos de desastres do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Marcelo Secco Arias, CEO da Marfrig Conosur, dentre outros.
“A expansão do GAF é um feito importante, que reflete o compromisso da Datagro em liderar discussões globais sobre os desafios e as oportunidades do agronegócio. Levar o fórum ao Uruguai, em parceria com o Agro En Punta, muito nos orgulha e reforça nossa vocação de conectar lideranças e promover soluções inovadoras e sustentáveis para o setor”, afirma Luiz Felipe Nastari, diretor de comunicação, eventos e educação da Datagro.
A edição no Uruguai abre o calendário de eventos da consultoria, que organiza dezenas de conferências anualmente. Ao longo dos últimos anos, a Datagro promoveu mais de 1,6 mil horas de conteúdo, mobilizando mais de cinco mil palestrantes e 150 mil participantes. Desde o ano passado, o GAF ocorre dentro do Global Agribusiness Festival (GAFFFF), evento da Datagro com a XP e a Corteva Agriscience, que este ano será realizado dias 5 e 6 de junho, no Allianz Parque, em São Paulo. O GAFFFF precederá as discussões da COP30, realizada no Brasil, em novembro.
Além de palestras, o evento também reúne expositores em uma feira de negócios, com participação de startups, universidades e produtores, além de atrações gastronômicas e de música.
Agro En Punta – O AgroEnPunta Expo & Business 2025 ocupará mais de 6.000 m² de exposição e contará com a presença de mais de 160 expositores. O evento reunirá empresas e lideranças globais dos setores de agroexportação, tecnologia e sustentabilidade, com foco em criar um ambiente para troca de experiências e conexões estratégicas.
Durante os três dias, debates internacionais abordarão temas como inovações tecnológicas, produção sustentável e o impacto socioeconômico do agronegócio, enquanto rodadas de negócios e sessões de networking fomentarão colaborações internacionais.
Sobre a Datagro – Com 40 anos de mercado, a Datagro é uma consultoria com atuação global e referência no setor. Os dados e análises produzidos sobre agropecuária e clima, orientam a tomada de decisão de clientes em mais de 50 países. São mais de 130 relatórios mensais sobre mais de dez culturas e mercados. Ao todo, a Datagro reúne oito unidades de negócios: Consultoria Estratégica, Alta Performance, Análise de Mercado, Financial, Governos, Gestão, Markets e Experience – área responsável pelos eventos, incluindo o Global Agribusiness Fórum (GAF) e o Global Agribusiness Festival (GAFFFF), realizado com apoio da XP e Corteva Agriscience na cota Apresenta do evento.