6 de outubro de 2023

CropLife Brasil e USP lançam curso sobre insumos agrícolas ilegais

Com aulas EaD, projeto irá capacitar os profissionais de repressão e fiscalização sobre os defensivos ilegais contrabandeados e falsificados. 

A Escola de Segurança Multidimensional (ESEM) da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a CropLife Brasil (CLB), associação de empresas que atuam na pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias para produção agrícola sustentável, promovem o curso de fiscalização de Insumos Agrícolas Ilegais, que conta com apoio institucional do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O novo módulo do programa teve início nessa segunda-feira (25) e as inscrições seguem abertas até 20 de outubro de 2023. 

O curso é o terceiro módulo do “Programa de Formação para o Combate aos Mercados de Insumos Agrícolas Ilegais”. Ao todo, o programa é dividido em quatro módulos, que podem ser feitos de maneira independente. A nova etapa, que será ministrada de forma remota durante 25 de setembro a 30 de novembro de 2023, conta com 30 horas de conteúdo. O público-alvo são fiscais, agentes de segurança pública e privada, membros das Forças Armadas, funcionários públicos e estudantes. “Com essa parceria, conseguimos oferecer aos nossos alunos uma visão prática sobre o tema dos insumos agrícolas ilegais em suas múltiplas dimensões, como a falsificação, o contrabando, a venda irregular e as operações de policiamento, investigação e fiscalização necessárias para controlar e reprimir essas atividades ilícitas”, explica Leandro Piquet, professor de Relações Internacionais da USP e um dos desenvolvedores do curso. 

A ideia do programa é oferecer formação profissional continuada a agentes de segurança pública e privada brasileiros e latino-americanos que atuem ou se interessem pela produção, circulação e comercialização de insumos agrícolas ilegais. O objetivo central é que o concluinte esteja apto a fiscalizar, isto é, a reconhecer, apreender, manusear e investigar o contrabando e outros crimes relacionados aos insumos agrícolas ilegais. Entre 2019 e 2022, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) registrou a apreensão de mais 925 toneladas de agrotóxicos ilegais em vários estados do País. Somente em 2022, foram mais de 396 toneladas apreendidas.  

“Acreditamos que é necessário um reforço nas políticas de repressão a estes ilícitos. Nesse cenário, é essencial investir na capacitação de profissionais para reconhecer e apreender o produto ilegal, e claro, na conscientização do agricultor sobre os perigos do uso desses produtos, sejam eles defensivos químicos, biológicos e até mesmo sementes. O curso EAD de Fiscalização de Insumos Agrícolas Ilegais foi especialmente pensado para aqueles que estão na linha de frente, combatendo a venda, transporte e uso desses insumos”, explica Nilto Mendes, gerente do Comitê de Combate a Produtos Ilegais da CropLife Brasil.

Sobre a CropLife Brasil
A CropLife Brasil (CLB) é uma associação que reúne empresas, especialistas, e instituições que atuam na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias em quatro áreas essenciais para a produção agrícola sustentável: germoplasma (mudas e sementes), biotecnologia, defensivos químicos e produtos biológicos.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.