19 de setembro de 2022

Conselho do Agro da ACSP recebe Marcos Montes

O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Marcos Montes Cordeiro, foi o convidado da reunião mensal realizada pelo Conselho do Agronegócio (CA) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) nesta segunda-feira, dia 19, na capital paulista, na sede da entidade. O encontro teve a participação do Presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP), Alfredo Cotait Neto; de Cesário Ramalho, Coordenador do CA; Heráclito Fortes, ex-senador e Presidente do Conselho Político e Social (COPS) da ACSP; Guilherme Sória Bastos Filho, Secretário de Política Agrícola do MAPA; Teresa Vedramini, Presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), e o Diplomata e candidato ao Senado da Itália, André Matarazzo. Também houve a participação de um grande público pela Plataforma Zoom, como Ricardo Santin (Presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal), Alysson Paolinelli (ex-ministro da Agricultura e candidato ao Prêmio Nobel da Paz), diretores da SRB, empresários e lideranças do Agro Brasil.

O Ministro falou de sua vida política, como iniciou o trabalho com a ex-ministra Teresa Cristina, do gigantismo do Plano Safra do Brasil, da necessidade de aumentarmos a produção de fertilizantes e previu que a balança comercial do agronegócio brasileiro deve alcançar US$ 160 bilhões neste ano. “O Agro vive um novo momento. O Plano Safra chegou a quase R$ 350 bilhões, ajudando principalmente os pequenos e médios produtores. O setor está bem acelerado, muito à frente de outros setores da economia. Graças a intensos investimentos em Ciência e Tecnologia. E também à atenção diferenciada que recebe da Presidência da República e do Ministério da Economia”, garantiu. Marcos Montes ainda abordou os problemas enfrentados para a normatização dos pontos mais importantes do Código Florestal, criado há dez anos, e a urgência em melhorarmos a imagem do país no exterior. “Viajamos bastante. Tanto que penso estarmos fazendo um autêntico papel de Relações Exteriores para o nosso país”, brincou. E terminou enfatizando a importância de levar mais crédito oficial ao Agro. “Não queremos fazer um Plano Safra Brasil, mas sim, um Plano Safra Mundial. E precisa ser plurianual”, defendeu.

Os conselhos da diretoria executiva da Associação Comercial de São Paulo funcionam como órgãos de debate e de consulta sobre grandes temas nacionais que impactam na infraestrutura, economia, no varejo, nas cidades, na indústria, no comércio e nos serviços. Eles também auxiliam na definição de caminhos para a defesa da livre-iniciativa e das instituições democráticas. Há mais de um ano, promove encontros com lideranças do Agronegócio para debater os problemas, os desafios e as realizações do segmento.

A ACSP, entidade com quase 130 anos de história, inaugurou o seu Conselho do Agronegócio em setembro do ano passado, em um evento que teve palestra do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli e do então secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges. O Conselho deseja se inserir cada vez mais nos temas relacionados ao segmento. E já debateu com gente como o ex-ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes; Tereza Vendramini, o ex-deputado federal Nilson Leitão, presidente do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), dentre outros.

A parte final do evento ficou por conta de várias dúvidas e muitos pleitos discutidos pelos participantes com o ministro, sobre crédito, legislação sobre madeira, autorizações de plantio, certificados de crédito e imagem do agro Brasil aqui dentro e no exterior. “Foi uma manhã riquíssima. Muito bom conhecer mais detalhes da vida pessoal e política do ministro e estreitar os laços do segmento com os agentes econômicos que atuam e são representados na Associação Comercial”, avaliou Alfredo Cotait Neto. “O balanço das reuniões que estamos fazendo desde o ano passado é excelente. Vamos permanecer ouvindo e debatendo os rumos da economia brasileira e do Estado de São Paulo. Isso é bom para os empresários, para a sociedade e para o país”, comemorou Cesário Ramalho.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.