11 de maio de 2019

Conselho Diretor da ANDAV apresenta pleitos do setor ao MAPA

Nesta quarta-feira, dia 8, o Conselho Diretor da ANDAV se reuniu na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em Brasília (DF), com o Secretário de Política Agrícola, Eduardo Sampaio Marques, para exposição dos principais pleitos do setor de insumos agropecuários e reforçar a comunicação com a pasta comandada pela ministra, Tereza Cristina.

O encontro também contou com a presença do Diretor de Gestão de Risco do MAPA, Pedro Loyola, o Diretor do Departamento de Financiamento e Informação, Wilson Vaz e o Diretor do Departamento de Estudos e Prospecção da Secretaria de Política Agrícola, Luis Eduardo Pacífico Rangel.

Os conselheiros da ANDAV apresentaram um documento relacionando as demandas dos mais de 1600 associados, distribuídos em 25 estados brasileiros, e que em 2017 foram responsáveis por movimentar 38% dos R$ 104 bilhões gerados pelo Mercado de Insumos Agrícolas no país.

A comitiva destacou a importância da retomada do debate sobre o Crédito Rural, quanto aos Recursos Públicos Subvencionados e a disponibilização de mais recursos livres. Para os distribuidores deveriam ser alocados mais recursos para o Programa de Subvenção do Seguro Rural – PSR, proporcionando ao produtor a cobertura de riscos quanto a intempéries e preços dos produtos.

Também foi tratada a reativação da Comissão do Seguro Rural, com o objetivo de reavaliar o Programa com a participação dos distribuidores de insumos, indústria, trading e dos bancos, ou seja, o seguro rural com a participação privada. Os diretores da ANDAV defendem que neste projeto cabe uma revisão de conceitos e limites para cada ente, de forma que possa atrair a iniciativa privada junto à Gestão de Risco do Campo.

O papel do distribuidor como financiador do agronegócio no Brasil também ganhou destaque. Segundo documento apresentando pela ANDAV, as instituições financeiras do setor privado deveriam ter uma participação mais efetiva no financiamento da produção rural, o que estimularia o investimento do próprio distribuidor no produtor rural. “A reinvindicação é de que seja estimulada a utilização de títulos do agro, para a movimentação e captação de recursos, fator fundamental para o financiamento da produção, mas para isso deveremos ter uma política de incentivo às instituições para adentrarem nesse processo como fundamentais financiadores”. Esclarece o ofício da comitiva.

Outros assuntos também receberam atenção, a exemplo dos benefícios tributários, a Tabela de Frete e a segurança no campo e na distribuição.

Fonte: ANDAV

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.