Congresso da ABAG vai destacar caminhos para fortalecer agroalianças

Compartilhe:

O evento será realizado na próxima segunda-feira, dia 11, em São Paulo, e terá formato híbrido. Painéis vão reunir autoridades e grandes personalidades do agronegócio.

 

24º Congresso Brasileiro do Agronegócio, uma realização da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), em parceria com a B3 – a bolsa do Brasil, acontecerá a próxima segunda-feira (11/8), em São Paulo (SP), e mostrará caminhos para construir e fortalecer as agroalianças, superando desafios nacionais e internacionais, propiciando o crescimento sustentável do setor e a manutenção da competitividade para garantir a segurança alimentar e energética, por meio da produção sustentável e fornecimento de alimentos, fibras e bioenergia.

Com início às 9h, o evento será realizado em formato híbrido, deve receber cerca de 800 participantes no Sheraton São Paulo WTC Hotel, e ser acompanhado por mais de três mil pessoas, por meio do YouTube. Para acessar a transmissão online, em tempo real, é só se inscrever gratuitamente no site oficial.

A programação terá início com a solenidade de abertura, conduzida por Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da ABAG e por Gilson Finkelsztain, CEO da B3. Está prevista a participação do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; do governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas; e do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, além das presenças confirmadas de Arnaldo Jardim, vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA); Guilherme Campos, secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária; Jorge Viana, presidente Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil); Silvia Massruhá, presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); e Tirso de Salles Meirelles, presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de São Paulo – FAESP/SENAR.

Ainda na abertura, Carvalho apresentará o documento “Agronegócio frente às Mudanças Climáticas”, posicionamento oficial do agronegócio brasileiro para a COP30, cujo objetivo é reiterar o papel do agro como parte da solução para os desafios do clima e o protagonismo do Brasil. O material aponta como o setor pode contribuir com a agenda de mitigação e adaptação, quais são os caminhos para destravar o financiamento na agropecuária sustentável e a relação entre o agro e o mercado de carbono.

Após a cerimônia, o Embaixador Roberto Azevêdo, diretor geral da OMC (2013-2020), consultor da ABAG, presidente da 9G Consultoria e presidente Global de Operações da Ambipar, ministrará a palestra inaugural “Agroalianças e o Futuro”, que avaliará o atual cenário geopolítico e seus impactos para o agro brasileiro e reafirmará a importância da construção de parcerias estratégicas para o futuro do setor, em meio aos inúmeros desafios externos, especialmente, com a imposição de tarifas pelos Estados Unidos.

O painel “Alimentos, Energias e Inovação” contará com as análises de Alfredo Miguel, diretor LATAM da John Deere; Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS; Larissa Wachholz, Senior Fellow do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI); e Marcio Santos, CEO da Bayer e presidente da divisão Crop Science Brasil, sobre quais são os impactos do atual contexto geopolítico e o papel da inovação tecnológica e da digitalização na competitividade do setor. A moderação é do jornalista William Waack.

Na sequência, a ABAG homenageará o Globo, por seu centenário. O ex-Ministro Roberto Rodrigues, professor emérito da FGV e conselheiro da Abag, fará a saudação de entrega.

Abrindo a programação da tarde, o painel “Agrobrasil com Crescimento Sustentável: Financiamento e Mercado de Capitais” discutirá o mercado de capitais, as fontes de financiamentos verdes e crédito rural oferecido por instituições privadas para fomentar o uso de novas tecnologias e garantir a aquisição de insumos e equipamentos, resultando em eficiência e produtividade no campo e maior competitividade para o agro nacional. Também moderado por Waack, contará com participação de Bruno Gomes, superintendente de Securitização e Agronegócio da Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Bruno Santana, CEO e fundador da Kijani Investimentos; Flavia Palacios, diretora da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima); Luiz Masagão, vice-presidente de Produtos e Clientes da B3; e Raphael Silva de Santana, gerente Nacional de Agronegócios do SICOOB.

A ABAG prestará homenagens ao Embaixador Alexandre Parola, que receberá o Prêmio Ney Bittencourt de Araújo – Personalidade do Agronegócio, e à ex-Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, que será contemplada com o Prêmio Norman Borlaug – Sustentabilidade. As apresentações das homenagens ficarão a cargo de Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da entidade, e de Marcelo Ribeiral, presidente do Grupo Agroceres, e de Eduardo Assad, consultor do Observatório de Bioeconomia da Fundação Getulio Vargas (FGV), respectivamente. Logo após, Roberto Rodrigues fará a saudação da homenagem ao Estadão, pelos 150 anos de história.

Considerado um dos mais importantes eventos da cadeia do agronegócio no país, o Congresso Brasileiro do Agronegócio será finalizado com a mesa redonda, que tratará os principais aspectos da “Transição Energética”. Moderada por Ingo Plöger, vice-presidente da ABAG, terá como debatedores Anelcindo Souza, vice-presidente de Marketing de Sementes da Corteva; o Embaixador Alexandre Parola; o deputado Federal Arnaldo Jardim; Luís Roberto Pogetti, presidente do Conselho de Administração da Copersucar; e William Vella Nozaki, conselheiro de Administração da Transpetro e gerente Executivo de Gestão Integrada da Transição Energética na Petrobras.

Serviço:

  • 24º Congresso Brasileiro do Agronegócio – Presencial e On-Line
  • Tema: Agroalianças
  • Data: 11 de agosto de 2025
  • Horário: das 9h às às 18h
  • Local: Sheraton WTC São Paulo Hotel – Av. das Nações Unidas, 12559
  • Informações e inscriçõeshttps://congressoabag.com.br/
plugins premium WordPress