14 de setembro de 2022

Começa o 14º Congresso de Marketing do Agro ABMRA

São cinco painéis e duas palestras internacionais inéditas sobre casos de sucesso global.

Está sendo realizado nesta quarta-feira, dia 14, o 14º Congresso de Marketing do Agro ABMRA, iniciativa da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA), no Blue Tree Transatlântico, em São Paulo. Com o tema “A Comunicação como Agregadora de Valor e Condutora da Boa Reputação do Agro”, o Congresso apresenta cinco painéis que se complementam de forma a passar uma visão macro dos benefícios da comunicação multiplataforma, feita com qualidade em todas as etapas, do briefing, passando pelas validações, peças e divulgação ao mercado. A Plataforma AgroRevenda é Apoiadora de Mídia do evento. “Estamos debatendo temas que ajudem a elevar a imagem do Agro. Mostrando conteúdos que ajudam as empresas a se comunicarem melhor com os produtores rurais e com todos os demais elos da cadeia produtiva. Há muitos desafios para levar as mensagens certas para os vários públicos”, explicou Ricardo Nicodemos, presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA). O encontro destaca exemplos concretos e emblemáticos que mostram claramente que as empresas não estão sabendo se comunicar com um dos principais setores da economia. “Reunimos casos de sucesso, palestrantes internacionais e representantes de entidades e setores que ajudam a mostrar os melhores caminhos para a comunicação e o marketing”, reforçou Nicodemos.

No total, são vinte especialistas compartilhando experiências e estudos. Os painéis são ‘O Valor da Imagem e da Reputação Para uma Marca’; ‘Qual o Perfil do Produtor Rural e o que Pensa a População sobre o Agro’; ‘Agregar Valor aos Produtos para Fortalecer os Produtores e o Agro’; ‘Na Era do Digital, a Importância do Cross Mídia’, e ‘Na Comunicação Tudo é Possível, Mas Nem Tudo Convém’. “As empresas do agronegócio não são lembradas nas pesquisas sobre marcas mais famosas e significativas”, decretou Eduardo Heiji, CEO da TM20 Branding. “Toda crise é passageira. E ela vai ocorrer. E tem um custo reputacional. Hoje, a sociedade exige respostas após 21 minutos. Porém, metade dos profissionais das empresas acham que as suas corporações não estão preparadas”, advertiu Patrícia Marins, Sócia da Oficina Consultoria. E ela concluiu depois: “Defina bem o que é um problema, um incidente e uma crise”.

Destaque, ainda, para duas palestras internacionais, com dois exemplos que mudaram a história de importantes cadeias produtivas. Stephen James, diretor do projeto ‘Got Milk’, da Associação dos Produtores de Leite da Califórnia (EUA), vai contar a história desta campanha veiculada desde 1993 e que foi responsável pelo sólido crescimento do consumo de leite nos Estados Unidos. Outro caso é ‘Avocados From Mexico’, tradicional anunciante do Super Bowl, a final do futebol norte-americano, em que cada comercial de TV de 30 segundos custa em torno de US$ 5,5 milhões (cerca de R$ 29 milhões). Ivonne Kinser, vice-presidente de marketing do ‘Avocados From Mexico’, falará sobre os fundamentos desse projeto de comunicação e de propaganda, que levou a marca a um patamar não imaginado. “O Congresso é dirigido a profissionais de comunicação e marketing das empresas, agências, instituições privadas e públicas e veículos de mídia. A programação é intensa e diversificada e foi elaborada para impactar os participantes com visões e insights que servirão como inspiração para a construção de grandes e exitosas estratégias de comunicação”, complementa Liliane Bortoluci, Diretora da ABMRA e responsável pelo Congresso.

 

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