14 de março de 2023

Chile informa 1º caso comercial de IA e suspende exportação

O Serviço Agropecuário (SAG), do Chile, confirmou a detecção do primeiro caso de gripe aviária no setor privado, correspondente a uma unidade industrial avícola localizada na Região de O’Higgins. Após a constatação, o SAG ativou o protocolo existente que envolve o abate das aves afetadas e o isolamento da área, medidas sanitárias que visam evitar a propagação da doença para outras granjas avícolas. O ministro da Agricultura, Esteban Valenzuela, especificou que é “um caso comprovado em um plantel da Agrosuper no setor oeste da comuna de Rancagua. O SAG procedeu ao controle da referida área de imediato e, além disso, cumprindo as mais rigorosas normas, a Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA) foi informada. Por isso, foi suspensa a exportação de carne de aves”, informa a autoridade.

A medida, tomada pela SAG, traduz-se na auto-suspensão da certificação das exportações de produtos avícolas nacionais, decisão comunicada à OMSA e a todos os seus parceiros comerciais. A esse respeito, Carlos Orellana, chefe da Divisão de Proteção Pecuária do SAG, explicou que a medida tomada pelo serviço tem por base o fato de “estarmos vendo agora a afetação de uma granja comercial. Estamos falando de 40 mil aves reprodutoras. Essa planta está localizada na sexta região e por precaução suspendemos nossa certificação de exportação”, afirmou. A diretora nacional do SAG, Andrea Collao, comentou que “há quase 4 meses o Serviço Agropecuário desenvolve uma estratégia sanitária de prevenção (…) Em menos de 24 horas [do registro de caso suspeito] foi efetuada uma detecção precoce, o que reflete que o sistema funciona. Agora, precisamos enfatizar as medidas de biossegurança que os estabelecimentos devem ter”, disse Collao.

Cabe destacar que o SAG vem trabalhando em estreita colaboração com o setor privado desde o levantamento do alerta global sobre um vírus altamente patogênico que chegou ao país através de aves migratórias do hemisfério norte em dezembro do ano passado, ativando uma campanha de emergência em todo o Chile . Até o momento, existem 12 regiões com casos positivos de influenza aviária altamente patogênica em aves silvestres e domésticas, com um total de 27 espécies de aves afetadas. Falando pela indústria, Juan Carlos Domínguez, presidente da Chile Carne, expressou que “dados os protocolos que o SAG teve e a implementação realizada, foi possível atuar com antecedência. Portanto, já estão sendo tomadas medidas para conter (…) e em menos de 30 dias poderemos recuperar o status que sempre tivemos de país livre da gripe aviária”, disse o representante sindical.

Durante os últimos 4 meses, o SAG recolheu amostras de mais de 16.000 aves de criações domésticas, quase 4.000 de aves industriais e perto de 3.000 de aves selvagens, de forma a detectar antecipadamente a presença do vírus e tomar as medidas necessárias para minimizar a sua ocorrência e seu impacto no país.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.