28 de abril de 2022

Carlão da Publique recebe Prêmio Deusa Ceres em Destaque Comunicação Rural

A homenagem é conferida pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo há cinquenta anos e homenageia os profissionais que se destacam no Agronegócio do Brasil.

O Técnico Agrícola, Jornalista e CEO do Grupo Publique Carlos Alberto Silva, o ‘Carlão da Publique’, foi homenageado nesta quarta-feira à tarde, durante a Agrishow 2022, pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEAESP), recebendo o Prêmio Deusa Ceres como ‘Destaque Comunicação Rural’. A cerimônia foi realizada no Centro de Convenções da Cana-de-Açúcar, no Parque de Exposições de Ribeirão Preto (SP), onde está sendo realizada a Agrishow. E contou com a presença dos ex-ministros Roberto Rodrigues, da Agricultura, Ricardo Salles, do Meio Ambiente, Aldo Rebelo, da Defesa, além de Maurílio Biagi, empresário do setor de bebidas e cana-de-açúcar, além de Presidente da Agrishow.

“Eu sou Técnico Rural de formação, mas acabei passando a minha vida mostrando e falando da capacidade do agricultor e pecuarista do nosso país. E posso dizer que o programa que criei, o Fala Carlão, em oito anos ouviu muito mais Agrônomos do que qualquer outro profissional. Logo, é fácil entender como me sinto lisonjeado com essa lembrança”, agradeceu Carlão.

Ele é Técnico Agrícola, Jornalista e CEO do Grupo Publique. Foi criador de Gir Leiteiro e Presidiu a Associação Paulista dos Criadores da raça (APCGIL). Possui 34 anos de experiência nos assuntos da Agricultura e Pecuária nacional e internacional. Já editou as publicações AgroGuia, do jornal Folha de São Paulo, Revista Gir Leiteiro e Revista da Zootecnia (da Associação Brasileira de Zootecnia – ABZ). Acumula o cargo de Publisher da Revista AgroRevenda, editor e membro do Conselho Editorial da Revista Noticiário da Tortuga | DSM, além de várias publicações customizadas para clientes do Grupo Publique.

Também integra o Conselho Superior do Agronegócio (COSAG) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e já conquistou os Prêmios Especiais ‘Nelore Fest 2001’ e ‘Beef Expo 2015’, além de ter sido eleito ‘HOMEM DA MÍDIA’ pela Associação Brasileira de Criadores (ABC), em 2012, e Personalidade do Ano pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA). Carlão ainda comanda eventos ligados ao segmento, faz palestras pelo Brasil inteiro e é apresentador do programa ‘Fala Carlão’, que tem quase cinco mil edições produzidas desde 2014 e atualmente vai ao ar no Canal do Boi e em todas as redes sociais do Grupo Publique.

A AEASP nasceu em 1944, com o objetivo de unir os profissionais da agronomia na busca por seus interesses e promover a valorização da categoria. A entidade é filiada a Confederação das Federações de Engenheiros Agrônomos do Brasil (CONFAEAB).  As eleições ocorrem a cada três anos e o voto é secreto. Estão no escopo da AEASP o acompanhamento da evolução da agronomia, da agropecuária, das questões ambientais e de todo o universo que envolve a atuação do engenheiro agrônomo. Mazotini, Presidente da AEASP: “Homenagear os engenheiros e enaltecer o trabalho que eles fazem é reconhecer uma atividade que ajuda a alimentar o Brasil e o mundo. E a homenagem também é para outros profissionais que também atuam na mesma cadeia, enaltecendo o trabalho deste setor que ajuda tanto a economia brasileira, ainda mais nestes tempos de tantos desafios”, explicou Henrique Mazotini, Presidente da AEASP.

Outros dez profissionais também receberam homenagens da Associação. Evaristo de Miranda levou o Troféu Deusa Ceres como Engenheiro Agrônomo do Ano. Evaristo implantou e dirigiu três Centros Nacionais de Pesquisa na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). É agrônomo formado na França, fez Mestrado e Doutorado, escreveu mais de 50 livros, mil artigos científicos e de divulgação no Brasil e no exterior. “Agradeço por viver esse mundo rural tão maravilhoso. A Agronomia é uma ciência fascinante. E, hoje, sabemos que Sustentabilidade pede Inovação. Nossa Agropecuária ficou enorme e vai continuar crescendo. Nossa dinâmica é impressionante. Só no ano passado, abrimos mercados em 30 países para mais de 60 produtos. Com atuação decisiva do Agrônomo. Uma profissão que só me trouxe alegria. Precisamos entender as leis que regem a produção vegetal. Porque Agricultura é sempre primeiro ano, mudando sem parar”, discursou Evaristo.

A AEASP ainda distribuiu as Medalhas ‘Fernando Costa’ para sete profissionais. O professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP) e Pesquisador Carlos Eduardo Pellegrino Cerri no setor de Ação Ambiental. “Estou muito feliz porque recebo essa medalha hoje, assim como meu pai, 25 anos atrás. Confio que estamos fazendo um trabalho muito importante. A nossa Agricultura está fazendo da solução dos problemas ambientais e, ao mesmo tempo, ajudando a alimentar o planeta”, afirmou. Na área de Ensino, o indicado foi Zacarias Xavier de Barros, professor e chefe do Departamento de Engenharia Rural e Socioeconomia da UNESP. “Com 11 anos, saí de casa sozinho para estudar. Pedi ao meu pai e ele aceitou. E tive muita ajuda dos meus irmãos. É a coroação da minha carreira, depois de 41 anos”, falou emocionado. Na Extensão Rural, o premiado foi Victor Branco de Araújo, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. “A nossa trajetória envolve a vida de muita gente boa e trabalhadora”, falou José Fernandes Franco, empresário do ramo de Turismo, foi lembrado na área da Iniciativa Privada. “Empreender é ganhar dinheiro, mas gerar o bem, a solidariedade, perpetuar a sustentabilidade e cuidar dos colaboradores e da sociedade”, garantiu.

Em Cooperativismo, Diogenes Kassaoca, da Gerência de Mercado da Ceasa de Campinas (SP) foi o vencedor. “Todas as pessoas simples precisam do trabalho das cooperativas. A profissão de Engenheiro Agrônomo é abençoada. É muito gostoso fazer o que se gosta”, falou. Antonio Ambrósio Amaro foi lembrado como Pesquisa, pelo trabalho desenvolvido no Instituto de Economia Agrícola. “São 60 anos de formado na Esalq – USP. A homenagem também transfiro para meus professores, mestres e colegas de trabalho. E amei atuar como agrônomo”, confessou. Na Defesa Agropecuária, Chukichi Kurosawa recebeu o símbolo. “A área de defesa agropecuária é fundamental porque garante sanidade e qualidade aos produtos agrícolas e pecuários que chegam à mesa das famílias”, alertou.

Por fim, a medalha Joaquim Eugênio de Lima foi para José Manoel Gobbi de Oliveira, Diretor da Gobbi Paisagismos, empresa especializada em projetos de áreas verdes, unindo as potências da Agronomia e Arquitetura. “No passado, poucos agrônomos se interessavam pelo paisagismo. A realidade mudou bastante. E é um caminho ainda inicial, que pode e deve avançar muito mais”, apontou. E o Destaque Empresa ficou para a Herbae Consultoria e Projetos Agrícolas Ltda, representada pelos Marcos Antonio Kuva e Tiago Pereira Salgado. “Agradeço a todos, ao meu sócio e a Associação. Foram anos de muito trabalho, viajamos muito. O importante é sempre estudar e não desistir., afirmou Marcos Antonio.

A cerimônia ainda homenageou os 130 anos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. “São pessoas que fizeram história ao passar pela Secretaria e criaram a grandeza do Agro paulista. Que é muito forte e responde às demandas dos produtores. Basta ver as dependências da Agrishow neste ano”, agradeceu o Secretário Adjunto Orlando de Castro.

Ao fim, o ex-ministro Aldo Rebelo lembrou todos os momentos que cercaram a aprovação do Código Florestal do Brasil, que comemora dez anos em 2022.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.