30 de abril de 2015

Livro do Carlão da Publique na ExpoZebu

capa livro andancasO livro “Andanças, escrito pelo empresário Carlos Alberto da Silva, muito conhecido no meio do agronegócio como Carlão da Publique, será lançado, no dia 4 de maio, na Casa do Zebu, durante a próxima ExpoZebu, em Uberaba (MG) e faz parte da programação oficial da feira. O evento também marca a trigésima participação ininterrupta do autor na maior mostra de zebuínos do mundo. A tarde de autógrafos tem início às 12h.

contra capa livro andancas“Andanças” é o primeiro livro de crônicas de Carlão e traz ao leitor muitas tintas e imagens mentais de emoção, compartilhamento e memória. Uma leitura que, sem dúvida, vai emocionar a todos. O prefácio do livro é do jornalista e diretor de redação da Revista DBO Rural, Demétrio Costa, um dos mais respeitados jornalistas do país, que foi editor da TV Cultura e da Rádio Bandeirantes, antes de ingressar no jornalismo rural brasileiro, há mais de 30 anos. Demétrio é o Homem do Ano da Mídia, prêmio que recebeu no final de 2014, outorgado pela Associação Brasileira dos Criadores, a centenária ABC. Aliás, Carlão também recebeu este Prêmio da ABC, no ano de 2012, quando foi considerado o Homem do Ano da Mídia, pela ABC.

Por tudo isso, este lançamento literário se traduz num evento importante do agronegócio neste ano.

“Será uma honra para nós recebermos este lançamento em nosso estande fixo no Parque Fernando Costa”, diz Paulinho Leonel, da marca ADIR e amigo pessoal do Carlão da Publique.

livro do CarlaoTRAJETÓRIA

Em 1986, Carlão tinha apenas 20 anos de idade e ainda era um estudante de jornalismo na PUC-SP, onde se graduaria no ano de 1988, quando já teria fundado o que se conhece hoje como Grupo Publique.

Naquele ano, acrescenta o autor, “o Grande Campeão Nacional foi o touro Vasuveda POI, do querido amigo Claudio Fernando Garcia de Souza, conhecido como Claudio Totó, outro pecuarista com quem mantenho longa amizade até os dias atuais. Também me lembro que na batida do martelo do Leilão Noite dos Campeões estavam os leiloeiros Antonio Carlos Pinheiro Machado e Daniel Bilk Costa.”

E vai adiante: “O Orestinho realizava o seu Leilão Nacional OT, precursor do hoje conhecido Leilão Elo de Raça.”

As palavras relacionamento, amizade e conexão são os pontos fortes do trabalho de mais de 30 anos dentro do agronegócio, protagonizado pelo autor.

“Me lembro como se fosse hoje quando, em 1986, ainda como funcionário do Departamento de Marketing da Pecplan Bradesco, participei pela primeira vez da ExpoZebu. Fui entrevistar um criador chamado Orestes Prata Tibery Júnior, com quem mantive longa amizade até seu desaparecimento trágico, em 2013. Naquele ano, vendia muito sêmen na Pecplan, um touro de sua criação, o Pakar POI OT. E por isso fui entrevistá-lo. Ele sempre foi um zebuzeiro da prateleira de cima e não foi por acaso que chegou a ser presidente da ABCZ, muitos anos depois”, conta o autor do livro Andanças.

O livro é a reunião de quase uma centena de crônicas escritas com traços de saudade e resgate de reminiscências de infância e passagens de sua vida profissional.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.