25 de abril de 2022

Cargill aumenta investimentos no Brasil e diversifica portfólio

Total investido em 2021 chegou a R 1,023 bilhão, com a modernização de plantas, inauguração da fábrica de pectina e lançamento produtos que acompanham um mercado em transformação.

O Brasil vem se confirmando como um dos principais fornecedores de alimentos do mundo. E, neste contexto, a Cargill reforça sua atuação no País e sua parceria com os produtores, clientes, fornecedores, consumidores e comunidades. O trabalho dos mais de 10 mil colaboradores permitiu à Cargill seguir firme em seu propósito de nutrir o mundo de forma segura, responsável e sustentável e contribuiu para que a empresa alcançasse uma receita líquida operacional de R$ 103 bilhões ao longo do ano. Esse número representa um crescimento de 50% em relação a 2020 (R$ 68,6 bilhões).

Em 2021, a empresa investiu R$ 1,023 bilhão no País, um aumento de 11% do valor observado no ano anterior. Quando somados os investimentos dos últimos 5 anos, a Cargill investiu R$ 4 bilhões nas operações brasileiras, decisão que também favoreceu os resultados do ano passado. Um dos destaques de 2021 foi a nova fábrica de pectina, em Bebedouro (SP), com aporte de R$ 229 milhões que fazem parte do plano de R$ 550 milhões anunciados em 2019. A unidade passou a funcionar oficialmente em setembro e foi responsável por novos 120 empregos na cidade e região.

Os investimentos estão alinhados com os compromissos da empresa para alcançar cadeias produtivas cada vez mais transparentes. Parte deles foi direcionada para melhorias e manutenção de plantas, além de ampliação das unidades destinadas ao processamento de soja, com mais de 20 projetos desenvolvidos ao longo do ano. A aposta cada vez maior em tecnologia e inovação favorece a eficiência das operações e alinham a Cargill com as mudanças constantes do mercado.

“Em mais um ano desafiador, o segundo da pandemia e com muita volatilidade no mercado, seguimos empenhando nossos melhores esforços para manter as pessoas em segurança e seguir cumprindo nosso propósito de alimentar o mundo. O patamar de investimentos que temos feito nos últimos anos demonstra a nossa crença no Brasil e na capacidade do nosso setor de ser referência para o mundo”, afirma Paulo Sousa, presidente da Cargill no Brasil.

Inovação e sustentabilidade
Dois grandes pilares da Cargill, a inovação e a sustentabilidade, foram parte fundamental da estratégia da empresa no ano passado. No negócio agrícola, o foco em sustentabilidade permitiu grandes avanços, como no monitoramento da cadeia de suprimentos da soja, onde alcançamos 100% de mapeamento da compra direta nos estados que compõem a região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Também tivemos um crescimento expressivo do Programa 3S, que certifica produtores e os qualifica para fornecer grãos para os mercados mais exigentes do mundo, como o europeu. Com a participação de 142 produtores, registramos um aumento de 75% no volume de vendas de grãos certificados no último ano.

Nas prateleiras, a Cargill ampliou seu portfólio, acompanhando novos comportamentos de consumo. Com foco em saudabilidade, o Purilev Óleo de Coco trouxe versões com e sem sabor e, na categoria Oils&Dressings, o novo Maria Manteiga chegou ao mercado. A linha Pomarola, uma das principais da empresa, lançou a versão Chef Sabor Manjericão e o Passata Rústica. Nos negócios de Cacau & Chocolate, a novidade foi o lançamento das Moedas de Chocolate Genuine, nos sabores Meio Amargo e Branco, formato que facilita o trabalho dos confeiteiros que buscam mais praticidade e agilidade.

Nos negócios de Bioindustrial, houve atualização do portfólio, com destaque para soluções de plastificantes e biopolióis. Este último aponta para o compromisso constante com a sustentabilidade, incluindo conversão de produtos de bases fósseis para opções renováveis, a partir de estoques e fontes renováveis, como as de base oleaginosas, por exemplo. Nos negócios de Nutrição Animal, por meio da marca Nutron, a Cargill seguiu com a renovação de portfólio para os mercados de aves, suínos, bovinos de leite e corte, além de acompanhar tendências em soluções digitais e sustentáveis. Foram lançados produtos como Neopigg Feed, rações mini peletizadas para suínos na fase de creche, uma tecnologia focada em nutrição mais completa e efetiva. A solução Nutron Poultry, recebeu uma atualização em julho, construída para oferecer um suporte técnico diferenciado, nutrição de precisão, de serviços e ferramentas. E, com o propósito de ajudar os pecuaristas a prosperarem, o aplicativo Beef Check foi lançado para apoiar a análise de dados no campo, outra tendência confirmada em 2021.

A sustentabilidade também ganhou reforço com a redução de plástico das embalagens Liza Soja que agora contam com 13% menos plástico e as caixas de papelão foram abolidas. A empresa também alcançou o marco de 7 milhões de litros de óleo reciclados desde o começo do Programa Ação Renove o Meio Ambiente da Cargill, mantido pela marca Liza®, e que é hoje um dos maiores Programas de Logística Reversa de Óleos e Gorduras Vegetais do Brasil. Todo óleo coletado é transformado em matéria-prima para produtos mais sustentáveis, como o biodiesel.

Propósito e Pessoas
Nos mais de 57 anos de atuação no Brasil, as atividades da Cargill têm sido marcadas pelo seu propósito de nutrir o mundo de forma segura, responsável e sustentável. Em tempos desafiadores como na pandemia, manter o foco na segurança das pessoas foi fundamental para garantir a saúde dos colaboradores próprios e da cadeia, permitindo a continuidade das operações neste segmento que é fundamental para o planeta. Para apoiar as comunidades, em 2021, a Fundação Cargill operacionalizou um Fundo Humanitário para a compra de alimentos de pequenos agricultores familiares e cestas básicas de pequenos mercados locais, impactando mais de 41 mil pessoas em 19 estados.

A empresa também divulgou novas conquistas na sua nossa estratégia de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), pensada para reforçar um ambiente de trabalho que impulsione o respeito a todos. A Cargill se uniu a outras 43 grandes empresas no maior Movimento pela Equidade Racial no Brasil, o MOVER, além de ter celebrado conquistas nas suas quatro redes de afinidade focadas em gênero, comunidade LGBTI+, raça & etnia e pessoas com deficiência. Na pecuária e setores afins, a empresa também lançou um movimento chamado Elas vivem o Agro, que está prestes a completar seu primeiro ano. Estes investimentos e resultados fazem parte da história da Cargill e reforçam o papel do Brasil tanto na produção de alimento, quanto como um mercado cada vez mais estratégico em oferta de conhecimento para o mundo.

Sobre a Cargill
Os 155.000 funcionários da Cargill em 70 países trabalham incansavelmente para alcançar nosso propósito de nutrir o mundo de forma segura, responsável e sustentável. Todos os dias, conectamos agricultores com mercados, clientes com ingredientes e pessoas e animais com os alimentos de que precisam para prosperar. Combinamos 155 anos de experiência com novas tecnologias e percepções para servir como um parceiro confiável para clientes de alimentos, agricultura, serviços financeiros e industriais em mais de 125 países. Lado a lado, estamos construindo um futuro mais forte e sustentável para a agricultura.

Sobre a Cargill Brasil
No Brasil desde 1965, somos uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), estamos presentes em 17 estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 147 municípios e 10 mil funcionários

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.