14 de agosto de 2024

BRF lucra R$ 1,1 bilhão e tem 2º melhor trimestre da história

Companhia apresenta crescimento de 22,3% na receita, EBITDA histórico de R$ 2,6 bilhões e evolução na rentabilidade,
com margem de 17,6% e desempenho positivo em todos os mercados
 

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo e dona das marcas Sadia, Perdigão, Qualy e Banvit, apresentou nesse trimestre o desempenho mais expressivo dos últimos tempos. A Companhia reportou no segundo trimestre de 2024 um lucro líquido de R$ 1,1 bilhão e geração de caixa livre de R$ 1,7 bilhão. Confirmando a consistência de sua jornada de transformação e eficiência, a empresa evoluiu sua rentabilidade pelo sexto trimestre consecutivo, apresentando margem de 17,6%, crescimento de 22,3% de receita em comparação ao mesmo período de 2023. A Companhia registrou EBITDA de R$ 2,6 bilhões, o melhor resultado para o período em toda a sua trajetória. Os sequenciais avanços operacionais e a otimização da estrutura de capital nos permitiram registrar também a menor alavancagem dos últimos nove anos (1,14x).

“A Companhia apresentou neste trimestre um consistente resultado operacional, com crescimento robusto de margem em todos os mercados em que atua e aumento expressivo de volume. Norteados pelo BRF+, evoluímos também em todas as frentes de negócio na comparação ano a ano. Seguindo o rumo estratégico do nosso controlador, nos tornamos uma empresa mais ágil, com planejamento adequado e empenhada em evoluir todos os dias”, afirma Miguel Gularte, CEO da BRF.

No Brasil, a empresa reportou EBITDA de R$ 1,1 bilhão, com margem de 15,7%, e um crescimento significativo do volume de vendas em todas as categorias em que atua, com destaque para o portfólio de processados. O resultado foi sustentado pela contínua evolução da execução comercial, além do lançamento de novos produtos e investimentos nas marcas, como a celebração dos 80 anos de Sadia – a maior promoção da história da Companhia.

A performance positiva em todos os mercados reflete também o foco em melhoria operacional. O BRF+ 2.0, programa de eficiência da Companhia, segue apresentando melhora nos indicadores e consolidou R$ 374 milhões em capturas no trimestre, totalizando R$ 812 milhões no ano. As atitudes de simplicidade, agilidade e eficiência que norteiam o programa foram incorporadas no dia a dia da Companhia, e passaram a fazer parte da cultura da empresa.

O segmento Internacional apresentou também o melhor desempenho histórico. A BRF atingiu EBITDA de R$ 1,5 bilhão, com margem de 21%, impulsionada pela recuperação de preços em diversos destinos de venda e pela estratégia de diversificação de novos mercados. A empresa conquistou 32 novas habilitações para exportação, que contribuíram para o aumento do volume exportado e para a maximização da receita. Ao longo do primeiro semestre, a BRF já somou 57 novas habilitações. Destaque para o desenvolvimento de mercados importantes como Reino Unido, Estados Unidos e países do Sudeste Asiático. A distribuição própria e marcas líderes também seguem favorecendo as margens no mercado internacional.

“Permanecemos focados em melhorar o desempenho operacional e financeiro da Companhia trimestre a trimestre. O resultado do período nos confirma sobre toda e qualquer perspectiva que estamos evoluindo os fundamentos do nosso negócio, expandindo mercados e criando valor aos nossos acionistas”, destaca o vice-presidente de Finanças e RI da BRF, Fábio Mariano. A melhoria contínua também está refletida na agenda de Sustentabilidade (EESG), onde a BRF seguiu com avanços e reconhecimentos importantes. A Companhia conquistou a 1ª posição no segmento de Proteínas do Ranking Merco Responsabilidade ESG. Destaque também para a campanha de matchfunding do Instituto BRF em apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul em que, juntas, BRF e Marfrig arrecadaram mais de R$ 6 milhões. Com responsabilidade e proximidade, agimos junto a centenas de voluntários, apoiando colaboradores e as comunidades locais – ações essenciais que ajudam na reconstrução do Estado.  “Finalizado o melhor segundo trimestre da história da Companhia em vários indicadores, seguimos focados e confiantes no futuro, com nosso time engajado e construindo uma empresa cada vez mais competitiva por meio do fortalecimento de uma cultura de alta performance”, conclui Miguel Gularte.

 

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.