9 de julho de 2024

Brasil sedia um dos maiores eventos de bioinsumos do mundo

Encontro realizado em conjunto com a CropLife Brasil reunirá especialistas internacionais para debater avanços e tendências em tecnologia e regulamentação de produtos biológicos agrícolas.

 

A New AG International, editora especializada em publicações focadas em tecnologias para o agronegócio, em conjunto com a Croplife Brasil (CLB), associação que reúne empresas, especialistas e instituições que atuam na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a produção agrícola sustentável, realizará de 29 a 31 de julho, em Campinas (SP), o Biocontrol & Biostimulants LATAM, uma das maiores conferências de bioinsumos da América Latina.

O evento reunirá especialistas internacionais para tratar sobre avanços e tendências em biodefensivos, bioestimulantes e biofertilizantes, com destaque para a sustentabilidade do setor. “Oportunidade de compartilhar com nosso continente os desafios e os resultados em bioinsumos, alternativa fundamental para a promoção de sustentabilidade no setor agrícola. De acordo com estudos recentes da CropLife Brasil, mantivemos a taxa média anual de crescimento quatro vezes superior à média global, o que nos deixa em posição de liderança mundial na utilização de bioinsumos,” comenta Eduardo Leão, diretor-presidente da CLB.

A CropLife Brasil é a principal apoiadora do encontro, além de ter desempenhado papel técnico para construção da programação, que contará com a participação de três painelistas da entidade: Eduardo Leão, diretor-presidente; Arthur Gomes, diretor-executivo e de Sustentabilidade; e Gisele Perjessy, coordenadora de Assuntos Regulatórios de Bioinsumos. Os executivos abordarão a dinâmica do mercado, com dados de mercado e socioeconômicos do setor, além da regulamentação de bioinsumos no Brasil.

Crescimento – O mercado de bioinsumos no Brasil, incluindo produtos de controle, inoculantes, bioestimulantes e solubilizadores, cresceu 15% na safra 2023/24, em comparação à safra anterior. Os produtos biológicos agrícolas comercializaram R$ 5 bilhões, considerando o preço final para o agricultor. 

Os dados fazem parte de um levantamento realizado pela CropLife Brasil, em parceria com a consultoria Blink, divulgados no fim de junho em coletiva de imprensa. Nos últimos três anos, o mercado de bioinsumos agrícolas brasileiro cresceu a uma taxa média anual de 21%, percentual quatro vezes acima da média global.

Entre os principais cultivos, do total de uso de bioinsumos no Brasil, 55% foram destinados para soja, 27% para milho, 12% para cana-de-açúcar e 6% para algodão, café, citrus e hortifruti (HF).

O Mato Grosso foi o estado de maior uso de produtos biológicos agrícolas, com 33,4% do valor total. Em seguida, Goiás/Distrito Federal, com 13%; São Paulo, com 9%; Paraná, com 7,9%; e Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, ambos com 7,8%, entre os principais estados.

Serviço:

  • Biocontrol & Biostimulants LATAM
  • Data: 29 a 31 de julho de 2024
  • Local: Hotel Royal Palm Hall – Campinas (SP)
  • Programação e mais informações: clique aqui.

Sobre a New AG International – A New AG International é uma empresa especializada em fornecer informações, análises e eventos focados nas inovações e tecnologias no setor de agronegócio global. A empresa organiza conferências que reúnem especialistas, pesquisadores, empresas e stakeholders do agronegócio para discutir e promover avanços em áreas como bioinsumos, biocontrole, bioestimulantes, fertilizantes especiais, irrigação e agricultura de precisão.

Sobre a CropLife Brasil – A CropLife Brasil (CLB) é uma associação que reúne empresas, especialistas e instituições que atuam na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias em quatro áreas essenciais para a produção agrícola sustentável: defensivos químicos, bioinsumos, biotecnologia e germoplasma (mudas e sementes).

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.