Brasil e Vietnã firmaram um acordo para o comércio de carne bovina durante as missões brasileiras no continente asiático. O texto foi oficializado em Hanói, capital vietnamita, após encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o presidente Luong Cuong.
Segundo Roberto Perosa, presidente da Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes), o acordo prevê a possibilidade de o Brasil exportar 300 mil toneladas da proteína aos vietnamitas.
“O produtor brasileiro, a indústria brasileira da carne bovina terá mais oportunidade de diversificação do envio dos produtos ao exterior, garantindo o abastecimento interno no Brasil e complementando a renda com as exportações para o mercado da Ásia. Um momento muito feliz da indústria da carne bovina”, disse.
Perosa complementou dizendo que “o país tem tudo para se tornar um hub estratégico para o Sudeste Asiático”, o que pode promover ainda mais oportunidades para a carne brasileira. Perosa acompanhou a delegação brasileira na Ásia e afirma que boas notícias vieram também do Japão, apesar de a abertura efetiva do mercado no país para a carne do Brasil ainda não ter sido efetivada.
“No Japão, demos mais um passo rumo à abertura de um dos maiores mercados do mundo — com potencial para mudar o jogo nas exportações brasileiras. Levar nossa carne de qualidade para novos destinos é resultado da parceria entre setor privado e governo. É fortalecer o agro, gerar renda no campo e movimentar a economia do Brasil.