7 de dezembro de 2021

Brasil abre mercado para 45 produtos

O esforço diplomático do Ministério da Agricultura já resultou na abertura de mercados para 45 produtos brasileiros do agronegócio em pelo menos 15 países. O balanço foi atualizado nesta segunda-feira (06) pela titular da pasta, ministra Tereza Cristina, em fala no Global Halal Brazil Business Forum, organizado pela Câmara de Árabe-Brasileira e pela Fambras-Halal, na cidade de São Paulo. Ainda segundo Tereza Cristina, o Brasil se consolidou como o maior produtor e exportador de alimentos halal, voltados ao consumidor muçulmano, obtendo participação de 75% em alguns mercados, sobretudo nos segmentos de proteínas bovina e avícola.

“Já somos os principais fornecedores do produto halal aos países da OCI (Organização para Cooperação Islâmica]. Temos buscado uma linha de trabalho para aumentar nossas exportações, junto a novos mercados e com diversificação”, afirmou Tereza Cristina em fala viabilizada por conexão remota diretamente de Brasília. No cômputo total, de 2019 até novembro deste ano, o Brasil obteve 167 aberturas de mercados para produtos brasileiros, segundo dados do Ministério de Relações Exteriores.

O resultado é creditado pela pasta à criação de setores agrícolas em pelo menos 46 embaixadas e consulados do Brasil ao redor do mundo, que se somam aos 120 já existentes. O levantamento destaca ainda que o Egito lidera a lista de liberações recentes, com a admissão de oito novos produtos brasileiros, entre eles o feijão, cortes de frango, caprinos e ovinos vivos, lácteos e miúdos bovinos. O país árabe, que tem com o Mercosul acordo de livre comércio, comprou do Brasil de janeiro a outubro deste ano US﹩ 882,66 milhões em produtos, a maior parte alimentos.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.