14 de março de 2024

Boa Safra (SOJA3) tem aumento de 45% no lucro líquido ajustado

Companhia investiu em expansão de sua operação e alcança crescimento da receita operacional líquida 17% superior a 2022.

 

A Boa Safra, empresa líder na produção de sementes de soja no Brasil, divulgou nesta segunda-feira, dia 11/03, o balanço anual e os dados consolidados de 2023. Pelo segundo ano consecutivo, a companhia registrou resultados recordes, com destaque para o lucro líquido ajustado que subiu 45% e fechou o ano em R$ 245 milhões.

Apesar do ano atípico, com cautela por parte dos produtores na compra de insumos por conta das diversas adversidades climáticas, a Boa Safra obteve crescimento de 17% em sua receita operacional líquida em relação ao ano de 2022. O balanço anual mostra que o EBITDA Ajustado aumentou 33% e atingiu R$ 258,7 milhões, com margem EBITDA Ajustada de 12,4%

A empresa também aumentou seu market share de 7,4% em 2022 para 8,5% e ampliou sua capacidade produtiva, passando de 170 mil big bags (de aproximadamente 1.000 kg cada) em 2022 para 200 mil big bags em 2023. A carteira de pedidos fecha o ano com receita líquida recorde de R$ 2 bilhões.

A Boa Safra expandiu suas operações, registrando um aumento significativo em Buritis (MG), com a inclusão de 26,6 mil big bags, e de 13,3 mil big bags em Jaborandi (BA). Além disso, foram realizados investimentos em armazenamento refrigerado com a adição de 12 mil m² em Buritis e Paraíso (TO), mais de 3,3 mil m² em Sorriso (MT) e 2,2 mil m² em Primavera (PA), totalizando aproximadamente 17,6 mil m² de espaço refrigerado. Essas melhorias têm como objetivo fortalecer a capacidade da empresa para atender à crescente demanda do mercado. Para 2024, foi aprovado um Capex de R$ 140 MM dando continuidade ao plano de expansão.

“A Boa Safra segue firme em seu plano de expansão, trazendo bons resultados e retornos aos seus acionistas. Somos referência na produção de sementes e temos uma visão clara de futuro para nos mantermos como o player número 1 do setor no Brasil”, analisa Marino Colpo, CEO da empresa.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.