17 de fevereiro de 2023

Boa Safra passa de 210 mil big bags de sementes de soja

Com expansão das unidades de Cabeceiras (GO) e Jaborandi (BA), e a conclusão da primeira linha de Primavera (MT), Companhia terá capacidade instalada de 212 mil big bags

O ano começou um pouco mais lento na colheita de soja, mas isso não abala as perspectivas para 2023. A Boa Safra (SOJA3), líder em produção de sementes de soja no país, está otimista. Este ano, a empresa atingirá a marca de 212 mil big bags de capacidade instalada, um aumento de quase 25% em relação à última safra. “Em 2022, expandimos a capacidade nas unidades de Cabeceiras (GO) e Jaborandi (BA), e estamos concluindo a primeira linha de Primavera (MT). Isso aliado ao fato de atuarmos em diferentes regiões e janelas de plantio, acaba por mitigar o risco associado à ocorrência de eventos climáticos adversos. Assim, acreditamos que vamos ter uma excelente safra”, explica Guilherme Parreiras, Gerente de Produção da sementeira.

Dados da consultoria Pátria AgroNegócios indicam um atraso na colheita de soja no Brasil. O levantamento mostra que foram colhidos 9,86% da área cultivada nesta temporada. Menos que a média histórica, de 12,5%, e ainda mais distante dos 20,4% registrados no mesmo período do ciclo anterior. Outras instituições também apontam o atraso. Mas Guilherme lembra que a colheita ainda está no início. “No caso da Boa Safra, historicamente trabalhamos com uma capacidade instalada superior, para termos capacidade operacional de atender os volumes e variedades demandadas pelo mercado. Além do nosso plano de crescimento orgânico na soja, temos também iniciativas no âmbito de possíveis M&As, para agregar valor e gerar retorno para os nossos acionistas, como foi feito no caso da Bestway Seeds. Ter um market share cada vez mais relevante é um dos nossos focos”, afirma Ellen Pereira, Coordenadora de Relações com Investidores e M&A da empresa.  

Ela ainda cita a portaria nº 538 do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que entrará em vigor em março, e traz alterações para o setor. “Essa resolução impacta ainda mais positivamente a empresa já que limita a semente salva a 10%. Como trabalhamos com sementes certificadas, quanto menor este percentual, maior a fatia de mercado”. Na atuação com milho, iniciada após a aquisição de ⅔ da participação no capital social da Bestway Seeds, a perspectiva também é boa. “Essa é outra frente que nos deixa animados. O ano passado marcou o nosso investimento neste segmento. E em todas as áreas de atuação da Boa Safra, o objetivo é ser um player relevante no mercado. O segmento de tolling de milho, no Brasil, é uma nova potencial avenida de crescimento. E esperamos traçar nela um caminho bem sucedido”, finaliza Ellen. 

Conheça a Boa Safra Sementes
A Boa Safra é líder na produção de sementes de soja no Brasil. Fundada em 2009, é comprometida com a excelência e investe em tecnologia de ponta e infraestrutura inovadora para entregar produtos de alta qualidade aos agricultores, com uma capacidade de vigor e germinação acima da média do mercado. A companhia entrou na Bolsa de Valores em abril de 2021 com o objetivo de promover a expansão dos negócios. Com o valor levantado, iniciou a construção e expansão das Unidades de Beneficiamento de Sementes de soja em Cabeceiras/GO, Buritis/MG, Jaborandi/BA e Primavera do Leste/MT, e os centros de distribuição de Sorriso/MT e Balsas/MA e em 2022 fez a aquisição do controle da Bestway Seeds no segmento de tolling de milho. O plano de médio-longo prazo é ter instalações nas principais regiões do Brasil, ajudando a Boa Safra a se manter próxima dos grandes polos produtores de grãos do país.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.