Áster Máquinas apresenta soluções conectadas para os desafios do produtor rural com foco em economia e produtividade.
A inovação molda um novo capítulo para o agronegócio brasileiro, e o 12º Dia de Campo PA Consultoria Agronômica, no Distrito de Deciolândia, Médio-Norte de Mato Grosso, reuniu entusiastas da tecnologia. Como vitrine dessa transformação, o estande da Áster Máquinas, concessionário John Deere em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, apresentou ferramentas para otimizar cada etapa da lavoura, do preparo do solo à colheita.
O JDLink Boost, uma solução de conectividade da John Deere em parceria com a Starlink, proporciona ao produtor rural a conectividade via satélite de alta performance. Consta com a disponibilidade do Hardware mais assinatura de três anos de acesso à internet a um valor acessível. Essa solução amplia o alcance da tecnologia para produtores indiferente da sua localização.
A capacitação de operadores também ganha um novo patamar, com o Áster Land Simulator. O simulador desenvolvido em realidade virtual permite aos usuários vivenciarem a operação de colhedora de algodão em um ambiente imersivo. Os visitantes puderam experimentar em primeira mão a tecnologia, que com óculos de realidade virtual e usando as próprias mãos, proporciona uma imersão realista e educativa.
“A tecnologia tem papel fundamental na modernização do agronegócio, mas ela precisa ser acessível e aplicada de forma estratégica para realmente gerar valor ao produtor. Não basta oferecer máquinas avançadas, é preciso garantir conectividade, suporte técnico e capacitação para que o produtor aproveite todo o potencial dessas soluções”, afirma Luiz Piccinin, presidente da Áster Máquinas.
Inovação é sinônimo de economia – Os visitantes do Dia de Campo PA Consultoria Agronômica puderam conferir isso na prática com a Calculadora de Tecnologias. Desenvolvida pela Áster Máquinas, a ferramenta compara o desempenho de modelos convencionais com os equipados com o Pacote Essencial de Agricultura de Precisão. Os dados analisados, com base nas regiões de Diamantino e Tangará da Serra, mostram redução de custos e aumento da produtividade.
A telemetria permite monitorar o desempenho das máquinas em tempo real, coletando dados sobre consumo de combustível, produtividade e desgaste de componentes. Com isso, é possível identificar falhas rapidamente, programar manutenções preventivas e tomar decisões mais estratégicas para melhorar a eficiência no campo.
“O produtor rural está cada vez mais receptivo à tecnologia. A conectividade e a telemetria são aliadas que transformam a gestão agrícola. Conseguimos personalizar soluções de acordo com a necessidade de cada propriedade, analisando dados concretos para otimizar o uso dos equipamentos e dos insumos”, explica Rois Nogueira, gerente de marketing de agricultura de precisão da John Deere, que há mais de 20 anos acompanha a evolução da tecnologia no setor.