31 de março de 2023

Aplicativo que oferece informação técnica dobra número de usuários

Os produtores rurais a cada dia ampliam o uso de tecnologia da informação no campo. Exemplo é o interesse crescente por um aplicativo que tem por intuito ser uma enciclopédia técnica para o produtor rural, em meio às suas atividades de campo. O AgroApp, lançado em 2020, já superou os 25 mil downloads e o número de usuários mais que dobrou no último ano, como também dobrou o número de acessos diários, chegando a mais de mil pessoas buscando informação técnica, o que demonstra uma grande atividade dos usuários. 

Esta tecnologia pôde ser compartilhada durante a TecnoShow Comigo, feira agropecuária encerrada hoje, em Rio Verde, Goiás. Os sócios acreditam que o crescimento será ainda maior em 2023, já que o produtor rural está cada vez mais conectado e aberto às tecnologias e com expectativa de maior conectividade no campo. 

“Além do interesse, o crescimento no número de acessos e a interação entre os usuários na comunidade mostram que o produtor rural está aberto às soluções que o ajudam em sua rotina”, comenta um dos investidores na startup, Braz Peres Neto, que também é produtor rural. 

O hábito digital é corroborado por pesquisa divulgada em 2022, da consultoria McKinsey, que ouviu mais de 5.600 agricultores em nove países, sendo 2.000 participantes só no Brasil. Dentre as conclusões, a pesquisa indicou que o brasileiro está mais ambientado ao uso de canais online para a compra de produtos agrícolas, por exemplo, quando comparado às demais nacionalidades

Porém, uma particularidade do campo é a opção pelo uso offline: “No AgroApp essa foi uma funcionalidade vital, pois o produtor pode fazer pesquisa de informações sobre uma planta ou bula de um defensivo direto do campo, onde normalmente não há disponibilidade de internet”, explica Peres Neto. Dados do último Censo Agropecuário, de 2017, mostram que 70% das propriedades rurais brasileiras não têm acesso à internet. 

O aplicativo se apresenta como um agregador de informações confiáveis e ferramentas práticas para contribuir com o dia a dia de produtores rurais, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas e estudantes das áreas agrícolas. Por esse motivo, conquistou o campo. De forma simples e intuitiva, tudo está no celular e com a possibilidade de interação entre seus usuários.

O objetivo é disponibilizar uma base com informações dinâmicas e interconectada sobre as principais culturas, como cana-de-açúcar, café, citros, feijão, milho, soja, sorgo, pastagens, girassol, algodão, arroz e trigo, além de pragas, doenças, variedades e híbridos, defensivos, deficiências nutricionais, estádios fenológicos e fertilizantes.

O aplicativo também possui um acervo de máquinas e implementos agrícolas, insumos, plantas daninhas, fertilizantes, tabelas e conversões, além de uma área de notícias e de cotações, relevantes e sempre atualizadas.

Além disso, conta com uma infinidade de filtros para pesquisa, alertas de preço alvo das cotações para produtores rurais e uma série de recursos em desenvolvimento, que em breve estarão disponíveis para os usuários e continuarão cumprindo a missão de facilitar a vida do produtor rural e o profissional do campo, agregando em uma ferramenta só todos os recursos que ele precisa ter à mão para suas tomadas de decisão.

Faltava de informação – Com conhecimento da realidade de quem está no campo, o engenheiro agrônomo Murilo de Freitas Iossi e o produtor rural Fernando Rossi lançaram o AgroApp em janeiro de 2020, disponibilizando, inicialmente, informações e ferramentas relativas às culturas da soja e milho.

“Criamos e investimos no aplicativo porque não tínhamos acesso à informação concisa e organizada na palma da mão, nos momentos que mais precisávamos, no campo”, afirma Murilo Iossi, engenheiro agrônomo, responsável pela equipe de curadoria e checagem das informações.

Com o tempo, a ferramenta foi aprimorada com mais informações agronômicas, recursos e novas culturas. Hoje o aplicativo conta com informações completas sobre 14 culturas de grande relevância, com conteúdo próprio, completo e de qualidade. Além disso, tem o cadastro sempre atualizado de todos os defensivos com registro ativo no Brasil. 

As informações podem ser filtradas de acordo com a conveniência do usuário e são dispostas de forma dinâmica a fim de facilitar a tomada de decisão em campo. Ao se identificar uma praga, por exemplo, o produtor pode comparar com as imagens do aplicativo, o que facilita a identificação. “De outra forma, teríamos que tirar uma foto, seguir até o escritório para conectar a internet e somente depois pesquisar a informação ou enviar para o técnico responsável”, com isso levaria mais tempo para tratar o problema. Com o aplicativo, além de identificar, ele já pode buscar produtos para combater o problema.

O AgroApp passou a ser um aplicativo essencial nos celulares dos profissionais do campo. “O AgroApp reúne todas as ferramentas necessárias para o acompanhamento da lavoura, desde identificação de pragas e doenças e os respectivos defensivos para combatê-las, até calculadoras agronômicas e, em breve, o oferecimento de contratos e outros serviços”, conta Fernando Rossi.

Recentemente, o AgroApp passou a contar com ferramenta que oferece crédito ao produtor rural, a partir de uma parceria com a Farmers Business Network. A funcionalidade permitirá que o produtor rural tenha acesso a financiamentos para o custeio da safra por meio do aplicativo. A parceria prevê disponibilidade de valor entre R$ 500 mil e R$ 2,2 milhões em crédito para o pecuarista, sendo 70% do valor para financiar insumos e outros 30% de parcela livre. 

Por fim, a interação entre as pessoas também existe na comunidade, o que favorece especialmente pequenos produtores. De forma rápida e dinâmica os usuários conseguem enviar – e sanar – dúvidas, avaliar produtos e compartilhar dicas. “A troca de experiências entre os usuários e a interação com a equipe técnica são o complemento que deixa o aplicativo ainda mais dinâmico”, explica Rossi. Além da troca de informações entre os usuários, o aplicativo conta com uma equipe técnica dedicada de agrônomos para sanar problemas reais identificados em campo e enviados por produtores rurais e profissionais agrícolas.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.