Nesta segunda-feira (31/03), a Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) esteve presente em uma reunião com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e secretários estaduais para discutir os impactos das catástrofes naturais no estado e as medidas de apoio aos produtores rurais. O encontro reuniu lideranças do setor Agropecuário, e a Andav esteve representada por Danilo Real, coordenador regional da Andav no RS.
Durante o encontro, o governador apresentou dados do Atlas Digital de Desastres no Brasil, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, que apontam o Rio Grande do Sul como o estado que mais sofreu danos materiais e prejuízos com catástrofes naturais entre 2002 e 2023. As perdas somaram R$ 120 bilhões no período, mais que o dobro do segundo colocado, Minas Gerais, que registrou R$ 50 bilhões. Esses valores, no entanto, ainda não incluem os impactos das enchentes de 2024 nem da seca de 2025.
Diante desse cenário, Leite destacou a importância da proposta de uso do Fundo Social para aliviar as dívidas dos produtores gaúchos e reiterou a expectativa de que a medida seja acolhida pela equipe econômica do governo federal. Além disso, afirmou aguardar uma resposta positiva do Conselho Monetário Nacional (CMN) sobre o pedido de postergação das dívidas rurais que vencem em abril. O tema deverá ser discutido na próxima semana em reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
A Andav reforça seu compromisso em contribuir com as iniciativas que visam mitigar os impactos das catástrofes naturais e garantir suporte aos distribuidores e produtores rurais do Rio Grande do Sul.