Atividades começam em março de 2026 e prosseguem até julho, com 84 horas de conteúdo em cinco meses
A Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (ANDAV) promove a partir de março do ano que vem o curso ‘Marketing e Vendas para a Distribuição de Insumos Agropecuários’. O treinamento é destinado às empresas que atuam no segmento e desejam aprimorar suas estratégias de vendas, posicionamento de mercado e gestão de relacionamento. E aborda os desafios reais enfrentados na gestão comercial e nas vendas no setor agropecuário.
O objetivo é oferecer ferramentas práticas para o planejamento estratégico de vendas e o fortalecimento do relacionamento com os produtores. Com foco no posicionamento estratégico e na tomada de decisões baseadas em dados, os participantes aprenderão a desenvolver estratégias comerciais eficazes, gerenciar equipes de vendas e utilizar métricas de marketing para otimizar os resultados comerciais.
As atividades serão semanais, todas as segundas-feiras, das 19:30h às 22:30h. O início está marcado para o dia 2 de março e prossegue até 20 de julho, totalizando 84 horas de conteúdo, com casos ambientados à realidade dos participantes. Assim, garante maior engajamento e aplicabilidade dos conteúdos, que permanecem gravados ao longo de todo o curso.
A coordenação do time de professores é de Eduardo Crosara, que possui mais de 25 anos de experiência em efetividade em vendas, desenvolvimento da equipe comercial e políticas de relacionamento com clientes no setor de Agronegócios. Tem habilidade em ensinar a definição e implantação de políticas de vendas, mapeamento de mercado, programas de relacionamento, prospecção de negócios, desenvolvimento de alianças estratégicas, CRM, coach em vendas, definição e acompanhamento de indicadores comerciais.
Eduardo é professor de graduação na Universidade de Uberaba (UNIUBE) e pós-graduação na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Fez Pós MBA na Kellogg School Management, MBA em Gestão de Projetos (FGV) e MBA Executivo (FDC), além de Especialização em Marketing (FGV). Atua como Sócio Diretor da BNB Consultoria e já passou pela Crosara Consultoria e MPrado Consultoria.
CURSO ‘MARKETING E VENDAS PARA A DISTRIBUIÇÃO DE INSUMOS AGROPECUÁRIOS’
MÓDULO 1 – MERCADO DE INSUMOS
Aula Inaugural: O mercado de insumos agropecuários no Brasil.
As cadeias produtivas do agro e a estratégia de crescimento.
O perfil do produtor brasileiro e seus desafios
Planejamento estratégico aplicado ao mercado de insumos agropecuários
MÓDULO 2 – ESTRATÉGIA DE MARKETING COMERCIAL
Introdução ao marketing estratégico
Parte A
Produtos e serviços
Construção de portfólio
Precificação
Acesso ao mercado
Construção de metas
Promoção, comunicação e imagem
Parte B – Cliente e Território
Gestão do território
Gestão do crédito
Negociação e fechamento
Gestão do relacionamento com Cliente (CRM)
Fidelização de clientes
Parte C – Dados, Compras e Estoque
Análise de dados e Métricas de Marketing
Gestão de compras e estoques
Módulo III – Gestão da Equipe Comercial
Montando a equipe comercial
Liderança da equipe comercial
Remuneração e incentivos para a equipe comercial
O preço do curso para os associados ANDAV é R$ 5.130,00 à vista. Ou seis pagamentos mensais de R$ 950,00 por meio de boleto ou cartão de crédito. Quem não é associado deve pagar R$ 10.260,00 à vista ou seis prestações de R$ 1.900,00. Por meio de boleto ou cartão de crédito. Os participantes vão receber um certificado no fim do curso.