31 de julho de 2022

Ajinomoto® Fertilizantes utiliza tecnologias sustentáveis para o Agro

Além do aumento na produtividade, o uso de fertilizantes com aminoácidos combinados às boas práticas pode viabilizar melhores condições sociais na agricultura familiar.

Um dos objetivos da Ajinomoto® Fertilizantes na formulação de novos produtos é o princípio de ASV – Ajinomoto Shared Value (Criação de Valor Compartilhado do Grupo Ajinomoto) relacionado às iniciativas socioambientais que geram valor econômico à sociedade. Tecnologias sustentáveis, como a utilização de aminoácidos, são usadas para a elaboração de novos produtos, aumentando a produtividade agrícola e a renda dos produtores rurais, principalmente os médios e os pequenos. A divisão de agronegócios da Ajinomoto do Brasil tem como missão colaborar com o aumento de renda dos produtores, oferecendo produtos de qualidade para a sociedade em geral. “Nossa proposta é criar soluções e recursos para a agricultura, incluindo o sistema familiar, que pode se fortalecer e ter condições plenas para educação, saneamento básico, internet, energia elétrica e outros fatores sociais básicos”, aponta o gerente de marketing da Ajinomoto® Fertilizantes, Thiago Miqueleto.

A empresa se abastece de estudos sobre as tendências do segmento, mapeando as necessidades dos produtores e buscando soluções aderentes em suas iniciativas de pesquisa e desenvolvimento. Uma vez que um novo produto é desenvolvido, ele também é submetido à validação interna e segue os padrões de qualidade japoneses, onde, por exemplo, o resultado analítico dos nutrientes tem que ser 5% acima da garantia no final da validade, assegurando que o cliente receberá um produto que mantenha suas características de uso até a sua data de vencimento. “Por meio dos estudos identificamos como atender às necessidades de nossos clientes através das tecnologias sustentáveis da Ajinomoto do Brasil, seguindo para o processo de desenvolvimento do produto e definição da formulação, vendas, operação – entre outros pontos estabelecidos em conjunto pelos times de marketing, comercial e pesquisa e desenvolvimento.”, explica Miqueleto.

Novos lançamentos: Ajinomoto® Fertilizantes
O fertilizante AMINO Imune, lançado em junho, é o único da categoria com modo de ação baseado exclusivamente em aminoácidos, agindo na imunidade das plantas por meio de processos fisiológicos preparatórios. Através de seu uso é possível reduzir os danos causados pelos estresses bióticos, aproximando as plantas do seu potencial produtivo, possibilitando ao produtor rural ampla produtividade. Para maximizar as opções aos produtores, a área revela que novos lançamentos devem ser anunciados. “Três produtos estão em desenvolvimento e dois deles serão direcionados ao fornecimento de nutrientes combinado aos benefícios dos aminoácidos. A tecnologia apresentada nos produtos ajudará aqueles que cultivam em áreas em que o clima, solo e relevo são marginais a terem melhores condições de produção. Já o terceiro produto será uma inovação para o mercado, pois ofertará toda a tecnologia dos aminoácidos no cuidado com o solo, alterando de forma positiva as características químicas, físicas e biológicas do mesmo, permitindo melhor desenvolvimento da lavoura.”, adianta Thiago. 

Melhor experiência na produção agrícola

A Ajinomoto® Fertilizantes apresenta portfólio vasto, em que os produtos se complementam para aprimorar a produção. Confira abaixo:

AMINO Plus: auxilia na complexação de outros compostos;
AMINO Arginine: atua no desenvolvimento das plantas;
AMINO Proline: funciona como vacina contra os estresses ambientais;
AMINO Imune: aumenta a imunidade das plantas.

Sobre a Divisão Agronegócios
A divisão Agronegócios foi estruturada em 2000 para produzir fertilizantes em um processo natural de fermentação microbiológica, que não agride o meio ambiente durante sua produção e nem em sua utilização no campo, se utilizado conforme a recomendação de uso. Hoje, a empresa atua no mercado de fertilizantes em diversas culturas como frutas, hortifruti e café. Atualmente, a empresa produz 14 fertilizantes que fazem parte das linhas AMINO e AJIFOL®, de foliares e de fertirrigação, e AMIORGAN®, de fertilizantes sólidos.

Sobre a Ajinomoto do Brasil
Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, RECEITA DE CASA™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO® e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e FIT Zero Açúcar, o azeite de oliva extra virgem TERRANO® e o azeite de oliva tipo único TERRANO®, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD e aminoVITAL® GOLD DRINK MIX, produtos compostos por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10,2 bilhões e nacional de R$ 3 bilhões no ano fiscal de 2021. Atualmente, está presente em 36 países, possui 120 fábricas e cerca de 33 mil funcionários em todo o mundo.

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