Exzolt® 5% revoluciona luta da pecuária contra o carrapato

Compartilhe:

Divulgação MSD Saúde Animal

Revenda de 45 anos destaca que o produto é um caso de sucesso com depoimentos unânimes e impactantes sobre sua eficácia.

 

Os últimos anos estão confirmando que a pecuária brasileira ganhou um aliado de peso para enfrentar, com 100% de eficiência, um de seus mais desafiadores problemas: os ectoparasitas, especialmente, o carrapato. O desenvolvimento científico da molécula Fluralaner, está causando um impacto surpreendente na rotina dos criadores.  Não só no estado que mais sofre com essa infestação, o Rio Grande do Sul, mas em vários outros Estados e regiões do Brasil. Essa revolução tem nome e ascendência de peso. Trata-se do antiparasitário Exzolt® 5%, desenvolvido pela MSD Saúde Animal.

Para ilustrar essa revolução, mais abaixo selecionamos alguns depoimentos dos próprios pecuaristas, mas aqui na AgroRevenda, o revendedor sempre tem um destaque especial. Airtom Oliveira, diretor da Barraca Missões, revenda com mais de 45 anos de atuação e sete lojas é #avozdarevenda por aqui.

Com toda a experiência que tem à frente da revenda, ele nunca havia se deparado com uma reação tão unânime e impactante dos pecuaristas clientes. “Infelizmente, por mais que muitos testes de laboratório encorajem empresas a lançarem produtos, na hora que você vai para a prática de cada propriedade é outra história. Sempre tem uma perda.” E quando isso ocorre, todos precisam lidar com clientes reclamando na loja, por telefone, whatsapp ou redes sociais. Isso já deve ter acontecido em algum momento com algum leitor revendedor experiente por aqui.

“Mas no caso do Exzolt, o teste refletiu 100% da realidade. É um marco. 100% de aprovação, satisfação e boas relações construídas com a indicação para os clientes”, afirma Airtom Oliveira.

Airtom Oliveira, diretor da revenda Barraca Missões

E o forte tom dos depoimentos e histórias dos pecuaristas comprova: “Tive um cliente que já tinha tentado de tudo. Quando eu soube de todo o investimento em pesquisa que a MSD Saúde Animal tinha feito para criar o produto, indiquei a solução. Apesar de ele estar apreensivo pelas experiências do passado que não deram certo, conseguimos convencê-lo a testar. Primeiro em uma parte dos animais, e logo estava com um sentimento de extrema satisfação por ver todo o seu rebanho rapidamente livre dos carrapatos”, detalha Airtom.

“A gente fica com aquela sensação boa de dar uma indicação importante para o cliente. Cria-se uma boa relação através da venda”, reforça. Essa é uma nova realidade para os pecuaristas brasileiros. O depoimento dele destaca o Rio Grande do Sul, mas o cenário do produto já se reflete também em outros estados e regiões do Brasil.

O rebanho gaúcho tem cerca de 11,5 milhões de cabeças com prevalência de gado de raças taurinas, que possuem pelos mais longos e são mais suscetíveis às infestações de parasitas, especialmente do carrapato. Mas raças zebuínas também são afetadas, mesmo em proporções diferentes, comprometendo o bem-estar animal e a rentabilidade das propriedades.

O problema que faz os pecuaristas até desistirem da atividade pelos impactos na lucratividade e no estado de saúde que o rebanho fica, começou a mudar há três anos, quando a MSD Saúde Animal lançou Exzolt® 5%. O produto, que utiliza uma nova molécula, o Fluralaner, traz um avanço com eficácia sem precedentes no combate ao carrapato bovino e outros parasitas como a mosca-dos-chifres, berne e bicheira.

Airtom Oliveira diz que nunca viu um produto com tantos depoimentos de clientes mais que satisfeitos, impressionados. Revolução, surpreendente, magia, são algumas das palavras que aparecem nas conversas. “A satisfação foi 100%”, reafirma. Ele acompanha o produto desde o lançamento feito pela MSD para os revendedores de insumos do estado.

O Exzolt resolve o problema do carrapato bovino em si e da mão de obra. Com menos problemas causados pelos parasitas, os trabalhadores da fazenda têm tempo para outras atividades. Ambos afetam a rentabilidade final.

O protocolo de menos aplicações do produto também gerou situações raras, diminuindo a demanda dos animais serem banhados com os antiparasitários disponíveis até então. “Um fazendeiro me revelou que o pessoal dele passou a ter tempo para reformar a mangueira, refazer as cercas e realizar outros trabalhos na fazenda.”

Hercilio Wedy Filho, Agropecuária Wedy. Foto: reprodução Youtube

O que dizem os pecuaristas sobre o Exzolt – Hercilio Wedy Filho, à frente da Agropecuária Wedy, com unidades em Barros Cassal e Soledade, no Rio Grande do Sul, conta como foi a experiência com Exzolt® 5%: “Estávamos para começar um protocolo de IATF [Inseminação Artificial em Tempo Fixo] e, no sábado, resolvemos aplicar o produto. O protocolo ia começar na terça-feira. O período para a primeira resposta ao Exzolt foi de três dias. Para mim foi muito surpreendente. Eu nunca tinha usado um produto com essa eficácia e rapidez de ação. No terceiro dia, não tinha um carrapato vivo, por menor que fosse. Isso para mim na propriedade foi uma revolução. Nunca tinha utilizado um produto com essa capacidade”.

Carol Esmério, Agropecuária Sobradinho. Foto: reprodução Youtube

Carol Esmério, da Agropecuária Sobradinho, em Maçambará (RS), resume os resultados de Exzolt® 5% como “Um passe de mágica”. “Por ser uma molécula nova, nós tínhamos um pouco de receio no início. Mas isso é real, o produto existe e está superando as nossas expectativas. Realmente ele funciona”, diz. Ela afirma que já foi adquirido o produto para todo o manejo. “O pessoal da MSD está sempre nos auxiliando nas aplicações, em todo o manejo, montando o calendário sanitário. Isso proporciona tranquilidade nas nossas atividades na fazenda.”

Vinícius Oliveira, Fazenda Bertolini. Foto: reprodução Youtube

Já o gerente da Fazenda Bertolini, em Minas do Leão (RS), Vinícius Oliveira, destaca a ação do produto no tratamento de bicheira. “A gente tinha muito problema de bicheira, de tristeza parasitária. E não dávamos tanta importância por acontecer sempre. Quando começamos a usar o Exzolt vimos que os parasitas sumiram.” Ele explica que diminuíram desde o custo de produtos que usam para tratar a doença quanto o manejo de campo. “Os peões começaram a dizer que estavam curando menos bicheira, usando menos produtos [para tratar a doença]”, diz.

Planilhas confirmam retorno – As fazendas que medem os retornos do investimento com softwares, planilhas ou pelo menos fazem contas simples sobre mão de obra e a perda de rentabilidade que os ectoparasitas geram, aderiram rapidamente.  Airtom Oliveira explica que grandes propriedades da região já adotam o Exzolt® 5% como padrão para o gado de cria, relatando melhora significativa nos índices de reprodução — fator decisivo para quem trabalha com eficiência zootécnica.

O efeito regional também entra em cena: “À medida que um criador tecnificado adota o produto e os resultados se espalham pelo boca-a-boca, os vizinhos começam a se interessar. Já vimos isso acontecer em alguns lugares”, afirma o empresário.

A expectativa é que esse movimento continue crescendo à medida que mais produtores testemunham os impactos positivos do tratamento. Um divisor de águas na ciência da pecuária brasileira que merece os créditos de todas as revendas nesta revolução. As grandes e as pequenas.

Quem ainda desconfia vale consultar mais depoimentos nos vídeos do site: https://www.exzolt.com.br.

plugins premium WordPress