Companhia abre quatro novas lojas, inaugura seu nono Centro Tecnológico e expande 28% de sua base de clientes, chegando a mais de 29 mil produtores, em meio a trimestre impactado pela queda de preços de fertilizantes e herbicidas.
O AgroGalaxy (B3: AGXY3), uma das maiores varejistas de insumos agrícolas e serviços voltados para o agronegócio, anuncia os resultados referentes ao 1º trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2022. A receita líquida total atingiu R$ 2,8 bilhões, decréscimo de 11,4%. A receita de insumos retraiu 7%, totalizando R$ 1,6 bilhão — no entanto, os destaques foram os desempenhos de especialidades, que alcançaram 8,2% do mix da receita insumos (vs. 5,3% no 1T22), e dos bioinsumos, que avançaram 72% e alcançaram R$ 65 milhões no trimestre, em linha com as metas ESG da companhia voltadas à oferta de soluções sustentáveis aos clientes.
O lucro bruto ajustado foi de R$ 257 milhões, queda de 21% com margem de 9,2%. O EBITDA ajustado totalizou R$59 milhões (-55%), com margem de 2,1%. O resultado líquido foi de -R$ 97 milhões. “O resultado financeiro seguiu afetado pelo CDI em patamares elevados, mas melhoramos o repasse de custos financeiros de produtos vendidos a prazo aos nossos clientes, amenizando o efeito da Selic – que não está sob nosso controle”, explica Mauricio Puliti, CFO do AgroGalaxy.
Para Sheilla Albuquerque, CEO do AgroGalaxy, o cenário desafiador no setor era esperado, conforme já havia sido previsto na divulgação do balanço 2022 da companhia. “O primeiro trimestre do ano foi afetado por dois efeitos principais: queda nos preços de fertilizantes e herbicidas, com altos estoques de alguns produtos no setor; e o atraso da colheita e comercialização de soja em comparação aos quatro últimos ciclos. O primeiro efeito levou ao menor faturamento nesse segmento acompanhado de queda de margens. O segundo levou ao aumento do plantio de milho safrinha fora da janela e ao atraso no faturamento de grãos, com consequente deslocamento do recebimento de contas de insumos – que devem ocorrer no segundo trimestre”, descreve.
Mesmo nesse cenário desafiador, o AgroGalaxy reduziu o percentual de Perda sobre Devedores Duvidosos (PDD) sobre receita de insumos de 1,2% no 1T22 para 0,3% no 1T23, fruto dos esforços da companhia em receber as contas de seus clientes e do nível adequado de provisões realizadas no passado. O Retorno Sobre Capital Investido (ROIC) alcançou 21,3% em março. “Continuamos empenhados em projetos que visam a otimização de nossa estrutura de custos, a redução de capital de giro, como, por exemplo, a implementação do SAP, e a melhoria da malha operacional”, reitera Sheilla.
Expansão e frentes de crescimento – No primeiro trimestre de 2023, o AgroGalaxy seguiu com seu plano de expansão e abriu quatro lojas, estendendo a atuação para o estado do Piauí. Com isso, a companhia passou a estar presente em 14 estados brasileiros, por meio de 167 lojas. “Serão mais 11 a 16 aberturas de lojas até o final do ano, incluindo a expansão para uma região-chave na produção agrícola do país, a BR-163, no Mato Grosso, onde já temos equipes contratadas e atuando para gerar demanda em 11 dessas localidades. Também inauguramos mais um Centro Tecnológico AgroGalaxy (CTAs), somando 80 hectares destinados à pesquisa visando encontrar as melhores soluções para os produtores brasileiros, em nove unidades espalhadas em todos os biomas e regiões em que estamos presentes. Alcançamos a marca de mais de 29 mil clientes ativos, um crescimento de 28% em relação a março de 2022”, informa Sheilla Albuquerque.
A carteira de pedidos totalizava R$ 2 bilhões em março de 2023, redução de 41% em comparação ao mesmo período de 2022, devido à queda de preços em fertilizantes e herbicidas e ao adiamento de pedidos dos produtores por conta da tendência de queda de preços em alguns segmentos de insumos, em linha com o mercado esse ano.
Em Digital, o AgroGalaxy atingiu novos marcos, como de clientes digitais, que chegaram a 71% contra 64% em março de 2022. A receita digital totalizou R$ 570 milhões, ou 55% da receita de insumos. A ferramenta de agricultura de precisão AgroKea conquistou a marca de 256 mil hectares contratados.
“No restante deste ano, temos o desafio de continuar o plano de expansão de lojas, com adição de mais 11 a 16 unidades; seguir com o amadurecimento das quase 60 lojas que abrimos desde o IPO e conquistar volumes de insumos, mantendo a nossa disciplina de capital. Será nosso foco, também, concluir a implementação de ERP e CRM únicos para todo o AgroGalaxy e buscar sinergias nos negócios adquiridos desde 2021”, conclui Sheilla.
Principais destaques operacionais e financeiros:
Para mais informações sobre o balanço do AgroGalaxy acesse este link.
Sobre o AgroGalaxy – O AgroGalaxy é uma das maiores varejistas e de serviços voltados para o agronegócio brasileiro, atuando na comercialização de insumos e serviços agrícolas, produção e beneficiamento de sementes, originação, armazenamento e comercialização de grãos. A companhia também oferece prestação de serviços financeiros, atuando com marcas que possuem mais de 30 anos de atuação no mercado.
Companhia listada no Novo Mercado, o AgroGalaxy (AGXY3) é composto pelas marcas Rural Brasil, Sementes Campeã, Agro100, AgroFerrari, Grão de Ouro, Boa Vista, Ferrari Zagatto e Agrocat, servindo 20 milhões de hectares de área plantada. A missão do AgroGalaxy é ser a melhor e mais sustentável varejista de insumos agrícolas e contribuir com o dia a dia do produtor rural, aumentando sua produtividade e a rentabilidade no campo. Atualmente, a empresa conta com 163 lojas em mais de 1.000 municípios de 14 estados do Brasil, atendendo mais de 29 mil clientes.
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