24 de fevereiro de 2018

Ademar Leal assume presidência da ASBRAM

Uma cerimônia concorrida no prédio da sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), na capital paulista, nesta quinta-feira, marcou a posse da nova diretoria da Associação Brasileira das Indústrias de Suplementação Mineral (ASBRAM). O zootecnista, empresário e fundador  da Campo Rações, com atuação em Goiás, Ademar Pereira Leal Filho, assumiu a presidência para o biênio 2018 | 2019, em substitução a Nelson Lopes, e recebeu o apoio de autoridades estaduais e federais do Agronegócio, ex-dirigentes da ASBRAM  e profissionais e executivos de diversas empresas do segmento.

Participaram o Ministro das Cidades, Alexandre Baldi; Roberto Betancourt, Presidente do Sindicato das Indústrias de Nutrição Animal (Sindirações) e representante da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP); Francisco Jardim, delegado do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Alberto Amorim, representando o Secretário da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Arnaldo Jardim; além de representantes da Sociedade Rural Brasileira.

“O Nelson fez um trabalho fantástico de união da classe. E queremos elevar ainda mais a participação dos associados, para até 90% de representatividade nos próximos anos. Nosso mercado vai sofrer um grande boom. E precisamos dobrar nossa produção. A ASBRAM vai ser o sustentáculo desta revolução”, afirmou o novo presidente. Ele ainda destacou algumas ações que serão efetivadas até o fim de 2019. “Vamos fazer uma campanha de uso da suplementação mineral pelos pecuaristas de corte e leite do Brasil. Nossa missão é divulgar a importância do uso de suplementação na nutrição animal, gerando valores às empresas da cadeia. E ter uma forte atuação política. Precisamos ser protagonistas das discussões sobre a reforma tributária brasileira. É importante frisar que não queremos ser privilegiados. Queremos isonomia com as outras cadeias. Nosso lema é que acreditamos na agroindústria, no negócio e no Brasil”, concluiu Ademar Leal.

O dirigente falou logo após uma rápida prestação de contas de Nelson Lopes, que abriu a noite de atividades. “Conseguimos trabalhar bem a questão da representatividade e hoje contamos com 70% de adesão. Ainda incrementamos a presença de colegas em nossas reuniões mensais, trouxemos novos associados para dentro da ASBRAM, divulgamos muito bem a entidade junto a diversas entidades da Pecuária,  fomos apoiadores em vários eventos, e geramos notícias todos os dias, levando o nome da ASBRAM”, explicou. Lopes também frisou outras conquistas de sua gestão. “Terminamos com um bom caixa para despesas e investimentos. fizemos o painel de estatística, visitamos a OCP em Marrocos e trabalhamos a questão da isenção de impostos. Sem falar no sucesso do evento promovido pela associação no fim do ano passado. Tivemos 350 participantes neste 10 Simpósio. No próximo encontro, o Ademar vai ter que arrumar um lugar para quinhentas pessoas”, brincou Nelson Lopes.

O setor de suplementação mineral do Brasil movimenta hoje perto de 2,8 milhões de toneladas, por meio de 409 empresas. E as autoridades presentes à posse fizeram questão de elogiar o trabalho da ASBRAM, além de reafirmarem a parceira em nome da modernização da cadeia pecuária leiteira e de cort. “já somos parceiros da ASBRAM e, juntos somos mais fortes. Não faltará apoio do sindicato e da FIESP. Tudo para Levar o Agro brasileiro para um novo patamar”, reforçou Roberto Betancourt. “O setor precisa da ASBRAM e o MAPA quer estar ao lado da entidade no crescimento do agrobusiness, um setor que é alicerce da economia brasileira”, reconheceu Francisco Jardim. O último discurso coube ao Ministro das Cidades, amigo há anos do novo presidente da ASBRAM. “A missão do Ademar, que conheço há tempos, é permanecer na luta pelo Agro em um momento difícil, perturbador, desafiador. Não conseguiremos aprovar a reforma da Previdência Social e não sei conseguiremos o PIS / COFINS. O Agro segurou a economia deste país e o nosso produtor rural se manteve quase intacto. O setor de suplementação cresceu 4% só em 2017. Estou à disposição da entidade e do Ademar.Como amigo pessoal, parlamentar e representante da administração pública. Se a Pecuária do Brasil crescer, a suplementação vai crescer junto”, conclamou Alexandre Baldi.

A posse de Ademar Leal terminou com uma apresentação do especialista e consultor Ivan Wedekin, que já atuou no MAPA, na Bolsa de Mercadorias &Futuro, Agroceres, além de participar de inúmeras entidades, como SRB e Associação Brasileira de Agricultura. Ele falou sobre os desafios e as perspectivas da pecuária brasileira, com destaque para a profunda transformação vivida pelo segmento nos últimos 60 anos. “O PIB do setor alcança R$ 1,5 bilhão de Produto Interno Bruto, vamos colher a segunda maior safra da história, com 226 milhões de toneladas, e somos líderes mundiais em soja, pecuária de corte, cana-de-açúcar, frango, milho, leite e algodão. A renda no campo cresce R$ 540 bilhões e nosso mercado interno é poderoso, com 208 milhões de pessoas. Somos o terceiro maior exportador de Agro do planeta, só atrás de União Europeia e Estados Unidos”, revelou. Wedekin lembrou que a economia nacional está em processo de retomada do crescimento e pode emplacar no mínimo 2% de aumento em 2018. Porém, a Pecuária brasileira pode ser mais competitiva, mais eficiente. “O consumo mundial de carne bovina em 2016 foi de 58,7 milhões de toneladas e deve se elevar em 1,6 milhão de toneladas somente na China, 17% das exportações atuais da proteína. Logo, a carne vai ser vital no crescimento econômico que vem pela frente. Mas o boi brasileiro é pouco intensivo em insumos modernos. Isto, num país que o mercado de suplementos minerais movimenta 3 bilhões de reais, sendo que a pecuária movimenta 100 bilhões de reais. Está havendo uma revolução, mas ainda há muita estagnação. O caminho é tecnologia, intensificação das atividades, olho total na Ásia e gestão da rentabilidade dos ativos agropecuários”, concluiu.

Fonte: Grupo Publique

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.