27 de julho de 2021

50 anos de Carpa em LIVE comemorativa

A Carpa Serrana, um dos projetos de produção de genética da raça Nelore e de gado comercial mais bem sucedidos do País, celebra o cinquentenário em evento on-line no dia 05/08.

Na Live dos 50 anos da Carpa, vão estar presentes o criador Eduardo Biagi, Luís Otávio Pereira Lima, gerente de Pecuária da Carpa SP, e Marcos Junqueira Cardoso, gerente de Pecuária da Carpa MT. A conversa vai ser conduzida pelo apresentador Carlos Alberto da Silva, o Carlão da Publique, e pela jornalista Márcia Benevenuto. Os temas abordarão um leque histórico, técnico, econômico e evolutivo de assuntos que vão desde a formação do plantel do criatório até este se tornar destaque nacional pela comercialização recordista em valores, qualidade e volume de animais de corte, passando pelas ações ambientais rigorosas em prol da sustentabilidade e verticalização da produtividade.

A LIVE vai ser transmitida pelo canal do YouTube da Carpa Serrana: www.youtube.com/carpaserrana

Carpa
No ano em que comemora seu cinquentenário, a Carpa realiza a 42ª edição do Leilão Mega Anual Carpa. Com a proposta “Vamos alimentar o mundo com o nosso melhor”, serão ofertados lotes de seleção e comerciais reunindo o melhor do trabalho do criatório. O remate, que será transmitido pelo Canal Rural, começa em 29/08, às 9 horas, com 3.000 bezerros de corte, 1.800 fêmeas comerciais e 220 touros Nelore PO, e continua no dia seguinte, às 20h30, com a disposição de 120 fêmeas Nelore PO. O Nelore da Seleção Carpa é avaliado pelo PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos da ABCZ). Todas as tecnologias de reprodução assistida, bem como testes de ultrassonografia de carcaça, abates técnicos e provas de desempenho, integram o escopo de ações focadas na evolução do plantel. A origem da Carpa é a Fazenda Fazendinha, em Serrana, no interior de São Paulo, mas o trabalho de melhoramento foi gradativamente reproduzido nas unidades da Cibrapa, em Barra do Garças, estado de Mato Grosso, e o volume mais representativo está atualmente nas terras do Centro-Oeste. O rebanho conta com 10 mil matrizes e o manejo é conduzido em pastagens cultivadas, com suporte de confinamento e área de três mil hectares de soja em sistema de ILP. Nos talhões reservados à integração, a soja é revezada com capim (mombaça e brachiaria ruzizienses) para a produção de volumoso. No último ano, foram preparadas 15 mil toneladas de silagem e 2,3 mil toneladas de feno. Sobre os cuidados com o meio ambiente, a Carpa é um exemplo de produção com preservação. As áreas de reserva legal e APP ocupam 45,77% da área de 25.865 hectares.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.