13 de dezembro de 2023

Carnes bovinas e aves sobem – Suínos e peixes despencam

Apesar de começar o ano com queda de -12%, o ovo se recuperou e chegou a +17% de aumento no volume de itens comercializados no trimestre em comparação a 2022

A partir de pesquisa realizada com dados captados em mais de 40 mil pontos de venda (PDVs) dos supermercados e atacarejos em todo Brasil, a Scanntech, líder em inteligência de dados para o varejo, aponta que, no terceiro trimestre de 2023, o volume de venda de carnes bovinas cresceu +14% enquanto a aviária, +11%. O movimento que vem sendo verificado desde o primeiro trimestre nas vendas de bovinos e desde o segundo trimestre do ano nas de aves, acontece em consequência da forte queda nos preços que chegaram a -10% e -16% no 3º trimestre de 2023, respectivamente na comparação entre períodos com 2022. Outra proteína que merece destaque positivo neste ano foi o ovo, que começou o ano com queda de -12% no primeiro trimestre e atingiu um aumento de +17% no 3º trimestre do ano. Na contramão, os peixes e suínos amargam um ano de retração com queda no volume de vendas de -11% e -13% no 3º trimestre em comparação ao ano anterior. Peixes, proteína com maior preço médio por kg, de R$ 45,85, foi a que registrou o maior aumento de preços no 3º trimestre de 2023, de 11%, enquanto a carne bovina, segunda proteína mais cara, com preço médio por kg de R$29,55, foi a que apresentou maior crescimento ao longo do ano.

Carne Bovina
O contra-filé foi o corte mais comercializado no trimestre com crescimento de +59,8% em volume no 3º trimestre do ano diante de uma queda de preço de 16,5%. Em segundo lugar ficou a peça de alcatra com +29,2% em volume e queda de 14,4% no valor pago pelo consumidor. Os dois cortes representam mais de 25% do faturamento do varejo alimentar de carnes bovinas em todo Brasil. Somados a coxão mole, patinho e acém totalizam 52,3% da proteína vermelha vendida no país.

Suína
De todos os produtos originados da carne suína, a bisteca, linguiça calabresa, pernil e salsicha foram os responsáveis pelo pior desempenho nas vendas. Respectivamente, os produtos registraram queda de 16,1%, 15,8%, 12,2% e 14,2% no 3º trimestre deste ano na comparação com 2022. Dos citados anteriormente, somente a linguiça calabresa teve uma variação de preços positiva de 7,4%.

Aves
No terceiro trimestre, observou-se um alto consumo de filé de peito pelo brasileiro. As vendas subiram +29% na comparação com 2022, muito por causa da queda do preço de -26%. Outros cortes como coxinha da asa também tiveram aumento de +11,7% e uma redução11,7% no preço.

Ovo
Representando 57,8% do faturamento de ovos no Brasil, o tipo branco cresceu nas vendas +29,2% com uma queda de preços de 1,6% no terceiro trimestre de 2023. Em segundo lugar, está o ovo vermelho com aumento de +3,2% nas vendas apesar de um aumento de preços de 10,3% registrada no período. A importância desse segundo tipo de ovo no faturamento do varejo é de 31,1%.

Peixes
Com a maior participação no faturamento de peixes (47%), a tilápia teve queda de 23,7% no volume de vendas durante o terceiro trimestre e o motivo pode estar no aumento de preço de +21,4%. Em segundo lugar em queda de consumo está o bacalhau com -22% com um incremento de preço de 28,5%. Contrariando a tendência dos pescados, as vendas de salmão aumentaram 61,6% em 2023, diante de uma queda de preços de -24,3%.

Para Priscila Ariani, diretora de marketing da Scanntech, os dados captados e processados no nível mais granular, , confirmam que o brasileiro tem consumido mais carne bovina. “Os dados obtidos em nosso estudo prova que realmente 2023 deve se observar uma forte alta no consumo de carne bovina. O aumento do rendimento médio da população aliado à queda de preços da proteína observada desde o início do ano, exercem forte contribuição para este desempenho positivo.”, destaca.

Sobre a Scanntech
A Scanntech chegou no Brasil em 2013 e cresceu rapidamente, sendo usada por 8 em cada 10 top varejistas e por mais de 180 das maiores indústrias. Revolucionando o modo de se usar informações de mercado, a companhia desenvolveu uma plataforma de inteligência granular, ágil e acionável, que permite a identificação das maiores oportunidades, alavancando os resultados do varejo e da indústria e dos distribuidores e aproximando os parceiros comerciais. Ao todo, analisa dados, ticket a ticket, de R$ 680 bilhões do varejo alimentício brasileiro por meio de uma base robusta e granular de mais de 40 mil PDVs automaticamente, sem manipulação humana, para oferta de insights.

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