Painel traz Eduardo Penteado Cardoso e Sérgio Soriano, que falam sobre melhoramento genético e padrão em leite e sucos de frutas
O agrônomo Eduardo Penteado Cardoso e a história da Fazenda Mundo Novo abriram nesta sexta-feira, dia 26, o segundo dia do 14º Simpósio Nacional da Indústria de Suplementos Minerais. Ele foi o primeiro a falar no painel ‘Carne e Leite: alimentos saudáveis’, dentro do evento organizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais (ASBRAM), em Campinas (SP), no Hotel Royal Palm Plaza, em Campinas (SP). Debatendo o tema ‘Pecuária Sustentável – O caminho natural para a eficiência produtiva e créditos de carbono?’.
O filho de Fernando Cardoso falou sobre o tema ‘Que pecuária é essa que atravessa gerações? Qual o segredo?’. Lembrou a história da fazenda comprada em Brotas (SP) e Uberaba, os caminhos empresariais da histórica empresa fundada pelo pai, o melhoramento genético iniciado com o gado Lengruber e a imagem de referência nacional da Mundo Novo, como propriedade admirada pela combinação de tradição, genética, eficiência e respeito ao campo. “O trabalho começou e segue até hoje pensando em pecuária sustentável, progressista e rentável. E com a certeza de que seleção é muito mais descarte do que escolha.”, resumiu.
Fechando o painel, o médico veterinário Sérgio Soriano fala sobre sua experiência de 30 anos na Fazenda Colorado, local onde é produzido o leite e o suco Xandô. A propriedade fica em Araras (SP) e foi comprada no século passado por Lair Antônio de Souza, que conseguiu erguer uma empresa de alimentos que é referência mundial e chega a produzir 120 mil litros de leite.
O Simpósio vai prosseguir com o painel ‘Sustentabilidade e créditos de carbono’, que terá a mediação da Zootecnista Renata Fernandes Theuer, executiva com quase vinte anos de experiência no agronegócio, em finanças e sustentabilidade. Atualmente, é líder de sustentabilidade para produção animal na Elanco Saúde Animal. Participam da discussão o engenheiro agrônomo Gustavo Spadotti, Chefe-geral da Embrapa Territorial, que garante “ajudar o Brasil a construir um agro forte, moderno e sustentável, com ciência, dados e estratégia”. E Luiz Fernando Laranja, fundador e CEO da Caaporã Agrosilvopastoril, que vai abordar a pecuária de baixo carbono nesses sistemas.
O Simpósio começou ontem, com a presença de mais de quinhentos profissionais ligados à cadeia produtiva de carne e leite. Eles acompanharam seis palestras e a entrega do Prêmio Excelência Asbram ao professor e pesquisador Mário Fonseca Paulino.
O 14º Simpósio Nacional da Indústria de Suplementos Minerais tem o patrocínio especial da Mosaic. Patrocínio da Yara, Multitécnica, Bauminas Agro, OCP Brasil e CMOC. Além de apoio da AB Vista, Carbotex, FeedPro, Tortuga dsm-firmenich, Vaccinar Nutrição Animal, Elanco, Biomart, Brasóxidos, Fiabesa, Connan, Incasa e Phosphea. E amigos como Suplemento Mineral Comigo, Alltech, Guabi, Campo, Trouw Nutrition, Canda, Fermavi, Matsuda, CATA, Phibro, Agrifirm, Cargill, De Heus e Premix.