6 de fevereiro de 2012

Diretor da AgroRevenda participa da reunião do Cosag

Carlos Alberto da Silva, Carlão da Publique,  diretor da AgroRevenda, participou, hoje, na capital paulista, da reunião do Conselho Superior do Agronegócio – Cosag, da Fiesp/IRS, presidido pelo ex-secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, João Sampaio Filho. Os desafios de duas das maiores principais cadeias do agronegócio brasileiro foram temas de palestras e de debates entre os membros do Conselho.

Os Desafios do Setor Sucro-Energético e Programa + Etanol, foi o tema apresentado pelo presidente da Unica – União da Agrondústria Canavieira do Estado de São Paulo, Marcos Jank, que destacou o panorama do setor nbrasileiro que, hoje, conta com 430 unidades produtoras, 70 mil produtores de cana-de-açúcar e é responsável por 1,2 milhão de empregos diretos, além de US$ 48 bilhões do PIB setorial e US$ 15 bilhões de exportações.

Com relação à matriz energética, Jank disse que o setor é considerado a segunda fonte e responde por 18% do que é gerado no país. Ressaltou, ainda, que o Brasil é o maior produtor de açúcar do mundo – responsável por 25% da produção e 50% das exportações mundiais – e segundo produtor de etanol do planeta, com 20% da produção e 20% das exportações mundiais.

O evento foi encerrado com a palestra do presidente executivo da CitrusBR – Associação Nacional dos Exportadores de Suco Cítrico, Christian Lohbauer, sobre os Desafios do Setor da Citricultura junto à comunidade internacional. Ele falou sobre os desafios do mercado internacional para sucos de laranja, principalmente em relação ao consumo, uma vez que o suco vem perdendo mercado diante do crescimento de bebidas concorrentes, como isotônicos, energéticos, etc.

Durante a palestra Lohbauer também citou a questão do EUA e o fungicida carbendazim. Ressaltou que nem a indústria, nem os produtores brasileiros fizeram nada de errado, uma vez que o produto em questão é legal no Brasil e aceito em mercados importantes como Europa, Canadá e Japão. Além disso, o próprio FDA, órgão americano responsável pela fiscalização do produto, já declarou que a quantidade de resíduos encontrada no suco brasileiro não oferece risco a saúde, sendo esse um problema técnico sobre a qual a CitrusBR está confiante em obter uma solução legal, junto aos americanos.

Fonte: Assessoria de Imprensa Grupo Publique

 Carlão e o presidente da Cosag, João Sampaio.

 

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.