2 de abril de 2023

Ocepar completa 52 anos de trabalho pelo cooperativismo

O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) completa hoje (02/04) 52 anos de existência. Ao longo desse período, a entidade vem cumprindo sua missão de representar e defender os interesses do sistema cooperativista paranaense em todas as esferas de poder e perante a sociedade, além de prestar serviços de forma essencial e relevante, visando promover o desenvolvimento contínuo e sustentável das cooperativas e dos cooperados.

Fundada no dia 02 de abril de 1971, por 34 cooperativas, hoje conta com mais de 220 filiadas, de sete ramos: agropecuário, crédito, saúde, transporte, infraestrutura, trabalho, produção de bens e serviços e consumo. A atuação em prol do setor é realizada juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) e a Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar), que formam o Sistema Ocepar.

Os resultados desse trabalho, executado em sintonia com as demandas das cooperativas, são reforçados por meio do desempenho do cooperativismo paranaense. Somente no ano passado, o setor atingiu faturamento de R$ 187,84 bilhões e US$ 7,4 bilhões em exportações. As 225 cooperativas registradas na Ocepar possuem um total de 3,1 milhões de cooperados e empregam diretamente 140 mil pessoas. O setor responde ainda por mais de 65% da produção agropecuária do Paraná.

“As cooperativas contribuem imensamente para promover o desenvolvimento econômico e social das regiões onde atuam, por meio da geração de empregos, riqueza e oportunidades em todo o entorno delas. Para nós, isso é motivo de orgulho. Ao mesmo tempo, representa uma grande responsabilidade manter essa trajetória bem-sucedida, o que procuramos fazer com muito planejamento e de forma organizada, nessas mais de cinco décadas de história”, afirma o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.